quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Guiné 63/74 - P13642: Histórias da CCAÇ 2533 (Canjambari e Farim, 1969/71) (Luís Nascimento / Joaquim Lessa): Parte XXIII: O quotidiano em Canjambari...(Agostinho Evangelista, 1º pelotão)








1

1. Continuação da publicação das "histórias da CCAÇ 2533", a partir do documento editado pelo ex-1º cabo quarteleiro, Joaquim Lessa, e impresso na Tipografia Lessa, na Maia (115 pp. + 30 pp, inumeradas, de fotografias). (*)

Desta vez ex-sold Agostinho Gomes Evangelista, do 1º pelotão conta-nos como era, a seus olhos, o dia a dia em Canjambari, que não era muito diferentes de outros buracos por onde todos ou quase todos nós passamos, meses e meses e meses a fio, no TO da Guiné, (LG)

1 comentário:

Luís Graça disse...

tai·na·da
(taina + -ada)
substantivo feminino
[Portugal: Norte Informal]

Festa animada que envolve comida e bebida, geralmente com bebidas alcoólicas. = BORGA, BRÓDIO, PÂNDEGA

"tainadas", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/tainadas [consultado em 24-09-2014].
___________

Gosto do vocábulo, nortenho, que por acaso li pela primeira vez aqui no blogue.... Creio que num escrito do A. Marques Lopes, inserido na I Série do blogue...

Arriscava-se a vida, desmontando minas, para se ganhar uns cobres ("patacão") e beber uns copos valentes (, o mesmo é dizer, dar de beber à dor)... LG