sexta-feira, 21 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12861: Blogpoesia (370): O Dia Mundial da Poesia, 21 de março de 2014, na nossa Tabanca Grande (I)... Gratidão (Juvenal Amado)

Juvenal Amado, 2013
1. Em mensagem do dia 20 de Março de 2014, e respondendo a um desafio dos nossos editores (*), o camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), mandou-nos este poema a propósito do Dia Mundial da Poesia que hoje se comemora:


GRATIDÃO

Sobre elas nada disse,
nada escrevi.
Com elas, por elas cheguei à idade adulta,
Com elas sou completo
Ao pé delas o Mar é mais verde,
o céu mais azul,
o Outono mais calmo
e o Inverno menos agreste.
Num ciclo incessante
amanhece,
entardece
e anoitece.
Sempre por elas regressam
as alvoradas perfumadas

Elas são o meu pilar,

A minha água límpida,
o vento que me projecta,
o fogo que me aquece
a voz que embala
e a luz dos meus dias

São o significado do meu remar

a razão da minha gratidão
É delas o amor que perdurará
E eu falo do que amo!

Juvenal Amado (**)
____________

Notas do editor

(*) Repto lançado ontem, pelo nosso editor L.G., com o objetivo de celebrarmos, de maneira festiva, na nossa Tabanca Grande, o Dia Mundial da Poesia, 21 de março de 2014::

Amigos e camaradas, filhos, netos, bisnetos e por aí fora de Camões e dos nossos maiores bardos (e bardas)... Amanhã é dia mundial da poesia... E a gente não celebra ? Não há para aí uma cantiga de amigo, escondida no baú ? Ou uma cantiga de escárnio e maldizer ? Um soneto ? Uma simples quadra ?

Poetas da guerra, da paz, do amor, acordai!... Vamos lá mostarr esses talentos... Desculpem se o lembrete vem muito em cima da hora... Um alfabravo fraterno. Luís Graça



Sem comentários: