terça-feira, 15 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P12988: No 25 de abril eu estava em... (20): No mato, algures entre Nhala e Buba, emboscado, junto à estrada nova que ligava as duas povoações... (António Murta, ex-al mil, 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4513, Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973-74)


Guiné > Região de Tombali > Setor S2 (Aldeia Formosa) > Nhala > c. abr/maio 74 > 2ª CCaç /  BCaç 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973-74) > O alf mil António Murta, em primeiro plano sentado no capô de um Berliet.

Foto: © António Murta (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) António Murta, da Figueira da Foz,  ex-alf mil,  2ª CCaç /  BCaç. 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba - 1973-74), actualmente reformado, e a quem fiz, o convite para nos honrar com a sua presença, à sombra do poilão da Tabanca Grande:

Caro Luís Graça:

Antes de mais, quero felicitar-te pelo 10º Aniversário do nosso Blogue, felicitações extensivas aos teus colaboradores mais próximos e a todos os “assíduos”, camaradas que vão dando corpo, com o seu contributo, à resenha histórica da Guerra Colonial que o Blogue incorpora, dando-lhe proporções monumentais.

Há dias, ao ler no Blogue aquela célebre pergunta  do Batista-Bastos, «Onde é que você estava no 25 de« Abril?», veio-me à memória o sítio onde eu próprio estava. E ocorreu-me que teria desse dia uma fotografia intimamente ligada ao acontecimento, pois estava emboscado no mato, algures entre Nhala e Buba, junto à estrada nova que liga as duas povoações, quando me foram buscar de viatura, interrompendo a minha finalidade ali.

Fui ao meu arquivo à procura da dita fotografia (digitalizada de um slide) e, para meu espanto, verifico que, embora seja posterior ao 25 de Abril e de uma data próxima, não é do próprio dia. Memória traiçoeira! 

Lá estou eu, lenço inseparável ao pescoço, sentado na frente da Berliet numa ocasião em que também me foram buscar ao mato, mas sem relação com aquela data. Aliás, o camarada que está à esquerda, também de bigode, é um alferes “periquito” de quem não recordo o nome, que estava sediado em Nhala, e não o furriel que cito no texto. Apesar disto, e porque também esta fotografia está a fazer 40 anos, envio-ta na mesma. De seguida transcrevo um pequeno apontamento, tal como o redigi no 25 de Abril, por ser mais verdadeiro e fugaz:


«25 de Abril de 1974 – Estava no mato a uns quilómetros de Nhala. Eram umas 3 ou 4 horas da tarde quando chegou numa Berliet um furriel “periquito” (i) com uma escolta, aos berros,  para que regressássemos porque a guerra ia acabar. Na Metrópole tinha havido uma revolução! 

Fiquei doido. O pessoal do meu grupo parece que não percebeu muito bem a notícia. Mas subiram alegres para a viatura. Eu e o furriel “periquito”, sentados nos guarda-lamas da Berliet, à frente, berrávamos para o ar e agitávamos as espingardas. Os soldados riam-se e faziam barulho. Pergunto ao furriel por mais pormenores e ele:
— Não se sabe mais nada. Houve uma revolução em Lisboa e prenderam os Pides. Não se sabe mais nada.

“...e prenderam os Pides”. O meu coração quase rebentava. A comoção perturbava-me. Chegámos ao quartel e estava tudo na maior confusão, agarrados aos rádios, mas pouco se adiantava. Quis ver e interpretar as caras das pessoas, ver as suas reacções e, de facto, elas eram diferentes, embora a generalidade estivesse radiante. Ainda era cedo para as pessoas se definirem e manifestarem, quer pela sua despolitização, quer pela incerteza dos pormenores dos acontecimentos».

A desinformação era tal, que os acontecimentos só me mereceriam nova referência em 5 de Maio, onde dou conta de ocorrências graves em Bissau: rebentamentos nas ruas, perseguições a Pides e, até, a agressão à esposa de um deles, frente ao Mercado de Bissau, em que a senhora foi completamente despida. A tropa interveio e impediu coisas certamente mais graves. Eram os rumores que iam chegando.

António Murta
__________________

(i) – Este furriel, encarregado de me ir buscar, fora enviado pelo meu CMDT de Companhia de Nhala e fazia parte do pessoal que, na altura, a reforçava com três pelotões. Não recordo a que Unidade pertenciam. Portanto, ao todo, estavam nessa altura sete pelotões em Nhala.
__________

Nota do editor:

Último poste da série > 9 de anril de  2014 > Guiné 63/74 - P12955: No 25 de abril de 1974 eu estava em... (19): Na guerra colonial, Guiné, numa aldeia do fim do mundo chamada Cancolin (Manuel Vitorino)

2 comentários:

José Carlos Gabriel disse...

Camarada Murta.
Embora me encontre na Alemanha junto aos meus netos (deixaram-me agora respirar um pouco) entrei no Blogue e vi a tua mensagem. Tinha feito referência que durante uns meses não me seria possível fazer intervenções mas sobre a nossa companhia não posso deixar passar a oportunidade. Como me lembro dessa noite em que recebemos a mensagem sobre a revolução e que dizia o seguinte; 252245NABR RELAMPAGO “Agências noticiosas informam Governo Professor MARCELO CAETANO derrubado por movimento Forças Armadas “. A festa que foi feita nessa altura por toda a companhia e se a memória me não falha já ninguém foi mais para a cama e penso que até o “ cantinas “ foi abrir a mesma mas já não tenho a certeza. Fico satisfeito em ler mais uma intervenção de um antigo camarada a qual irá contribuir para que outros ganhem coragem e também escrevam alguma ocorrência desta ou de outras datas porque nem tudo acabou por ser mau.
Um grande ALFA BRAVO

José Carlos Gabriel
Ex- 1º Cabo Op. Cripto
2ª C/BCAC 4513
NHALA

A. Murta disse...

Camarada Gabriel.
Foi com enorme prazer que li o teu comentário ao meu pequeno texto. Tanto pela tua gentileza, como pela sensação que me proporcionaste de ter recuado mais de 40 anos. Tenho acompanhado desde sempre as tuas intervenções no Blogue, e apreciado com saudade, as fotografias que foste publicando. Porém, só a persuasão do Camarada Luís Graça me demoveu da minha face mais introvertida e cautelosa, impeditiva de um relacionamento aberto com os camaradas que tenho visto desfilar ao longo dos anos aqui pelo Blogue. Sendo certo que, algumas intervenções, me deixaram de sobreaviso. Mas a vida é feita destes os ingredientes! Por tudo isto, és o primeiro (aliás, o primeiro foi um soldado de Coimbra do meu pelotão) companheiro de Nhala que eu contacto depois de ter saído de lá. Curiosamente, tivemos uma saída semelhante: viemos de férias e já não voltámos! Com as perdas inerentes. Mas isso já lá vai. Faço votos para que aproveites bem a tua estadia aí, juntos dos teus tesouros e restante família, e aguardo que vás dando sinal.
Um abração!
António Murta
Ex-Alf. Mil da 2ª C/BCAÇ 4513
Nhala