sábado, 3 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13091: Efemérides (152): Inauguração do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar - 1961-1974 do Concelho de Matosinhos (2): Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal (Carlos Vinhal)

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL AOS COMBATENTES DA GUERRA DO ULTRAMAR - 1961-1974 DO CONCELHO DE MATOSINHOS

DIA 25 DE ABRIL DE 2014

2 - SESSÃO SOLENE NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL


A convite do Edil, Dr. Guilherme Pinto, foram muitas as pessoas que se deslocaram para o Salão Nobre da Câmara Municipal para assistirem à continuação do programa estabelecido para aquela tarde. Com muita alegria nossa, os lugares sentados não chegaram, pelo que distribuídas pelas laterais e fundo do Salão havia muitas pessoas em pé.

 Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. Um aspecto da assistência

Na foto, individualidades presentes na cerimónia de inauguração do Memorial


Para iniciar a sessão, actuou o Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da LC, composto por sócios e esposas, superiormente ensaiado e dirigido pelo Sargento-Ajudante Luís Manuel Ribeiro.
Aqui interpretavam o Hino da Liga dos Combatentes, que convidamos a ouvir no Facebook, gravado e postado pelo nosso camarada/tertuliano Casimiro Carvalho.

Seguiu-se o momento mais emotivo da cerimónia, a leitura dos nomes dos 70 camaradas matosinhenses caídos em campanha, a cargo do Sargento-Chefe Reformado José Neto e dos combatentes: Ribeiro Agostinho, José Oliveira, Abel Santos, António Maria, Raul Ramos e José Augusto. Por cada nome lido toda a gente gritou "presente".

O Sargento-Chefe Reformado José Neto, também ele um combatente da Guiné, no momento em que iniciava a leitura dos nomes dos nossos malogrados camaradas

Ao combatente José Augusto coube ler os últimos 10 nomes duma lista de 70 que não queríamos que existisse.

Honrados os mortos, chegou o momento de dignificar os vivos. Para tal procedeu-se à imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas a 23 combatentes, entre os quais se encontravam três membros da nossa tertúlia, o Abel Santos, o António Maria e o Ribeiro Agostinho.


O nosso camarada e tertuliano Abel Santos, por ser, por ordem nominal, o primeiro, foi condecorado pelo senhor Tenente-General Chito Rodrigues 

Os combatentes medalhados. O quarto, também de boina, é o nosso camarada e tertuliano António da Costa Maria. Em terceiro, de blusão castanho, António Fangueiro da Silva que pertenceu ao pelotão do nosso tertuliano Raul Albino da CCAÇ 2402.

Chegou o momento das alocuções que tiveram como intervenientes: o senhor TCor Armando Costa, Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes; o senhor Tenente-General Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes e o senhor Dr. Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.


O Presidente do Núcleo manifestou a sua satisfação por Matosinhos ter finalmente um memorial aos seus combatentes. Salientou a boa colaboração existente entre a Câmara e o Núcleo, cujos frutos são já visíveis, agradecendo por isso ao executivo na pessoa do seu Presidente, Vereadores e Técnicos.
O Núcleo, que neste dia festejava também o seu 5.º aniversário, muito se orgulha da obra já levada a efeito, continuando contudo atento à necessidade dos combatentes de Matosinhos, quer na saúde quer na vertente social.
Agradeceu ainda a colaboração que um pequeno grupo de combatentes que, mal souberam da criação do Núcleo, se apresentaram e deram a conhecer as suas iniciativas. Ao fim destes cinco anos aquele pequeno grupo cresceu e a colaboração não só se manteve como se implementou.


Seguiu-se a intervenção do Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, que tendo estado em Matosinhos uma primeira vez muito fugazmente, desta vez percorreu parte do Concelho, antes do almoço, para ver o que foi feito para perpetuar o esforço dos matosinhenses, a saber: as placas evocativas aos leceiros caídos nos três TO's no cemitério n.º1 de Leça da Palmeira; o Memorial do Cemitério do Cemitério de Sendim, se não o mais espectacular, por certo o mais bonito do país; a Rotunda dos Combatentes do Ultramar na Senhora da Hora e na freguesia de Matosinhos a Rua dos Combatentes do Ultramar 1961-1974, a que se junta agora o Memorial da Rua Augusto Gomes.

