domingo, 6 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P12939: Consultório Militar do José Martins (1): Portalegre e as suas Unidades Militares - BCAÇ 1

1. Mensagem do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 25 de Março de 2014, dando seguimento a uma sugestão do nosso Editor Luís Graça.

Caríssimos
Aqui vai a "resposta ao desafio" do Luís.
Não é exactamente o que ele pediu, mas "mais vale algo que nada".
Abraço
José Martins


PORTALEGRE E AS SUAS UNIDADES MILITARES - BCAÇ 1

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Zé Martins

De tudo o que li realço a listagem de intervenções em que a Unidade tomou parte.

Para além do que se assou em território nacional, esteve em Fuentes d'Oñoro, Badajoz, Salamanca, Vitória, San Sebastian, Nivelle, Nive, Orthez e Toulouse.

É obra e revela a capacidade para intervir, em casos que a nossa História praticamente não nos relatou.

Por isso é também importante os registos que por aqui vamos deixando para que alguém, algures no futuro, próximo ou não, possa tomar conhecimento do que foram os nossos trabalhos.

Abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Esta é uma nova série a pensar em colaboradores nossos, de exceciional dedicação e saber, como é o caso do Zé Martins...

Estamos sempre a cravá-lo para responder às perguntar mais insólitas e difíceis, desde a identificação das unidades de cavalaria que passaram pelo TO da Guiné á cor do cavalo de El-rei Dom Sebastião quando desapareceu em Álcacer Quibir.

O Zé, que na(s)outra(s) vida(s) foi contabalista ou revisor oficial de contas, é um metódico e persistente investigador de arquivo, vulgo "rato de biblioteca", e possui uma vastíssima cultura militar...

Perguntem ao Zé, que ele responde... Sempre!