quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Guiné 63/74 - P13592: Biblioteca em férias (Mário Beja Santos) (7): Primeiro, Wakefield e arredores, depois Derbyshire

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Agosto de 2014:

Queridos amigos,
Estamos em Julho e volto a Inglaterra.
A maior satisfação era ter comigo a Joana e a Benedita.
Começamos na região de Yorkshire e depois subimos até Derbyshire. Vimos parques, museus, exposições, passeámos em florestas, entrámos em casas magnificentes como Hardwick Hall e Temple Newsam House. Não faltaram jardins nem passeatas por os parques infantis. Contagiei a Joana com as visitas às charity shops, onde se compra bom e barato, praticando filantropia. Ali me abasteço de roupa, de música, de quinquilharia vária. Tivemos sorte com o tempo. E todos queremos voltar, haja oportunidade, pois claro.

Um abraço do
Mário


Biblioteca em férias (7)

Primeiro, Wakefield e arredores, depois Derbyshire

Beja Santos

Aterrou-se em Manchester e viajámos imediatamente para Wakefield, pedi para irmos visitar um museu onde tinha encontro aprazado com a escultora do século XX que mais admiro, Barbara Hepworth. Entrámos no museu, a Benedita deslumbrou-se com aqueles minérios incandescentes de um artista cujo nome não retive e posou para a câmara, penso que ela julgou que estava numa sala de brinquedos.


Barbara Hepworth foi altamente influenciada por Brancusi mas cedo ganhou autonomia. É uma escultura que apela às raízes fundas da natureza, sentimos a cultura megalítica, as árvores, os cursos de água; mas há algo de anatómico naquela pedra polida, permanentemente esburacada, por vezes é o ente humano reduzido ao esquematismo, parece que a artista regista o fundamental da nossa magnitude, é tudo tão depurado que não é preciso pedir mais, contentamo-nos com a justa medida.


Deambulando pelo museu, cometi uma barbaridade: à socapa, disparei o flash sobre esta pintura de Fernand Léger, felizmente foi a alguma distância, a vigilante veio alvoraçada: No flash! No photos! O mal estava feito. Nunca mais vou esquecer este quadro de Fernand Léger, cores suaves, está marcado pelo cubismo, ainda não é o Fernand Léger das construções maquinais, das tubagens e seres humanos quase tirados da BD.


Continuamos em Wakefield, estamos agora de visita ao parque de esculturas de Yorkshire, espaço de serenidade pontoado por esculturas extremamente originais. Foi a vez da Joana se sentar ao lado de figuras mudas, gostei da fotografia, se me permitem a imodéstia.


Almoçámos no parque e seguimos para Temple Newsam House, na região de Leeds, é uma casa esplêndida em mobiliário, pintura, cerâmica, têxteis, prataria, é só riqueza, magnificência. A Benedita esteve-se nas tintas, queria brincar, pular, pôr tudo num badanal. E ganhou, visitámos a casa à pressa, a correr atrás dela, neta menos fleumática não pode ser, os vigilantes de expressão severa, a Benedita só queria correr, a riqueza não a impressionou.


Já estamos em Derbyshire, impunha-se mostrar à Joana Hardwick Hall, mandada construir por Bess de Hardwick, a mulher mais rica do seu tempo, viveu sempre nas graças de Isabel I. Não conheço uma sala como esta, tão contemporânea do início do século XVII, Bess devia ter dinheiro graúdo, uma parte da casa aparece forrada com toda esta tapeçaria flamenga, esplendorosa e bem mantida. A Joana sentiu-se bem, e eu feliz por vê-la feliz.


Mudámos de paragem, estamos no Peak District, onde se situa o primeiro parque nacional. Ilam Hall é uma casa vitoriana reconvertida em albergue de juventude. Ali perto, com as ovelhas a balir à volta, temos a capela e gostei muito deste túmulo jacente, são belas esculturas, impressionantes. Não resisti e pumba. Espero que gostem.


Agora estamos em Buxton, cidade termal, com ópera, hotéis luxuosos, parques frondosos, por ali, entre os séculos XIX e XX passearam-se os que vinham a banhos. Estava um dia de sol e havia uma exposição de carripanas gloriosas do passado, com intervenções imaginativas. Filha e neta estavam divertidas. Eu não menos, este registo impunha-se.


E passámos para o parque infantil, a Benedita viveu momentos gloriosos, nunca conhecera tamanho escorrega, gostou que se fartou, misturou-se com os mais crescidos, subiu e desceu inúmeras vezes, nunca se cansou, nós a debitar de quinze em quinze minutos duas libras esterlinas, ela queria divertir-se, indiferente ao valor da libra. E todos nós contentes com o contentamento dela.

E ficamos por aqui, vamos para a última jornada, ver parques, jardins sumptuosos, Haddon Halle, berços da Revolução Industrial, em Cromford, Derwent Valley, Matlock e depois Hartington e Eyam. Não há bem que sempre dure, acabaram as férias. O importante é mesmo o que fica: estas gratas memórias, vermos as pessoas que amamos felizes. E esta intensa vontade de querer voltar, Inglaterra vale.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de Setembro de 2014 > > Guiné 63/74 - P13563: Biblioteca em férias (Mário Beja Santos) (6): De Swanage para Faringdon, de Dorset para Oxford

1 comentário:

Luís Graça disse...

Parabéns ao pai e ao avó bababos. É uma sugestão de roteiro para guardar. Nunca se sabe quando um camarada aterra por essas bandas... Um beijinho para a Joaan e a Benedita. Um alfabravo fraterno para ti... E obrigado pela tua série "Biblioteca em férias"... E ainda dizem que és um camarada... reformado! Mantém essa pedalada, a mesma que te conheci dos tempos de Bambnadinca, Missirá, Finete...