quinta-feira, 29 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13207: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (10): Inscrevo-me para reviver um pouco da amizade, embora os camaradas, em Monte Real não sejam aqueles com quem convivi, sei que estão irmanados no mesmo sentimento (Francisco Baptista)

1. Mensagem do nosso camarada Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), com data de 28 de Maio de 2014:

Há cerca de um ano ou pouco mais descobri o blogue do Luís Graça tendo como um dos seus colaboradores o Carlos Vinhal, que pelo resumo da sua resenha histórica tinha estado em Mansabá, alguns meses comigo.

Eu que depois de muitos anos de esquecimento propositado tinha abandonado a Guiné, resolvi voltar para lá as minhas atenções pois já era tempo de estabelecer a concórdia e a paz com esse passado turbulento. Não me lembrava já do amigo Carlos Vinhal, mas agora depois de meses de contacto e inclusivé de um encontro pessoal, estou a recordá-lo bem.

O Carlos Vinhal foi aquele furriel miliciano, que me atendeu na secretaria , quando me apresentei na Cart 2732 e quando foi fazer o levantamento de uma mina anti-carro, que o meu pelotão descobriu, na estrada, entre Mansabá e Farim sempre com profissionalismo, correção, sem excessos efusivos. Ainda hoje assim se conserva.

O Carlos Vinhal fala e escreve bem quando precisa mas sendo um individuo activo gosta mais de fazer do que de palrar.
Todos sabemos reconhecer o trabalho imenso, de correção, de arranjo fotográfico e editorial que tem feito neste blogue e o Comandante Luis Graça, que é também um grande trabalhador, devia dar-lhe a mais alta condecoração.

O meu espirito que se dispersa e vagueia, leva-me ás águas do Grande Buba, rio grande, rio que não sei se o era, porque nascia no mar e não na terra, rio salgado como a maior parte dos rios da Guiné. Rio grande, rio largo, que cheguei a navegar numa viagem até Bolama, rio tal como um deus indiano, cheio de grandes braços em toda a sua extensão.
Um mar com margens alargadas, que dá repouso aos olhos e às almas, mas que querendo parecer um mar, não deixa de ser um rio, com margens mais largas.

Em Passau, onde fui com a minha mulher, levados pela nossa Ana, que já nos mostrou, ou só ela ou com o Christian, o marido e com os nossos netos, o Daniel a Camila quase todos os montes, lagos e rios da Baviera, cidade que fica na confluência de três rios, que se unem quando passam, o Danúbio, o Inn e o Ilz, veio-me à memória o Grande Buba.

O rio que se forma depois das águas desses três rios se unirem, depois de Passau é imponente, a sua observação quase corta a respiração.
O rio Grande Buba que eu conheci, era um rio menos largo, sem os Alpes bávaros por pano de fundo, mas também era um rio soberbo.

Mansabá foi o relaxe, o repouso, a boa convivência para onde me mandaram, depois de 17 meses de pequenas guerras, de alguns conflitos e grandes amizades que dentro e fora do quartel, fui fazendo em Buba com os camaradas da minha CCaç 2616, do Batalhão 2892 que fazia muitas colunas de reabastecimento e ao sabor das marés com os camaradas do Destacamento de Fuzileiros.

Cícero, grande politico e escritor romano que nasceu no último século antes de Cristo, escreveu um tratado acerca da amizade que nunca algum escritor ou filósofo escreveu. Muitos escritores e filósofos escreveram sobre o amor, por vezes um sentimento calmo que cultivado no meio familiar se confunde com a amizade, e outras vezes pode ser violento e tumultuoso como a paixão quando resulta da atracção entre os sexos.

Sobre amizade, esse sentimento calmo, benéfico, altruísta, que confesso nunca soube cultivar muito bem, como transmontano a quem basta a palavra e a hospitalidade mas que tal como o amor também requer tolerância e compromissos, aprendi muito nas margens do Grande Buba e em Mansabá perto das floresta do Morés.

Para reviver um pouco dela, embora os camaradas, em Monte Real não sejam os mesmos, sei que estão irmanados no mesmo sentimento. Podem ser melhores ou piores, tanto faz, mas os que aparecem normalmente são sempre os que apreciam mais o convívio e o calor da amizade.

Hoje na Tabanca Pequena de Matosinhos conheci pessoalmente o Jorge Picado que já tinha conhecido e cumprimentado no nosso blogue, gostei da sua simpatia e bonomia e com ele senti-me mais próximo de todos, dos jovens de outrora e dos avós do presente.

