domingo, 4 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13098: Efemérides (153): Inauguração do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar - 1961-1974 do Concelho de Matosinhos (3): Convívio na Sede do Núcleo da LC, em Leça do Balio (Carlos Vinhal)

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL AOS COMBATENTES DA GUERRA DO ULTRAMAR - 1961-1974 DO CONCELHO DE MATOSINHOS 

DIA 25 DE ABRIL DE 2014 

3 - CONVÍVIO COM LANCHE E ANIMAÇÃO NA SEDE DO NÚCLEO DA LC

Terminada a sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, quem se havia inscrito previamente no lanche com animação, deslocou-se para a sede do Núcleo de Matosinhos da Liga do Combatentes, sediada em Leça do Balio, local onde havia de terminar, em grande, este dia 25 de Abril.

Antes do lanche ainda iriam decorrer duas cerimónias protocolares presididas pelo Tenente-General Chito Rodrigues.

A primeira, a inauguração de uma belíssima exposição de pintura do nosso camarada e sócio da LC, Major Simões Duarte, e uma exposição de Capelas em madeira, trabalho do nosso camarada e sócio da LC, José Francisco Oliveira (Mestre Cartaxo).
A propósito, vejam no Poste 3092, publicado no nosso Blogue em 24 de Julho de 2008, uma exposição mais completa das Capelas e Igrejas da Freguesia de Leça da Palmeira, executadas pelo Mestre Cartaxo.

A segunda, a entrega de Testemunhos de Apreço aos sócios da Liga com mais de 40 anos de associados. Entre estes, um sócio recebeu um Testemunho de Apreço por ter completado 50 anos.

Destes acontecimentos ficam alguns instantâneos.


Momento em que o Ten-Gen Chito Rodrigues inaugurava a exposição de pintura do Mestre Simões Duarte (Major Art.ª Ref)

De baixo para cima podemos apreciar: o Rio Leça em Santo Tirso; um retrato do compositor e maestro Fernando Lopes Graça; Vista do Porto de Leixões e um retrato do Prof. Joel Cleto

Mais obras expostas. O retrato sempre presente.

Nestes três quadro podemos apreciar o retrato do realizador Manoel de Oliveira; um incêndio na Petrogal e um auto retrato do artista enquanto oficial de Artilharia.

Esta obra teve direito a foto individual, com a devida permissão do seu autor, porque tem como título: "Guiné, maternidade".

 Dois dos trabalhos expostos pelo Mestre Cartaxo, a Capela de Monte Espinho, à esquerda, e a Capela da Quinta da Conceição, à direita. Nos seus interiores pode-se apreciar os pormenores mais ínfimos dos altares, bancos, etc.

O senhor Ten-Gen Chito Rodrigues com o Mestre Cartaxo junto de duas das Capelas expostas

Início da cerimónia de entrega dos Testemunhos de Apreço aos sócios com mais de 40 anos de associados da Liga dos Combatentes, com o Presidente da Direcção Central da LC no uso da palavra.

Destaco na foto o Comandante da Zona Marítima do Norte; o Coronel Barbosa Pinto da LC e o Major Ref Simões Duarte, um dos sócios da LC agraciado com um Testemunho de Apreço.

E porque também de pão vive o homem... e de momentos de alegria também... assim se fez.

Na hora do repasto. Mesa de honra. Se derem pela minha falta, nesta ou noutras fotos, é porque estava nas funções de fotógrafo.

Também houve animação com música ao vivo

O animador

Os mais e os menos animados

 Os mais animados são normalmente as mulheres, logo passemos isto para o feminino, as mais animadas

Como se pode ver pela amostra: Abel Santos e José Francisco Oliveira, os homens o que querem... bem... são menos animados e gostam mais de dançar sentados.

Estava tudo animado quando o senhor General Chito Rodrigues se lembrou que tinha de fazer mais de 300 quilómetros para regressar a Lisboa. Alto e pára o baile.

O senhor General procedeu ao corte do bolo comemorativo dos 5 anos do Núcleo de Matosinhos da Liga, e teve a gentileza de oferecer a primeira fatia a uma das senhoras que se encontrava junto dele.

O Bolo Comemorativo e a espada que o cortou

O Coro juntou-se informalmente e entoou, acompanhado pelos presentes, o Parabéns a Você, ao menino Núcleo de Matosinhos.

Foi esta a última missão do nosso Presidente antes de se despedir.
Agradeceu a forma como foi recebido, gostou de nos conhecer... e quem sabe se brevemente voltará a Matosinhos para novo convívio, já que este foi mais de trabalho do que de folia.

E nós dizemos, até breve senhor General, gostamos muito de o ter entre nós.
Carlos Vinhal

Fotos de Abel Santos, Carlos Vinhal e Ribeiro Agostinho
Texto e legendas das fotos de Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Vd. postes de:

2 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13084: Inauguração do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar - 1961-1974 do Concelho de Matosinhos (1) (Carlos Vinhal)
e
3 DE MAIO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13091: Inauguração do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar - 1961-1974 do Concelho de Matosinhos (2): Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal (Carlos Vinhal)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Parabéns ao Núcleo da Liga dos Combatentes de Matosinhos, com em Leça do Balio, pelo seu dinamismo, por esta bela iniciativa, e pela mobilização dos antigos combatentes... É um exemplo para outros núcleos e outras associações de veteranos...

Para os nossos grã-tabanqueiros Abel Santos, Carlos Vinhal e Ribeiro Agostinho vai um alfabravo especial.