terça-feira, 17 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13298: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (36): Parabéns, Juvenal Amado, pelo dia de hoje em que fazes anos e pelo sábado, em que vais casar a tua filha... Que ela seja a noiva mais feliz do mundo e que tu sejas o pai mais babado... Lembrando aqui a nossa máxima segundo a qual "os filhos dos nossos camaradas... nossos filhos são".


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 >  .

"Não venhas tarde!... foi o pedido que fez a esposa do Juvenal Amado (em cima, na foto) quando ele deixou Fátima, ali ao lado, e veio para mais um encontro da malta do nosso blogue... É que o nosso camarada tem uma filha para casar, a sua Vanessa, no próximo dia 21... E se ele há coisa mais stressante para um pai (e uma mãe) são  os preparativos do casamento de um filho ou de uma filha...

Eu vim-me embora com a Alice, a caminho de Leiria onde pernoitei, já deviam passar das 22 horas... E o Juvenal ainda lá ficou com um grupinho simpático de hóspedes, a falar da guerra que, afinal, ainda não acabou... Na mesa, estavam o António Martins de Matos, o Miguel Pessoa, a Giselda, o J. Mexia Alves, ele, eu... E por ali perto, o Carlos Vinhal, o Francisco Batista, e outros participantes do encontro que pernoitavam  no hotel.

Falávamos da operação  Trampolim Mágico, em fevereiro de 1972, em que  as NT ( a malta de Bambadinca e de Galomaro, mais os páras da CCP 123, a FAP, a marinha...)  fizeram um operação conjunta, com desembarque anfíbio, percorrendo o Rio Corubal e a sua mítica margem direita, voltando a entrar, 3 anos depois da Op Lança Afiada,  em "santuários" do PAIGC como a mata do Fiofioli.

A gente perde-se quando  volta a evocar estes sítios da guerra onde todos demos e levámos porrada, o sector L1, o triângulo Xime-Bambadinca-Corubal, o Sector L5, Galomaro, Dulombi, Saltinho...

Desta vez mal tive tempo de falar com o nosso bom amigo e camarada Juvenal Amado que, ainda para mais, faz hoje anos. 145 cabeças a dividir por 540 minutos (que é no máximo o tempo útil que a gente tem num encontro como este para conversar com a malta) dão menos de 4 minutos de atenção a cada um...

Quero aqui, a talhe de foice, lembrar outros encontros em que o Juvenal Amado esteve presente,  com a sua simpatia,  bem, como outros camaradas, que nos são igualmente queridos, e que desta vez não quiseram ou não puderam estar presentes.  O Juvenal, se não é totalista, esteve em quase todos os nossos encontros, que se realizam já desde 2006.

Parabéns, camarada e amigo (*)... Desejo-te muita saúde, longa vida e algum patacão para os trocos. À tua patroa, direi que, à laia de pedido de desculpa, que  um camarada nunca chega tarde a casa quando está, sentado,  à sombra do poilão da Tabanca Grande, em amena conversa com os amigos e camaradas da Guiné, partilhando memórias e afetos, (Registo, com apreço, o facto de o Juvenal ter vindo ao nosso IX Encontro Nacional, a uma semana da  festa da sua filha!).

Desejo-te um dia e uma semana cheia de alegrias. E que no sábado, 21, tu e a tua esposa sejam os mais felizes do mundo, e que a tua Vanessa seja a noiva a mais bonita da Tabanca Grande... Estamos lá, em espírito contigo e a tua família, porque afinal os filhos dos nossos camaradas... nossos filhos são! (**)

Foto: ©  Manuel Resende (2014) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 >  O Juvenal Amado, ao centro, tendo à sua direita,o "comandante" Jorge Rosales, o "régulo" da Tabanca da Linha.

Foto: ©  Miguel Pessoa (2014). Todos os direitos reservados.



VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > O Juvenal Amado (Fátima / Ourém), em amena cavaqueira com o casal José Brás e esposa (Montemor-o-Novo)

Fotos: © Mário Bravo (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
___________


(**) Último poste da série >  16 de junho de  2014 >  Guiné 63/74 - P13295: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (35): a missa celebrada na igreja de Monte Real, por intenção de todos os nossos camaradas já falecidos, incluindo o António Rebelo (1950-2014), vítima de morte súbita na véspera do nosso convívio (Fotos de Manuel Resende e Rui Silva)

1 comentário:

José Marcelino Martins disse...

Não vou desejar as "maiores venturas" para a tua filha Vanessa, porque seria um lugar comum.

Desejo para a Vanessa e actual (e espero que eterno)noivo as venturas que desejo para os meus poróprios filhos.

Que os pais, de ambos, os acompanhem durante muitos anos com a mesma felidicade.

E, prepara-te:
Quando fores avô, vai ser MUITO MELHOR.