Pelos antigos e pelos actuais, eu duma forma, pouco formal mas que o amigo Carlos Vinhal entende, peço-lhe que aceite, desta forma um pouco panfletária a minha inscrição e a da minha mulher no almoço da Tabanca Grande no dia 14 de Junho.
Dormida também. 

Este texto é também um desafio ao meu primo Francisco Magalhães, com quem tive sempre um relação de grande amizade, que foi alferes na Guiné e que por vezes espreita o nosso blogue.

O meu nome já o sabes, a minha companheira é a Fátima Anjos.
Em Monte Real quero levantar a minha taça e fazer um brinde à amizade e à camaradagem!

Um abraço a todos os camaradas
Francisco Baptista


2. Comentário do editor

Caro Francisco
Poucos minutos antes de abri esta tua mensagem, posso prová-lo, tinha enviado uma resposta ao sogro de um nosso camarada, apenas identificado por "cabo pequenino", que pertenceu, imagina, ao 2.º Pelotão da tua 2616. Procura camaradas e saber se há Convívios regulares da sua (tua) Companhia.

Falei-lhe de ti, e disse-lhe que caso se lembrasse do Alferes Francisco Baptista lhe enviaria o seu (teu) contacto.
Já agora se te lembrares de um militar conhecido por "cabo pequenino", dá-me um toque.

Então o nosso Capitão Picado esteve em Matosinhos? Bom sinal porque é sinónimo de que está bem.

Finalmente, uma palavra para a tua inscrição no nosso IX Convívio. Que surpresa agradável.
Aposto que vais gostar. És, se bem me lembro, o 5.º elemento da CART 2732 que já participou nos nossos Encontros. Além de mim e do Cap Mil Jorge Picado, já participaram o Inácio Silva, que era Apontador de Metralhadora, mais tarde impedido na Secretaria do COP 6, e o Malhão Gonçalves que pertencendo às Transmissões desempenhava as funções de electricista a tempo inteiro.

Vou já tratar da tua inscrição. Se a todo o tempo o teu primo quiser participar, também o receberemos com amizade. As inscrições costumam fechar 3 dias antes do dia do Convívio para que nada falhe no serviço que o Hotel se propõe fornecer, normalmente de excelente qualidade.
 Abraço
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de quarta-feira, 28 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13203: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (9): Um exemplo a aplaudir e a seguir: Jorge Pinto, "régulo" de Fulacunda, traz mais dois camaradas com ele, até Monte Real, no dia 14 de junho: José Miguel Lobo e António Rebelo, da 3ª CCART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Franciso, és bem vindo mais a tua bajuda...Finalmente vou poder dar-te um alfabravo, ao vivo, em carne e osso...Luis

Anónimo disse...




Muito obrigado ao Luís Graça e ao Carlos Vinhal pela vossa simpatia.
Carlos, sobre o cabo pequenino, que seria do 2º pelotão da C.Caç. 2616, confesso que não recordo ninguem com essa alcunha. Por coincidência o meu pelotão era o 2º. Telefonei ao Zamith Passos, furriel do mesmo pelotão, que pertenceu à companhia desde a sua formação e que me acompanhou todo o tempo em Buba e também não se recorda.
De qualquer forma terei muito prazer em comunicar com esse camarada e dar-lhe-ei todas s informações que me for possível, caso ele me queira contactar. Posso já adiantar que segundo o Passos, com quem só há 3 meses consegui falar, com a ajuda do nosso blogue, a companhia irá reunir em Arraiolos, em data ainda a determinar.

Um grande abraço

Frncisco Baptista

Unknown disse...

Caro amigo Francisco Baptista

Li com muito interesse o teu texto e gostei muito. Parabéns.

Fico contente por teres decidido inscrever-te no nosso convívio em Monte Real, onde espero poder dar-te um abraço e conversar um pouco, se para tanto o tempo chegar.

Até lá tudo de bom para ti e que faças boa viagem.

Um abraço
JLFernandes

Unknown disse...

Caro amigo Francisco Baptista

Li com muito interesse o teu texto e gostei muito. Parabéns.

Fico contente por teres decidido inscrever-te no nosso convívio em Monte Real, onde espero poder dar-te um abraço e conversar um pouco, se para tanto o tempo chegar.

Até lá tudo de bom para ti e que faças boa viagem.

Um abraço
JLFernandes