quarta-feira, 16 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P12997 10º aniversário do nosso blogue (8): O comportamento cívico dos guineenses no último ato eleitoral: "Bate-me um orgulho, lá no fundo, do país do arco-íris que me gerou"! (Nelson Herbert Lopes, jornalista da VOA - Voice of America, Washington, USA


Guiné- Bissau, 12 de abril de 2014 - Votação para as eleições legislativas e presidenciais do passado domingo

Foto: Cortesia de Nelson [Herbert] Lopes



Poster do nosso 10.º aniversário. Autoria do © Miguel Pessoa (2014)


1. Mensagem de ontem, do nosso amigo Nelson  Herbert Lopes, jornalista da VOA - Voz da América

Assunto - O pais Arco-Íris que foi às Urnas

Vejo esta imagem... anciãos, mulheres, jovens... enfileirados, aguardando pacientemente pela vez de votar.. bate-me um ORGULHO,  lá bem no fundo, do pais Arco-Íris que me gerou!

É que na Guiné...  não se invade os centros de votação, não se boicota as eleições... quando muito "vota-se" na "abstenção", quando o rumo e o "dejá vu" dos acontecimentos violentam a consciência...

Um povo que, transversalmente aos seus credos religiosos, origem étnica e rácica,  deposita a fé no "voto", qual futuro de toda uma futura geração... só pode ser um povo nobre!

E quem disse que o país Arco-Íris não tem exemplos que dar ao mundo?

Nelson Lopes

[, filho de pai cabo-verdiano, antiga glória de futebol, Armando Lopesnosso amigo e grã-tabanqueiro, Nelson Herbertnascido na Guiné, é jornalista, da VOA (Voz da América), a viver em Washington (, foto atual em cima, `adireita)].
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 14 de abril de 2014 >  Guiné 63/74 - P12983: 10º aniversário do nosso blogue (7): "Não fui soldado raso"... Poema de J. L. Mendes Gomes, bravo "Palmeirim de Catió", 1964/66

4 comentários:

Luís Graça disse...

Nelson, sê bem aparecido!...

País do arco-íris, é uma bela imagem, e sobretudo apropriada à tua terra. Eu costumo-lhe chamar "país verde-rubro", sem qualquer conotação neocolonialista...

Identificas sinais de esperança, oxalá, meu amigo, que as armas dos energúmenos se calem de vez, e que o povo seja quem mais ordena...

Luís Graça disse...

Ah!, esqueci-me de te perguntar pelo teu velhote, o grande Armando Lopes que ainda esteve mês e meio com o meu pai Luis Henriques (1920-2012), no Mindelo, São Vicente, no tempo da tropa...

Não devem ter jogado à bola juntos, porque o meu pai esteve hospitalizado, vários meses, com problemas de pulmões, tendo regressado à metrópole em setembro de 1943, ao fim de 26 meses de comissão como "expedicionário"...

Se o teu pai estiver vivc, como espero, que Deus e os bons irãs o protejam... Fala com ele, faz vídeos... Fiz isso com o meu, e de vez en quando relembro-o ocm muita saudade...

Anónimo disse...

Thanks Luis.. Vou a Cabo Verde este Verao, quem sabe va com ele aos locais por onde passou e fez a tropa..e consiga recolher testemunhos sobre esse periodo.. Ele esta bem. Um abraco.

Nelson Herbert

Anónimo disse...

Thanks Luis.. Vou a Cabo Verde este Verao, quem sabe va com ele aos locais por onde passou e fez a tropa..e consiga recolher testemunhos sobre esse periodo.. Ele esta bem. Um abraco.

Nelson Herbert