domingo, 5 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13694: Os Últimos Anos da Guerra da Guiné Portuguesa (1959/1974) (José Martins) (8): 7 de Janeiro de 1973




1. Publicação da oitava e penúltima parte do trabalho de pesquisa e compilação do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), que diz respeito aos últimos 5517 dias de luta pela independência da então Guiné Portuguesa.



(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 4 de Outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13689: Os Últimos Anos da Guerra da Guiné Portuguesa (1959/1974) (José Martins) (7): 3 de Agosto de 1969

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Camarada, o seu trabalho é altamente meritório, no entanto, ou eu não li bem julgo não ter visto referência nas forças de intervenção e reseva, a inclusão dos Destacamentos de Fusileiros e do Batalhão de Caçadores Paraquedistas n.º 12.
A 12 de dezembro há referência à Operação Nova empresa, creio que em ves de Nova é Gande Empresa.
Não foi a CCP 121 que atacou a Base In mas sim a CCP 122.
Eu estava integrado no 3.º pelotão da CCP 121 e juntamente com o 4.º pelotão, partimos de Bissalanca via Heli diretamente para Caboxanque, ver o insólito aconteceu escrito por mim que também tem imprecisões.
Um grande abraço e continui.
A. Dâmaso

José Marcelino Martins disse...

Caro Dâmaso

Pessoalmente não tenho elementos sobre as Forças Navais e Aéreas, na minha biblioteca.
Assim, e nunca tendo recorrido aos Arquivos Históricos da Marinha ou da Força Aérea, essas forças.
Por isso, logo no “Preâmbulo” (Poste 13660) faço referência de que a “base de trabalho” é o 7º Volume da Comissão de Estudos das Campanhas de África que, sendo edição do exército, apenas refere o que se passou com este ramos.
Quanto às notas que surgem no final de cada período, transcrevo o que foi respondido ao Luís Graça no Post 13 697:
Efectivamente estas notas de "efemérides" que são colocados no final de cada período referido, são resultado de muitas "notas" recolhidas ao longo de muitos anos.
Não teve a atenção de outros textos que vou escrevendo, que me obrigam a validar, em várias fontes, o que vou relatando.
Estes "apontamentos datados" não eram destinados a grande desenvolvimento, mas apenas "lembrar" factos (grandes e pequenos) dos dias que a FFAA portuguesas foram passando em todos os territórios.
Estas notas, que começam na Lusitânia, tentaram ser pequenas notas para lembrança.
segunda-feira, Outubro 06, 2014 9:20:00 da tarde

Anónimo disse...

Caro amigo José Martins,

Mais um belo trabalho da tua lavra. E este tem algo que me chama a atenção.
Primeiro, o dia 7 de Janeiro de 1973 marca a minha saída da Guiné, no navio Uíge. Por todas as razões uma data inesqueível para mim.

No dia 4 de Dezembro de 1970, escreves sobre a deserção de três oficiais que se terão refugiado na Bélgica.

Embora as minhas notas não sejam claras sobre o assunto, eu escrevi uma carta no dia 6 de Dezembro de 1970, àquela que é hoje a minha esposa. Isso leva-me a acreditar que terei chegado a Santa Margarida na véspera, dia em que tomei conhecimento que no dia anterior, portanto no dia 4 de Dezembro, três aspirantes haviam desertado, sendo as as CCaç 3326, 3327 e 3328 cada uma com o seu desertor.

O aspirante Gonçalves, natural da Madeira, d, comandava o 3° Pel da CCaç 3327. Já desertor não se coibíu de aliciar praças da nossa minha companhia a fazerem o mesmo.

Trabalhei com ele no BII17. Com a sua deserção fiquei a comandar o Pelotão até ao dia em que chegámos à Guiné, onde já se encontrava o novo comandante.

É possível poderes identificares se os oficiais que referes são os mesmos que eu refiro?

Abraço,
José Câmara