Cemitério n.º 1 de Leça da Palmeira. Coronel Barbosa Pinto, Ten-Gen Chito Rodrigues e TCor Armando Costa.

Não podia deixar de realçar o que o fez vir de Lisboa ao norte, dando os parabéns aos dirigentes do Núcleo, à Câmara e aos combatentes pelo que viu.
Numa intervenção de improviso, algo longa, mas que prendeu a assistência até ao fim, deu como que uma lição de História para realçar o heróico comportamento dos soldados portugueses desde a Primeira Grande Guerra, cujo centenário é este ano lembrado, na qual o nosso país participou activamente, passando pelos expedicionários que rumaram a África para impedir a ocupação das nossas possessões, acabando na guerra do ultramar, a mais longa em que Portugal se viu envolvido e que terminou graças ao derrube do regime então vigente. Lembrou que não foram os militares que perderam aquela guerra. Os militares fazem as guerras porque os governantes as decretam, logo cabe aos poderes políticos acabar com elas. O tributo pago pelos militares profissionais e civis armados saldou-se em muitos milhares de mortos, feridos, estropiados e doentes crónicos, principalmente do foro psicológico.
Hoje em dia Portugal tem um novo tipo de combatentes, um novo desafio menos perigoso, aqueles que actuam para assegurar a paz, seja na Europa, seja na Ásia, sempre a mando do poder político.


Finalmente tomou a palavra, o Presidente da edilidade que agradeceu ao Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes a sua disponibilidade para vir a Matosinhos abrilhantar a cerimónia de inauguração daquele testemunho de apreço ao esforço dos matosinhenses na guerra do ultramar.
Disse mais, que já que o 25 de Abril acabou com aquela guerra de 13 anos, o que mais desejava é que os jovens portugueses nunca mais tenham de voltar a pegar em armas para combater.

Para terminar em beleza aquela cerimónia, o Dr. Guilherme Pinto ofereceu ao Ten-Gen Chito Rodrigues uma serigrafia do arquitecto Alcino Soutinho, autor do projecto que deu corpo ao edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos, onde estivemos reunidos.


Por sua vez o Ten-Gen Chito Rodrigues ofereceu um livro com todos os monumentos erigidos pelo país fora em honra dos combatentes, com a promessa de na próxima edição constar já o Monumento de Matosinhos, inaugurado há escassas horas.


Terminada a "troca de galhardetes", nas palavras informais do nosso Presidente da Câmara, aconteceu a segunda actuação do Coro do Núcleo de Matosinhos da LC, agora para interpretar, acompanhado pela assistência, o Hino Nacional.

Eram cerca das 17 horas, mas a tarde ainda era uma menina.
Quem previamente se inscreveu, foi a correr para Leça do Balio, onde, na sede do Núcleo, nos esperava um lanche ajantarado.

Antes de terminar este poste não posso deixar de registar os abraços de parabéns que recebi dos camaradas da nossa tertúlia que se deslocaram a Matosinhos naquela tarde chuvosa de 25 de Abril. Foram eles o José Teixeira, o Eduardo Campos e por último, mas com especial carinho, os infalíveis Eduardo Magalhães e Casimiro Carvalho.

Carlos Vinhal

Fotos: Abel Santos, Carlos Vinhal e Casimiro Carvalho
Legendas: Carlos Vinhal

(Continua)
____________

Nota do editor

Poste anterior de 2 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13084: Inauguração do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar - 1961-1974 do Concelho de Matosinhos (1) (Carlos Vinhal)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas
Meu caro Carlos V

A cerimónia, o seu enquadramento e tudo o que lhe está relacionado merecem-me fortes elogios.

Houve dignidade, houve empenho e houve emoção.

O que foi feito resolve alguma coisa do passado? Claro que sim!
Não importa o tempo que já passou, o que importa é que a homenagem foi feita, foi digna, os que 'caíram' foram lembrados no acto e a sua memória estará agora perpetuada.

Abraço
Hélder S.

CORREIA DA SILVA disse...

Honra aos que tombaram em combate.
Dignidade para os sobreviventes, votados ao ostracismo.

Saudações Patrióticas a todos os Combatentes.