segunda-feira, 10 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12820: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte VI): Fotos de Nova Lamego: a escola de cabos: eu, com os soldados do meu pelotão Alauro, Boi, Saliu, Alseine e Adulo


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos > Da esquerda para a direita, Alauro, Boi, Saliu, Queiroz, Alseine e Adulo.


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos > Da esquerda para a direita, Alauro, Boi e Saliu 


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos > Da esquerda para a direita, Queiroz, Alseine e Adulo.



Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos (1)


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos (2)


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos (2)

Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: L.G.]



1. Continuação da publicação das Memórias de um Lacrau ... Texto e fotos enviadas, em 9 de fevereiro último, pelo Valdemar Queiroz, nosso novo tabanqueiro, nº 648 [, em Contuboel, 1969, à direita] (*)

Diz a última parte do texto, muito laconicamente: 

"Depois, a partir de Nova Lamego, andámos em intervenção na zona leste, a nível de dois pelotões, por Cabuca, Cancissé, Madina Mandinga, Dara, Piche, Ponte Caium, Dunane, com permanência perlongada em Canquelifá, até nos fixarmos em Paunca e Guiro Iero Bocari."

Vamos apresentar fotos, com legendas destes vários lugares por onde passou o nosso camarada Valdemar Queiroz, esperando que ele e outros "lacraus" complementam esta informação.

 Hoje continuam a ser  fotos de Nova Lamego, desta vez da "escola de cabos", onde o Valdemar Queiroz foi um dos instrutores.

2. Comentário do Valdemar Queiroz, em relação a estas fotos e outras fotos que nos mandou em 9/2/12014: 

Curiosidades:
Na foto da Escola de Cabos, há uma foto semelhante no livro "Fotobiografia da Guerra Colonial", de que é coautor o Renato Monteiro, em que aparece o Cândido Cunha na mesma posição que eu, só se diferencia nos calções. Foi ele que 'tirou' a minha foto e eu a dele.. Mass homens são do meu pelotão.

'Esturrámos' as milenas do BNU (que tinha uma desvalorização de 10% em relação ao escudo do BP), em relógios de marca e outros compras. Regressei em 18/12/70, eu mais o Abílio Duarte, o Manel Macias e o Pais Sousa viemos de avião na TAP. Pagámos a diferença entre o valor da viagem de barco e de avião e viemos passar o Natal com a família. (22 meses depois!!!!)

3. Comentário de L.G.:

Valdemar, seria interessante saber qual foi o destino posterior destes militares da CART 2479/CART 11, aliás todos do teu pelotão...  Tiveram aproveitamento ? Foram promovidos a 1ºs cabos ? Continuarama na CART 11 e depois na CCAÇ 11 ?

Enfim, o que lhes terá acontecido  a seguir à independência ? Estarão ainda vivos alguns deles ?... E já agora, qual foi a duração do curso, que matérias foram lhes foraam ministradas e qual foi a taxa de aproveitamento escolar ? 

Infelizmente, no que diz respeito à CCAÇ 12, no meu tempo (junho de 1969/março de 1971), não conseguimos montar nenhuma escola de cabos, em Bambadinca, por causa da nossa intensa atividade operacional,  e o único soldado arvorado que foi promovido a 1º cabo foi o José Carlos Suleimane Baldé, que nos honra com a sua corajosa presença, na Tabanca Grande, desde  12 de maio de 2012, mas de quem infelizmente não tenho tido quaisquer notícias...

Vive em Amedalai, perto do Xime. Deves lembrar-te dele, deste a recruta em Contuboel.


[Foto à esquerda: José Carlos Suleimane Baldé, ex-1º Cabo At Inf, nº mecanográfico 82115569, 4º Gr Comb, CCAÇ 12, Contuboel, Bambadinca e Xime, 1969/74]


_____________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 4 de março de  2014 > Guiné 63/74 - P12793: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte V): Fotos de Nova Lamego

4 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Valdemar

Apreciei bastante a tu a'postura' de professor.
E logo de matemática. Melhor dizendo, de álgebra.
Com que então a explicar a "soma de quadrados"....
E que benfeitinhas que estavam as letras "a" e "b"....

Já agora, como foi o 'aproveitamento'? E a assiduidade?

Abraço
Hélder S.

duarte.oiliba.abilio@gmail.com disse...

ESTOU A GOSTAR MUITO DA TUA PARTICIPAÇÃO.
MANDA MAIS, NO ENTANTO EXPLICA-ME ESTÁS A FALAR EM FULA OU CRIOULO.
ISTO PORQUE ELES ESTÃO COM MUITA ATENÇÃO!ABRAÇOS E CONTINUA.

Valdemar Silva disse...

Caro Hélder
Evidentemente que se tratou de uma encenação, mas só quanto à 'soma de quadrados'. Na altura andava a dar explicações de matemática/álgebra ao 1º. Sargento Ferreira Júnior que ia para Águeda para Curso de Sargentos Ajudantes e lembrei-me da expressão ficar na foto. Mas o importante é a grande fotografia da autoria do ex-Fur. Cunha. Repare-se na imponência da árvore, no meu querer explicar e na extraordinária atenção dos soldados que parecem que estão quase a perceber, nas esferográficas e cadernos de apontamentos, a nossa postura e o modo impecável como estamos fardados, num cenário bem africano só estragado pela visão do arame farpado e do abrigo no chão. Grande fotografia.
Tratava-se da escola para cabos e, no meu pelotão, dois passaram a Cabos. O Boi Colubali e o Aliu Jaló.

Olá Duarte
É evidente que estou a falar um português lisboeta, nada daqueles ditos 'bós estais todos fudidos xe num aprendem esta merda'. É uma grande fotografia do Cunha e aparece no livro do Renato Monteiro 'Fotobiografia da Guerra...' uma foto exatamente igual, com a diferença de ser o Cunha o professor e eu o fotógrafo, mas os homens são do meu pelotão.

Abraços
Queiroz

Valdemar Silva disse...

Os que passaram a Cabos foram o Boi Colubali e o Saliu Jaló. Não foi fácil esta escolha mas eram os melhores quer como militares quer como pessoas. Não foi fácil fazer a escolha, por os mais jovens não poderem ser Cabos dos homens grandes.
Tanto o Saliu como o Boi eram excelentes soldados, dotados de uma calma e de um aprumo louvável.
O Boi Colubali veio, depois, ferido para a metrópole e por cá ficou com família e, também, já foi aos nossos Encontros/Almoços.