sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13749: Furriel Enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires) (16): E agora, o desporto

1. Mensagem do nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf.º da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70), com data de 10 de Outubro de 2014:

Caro Luís Graça. Camaradas Editores. 
Eu sei que hei-de chegar ao fim. Ao fim dos episódios que me propus escrever. Mas não está fácil. Umas vezes por isto, outras por aquilo, chegada a hora de escrever, nem sempre os neurónios alinham duas ideias seguidas. Havemos de conseguir. 
Com uma pitada de humor e umas quantas fotos, o episódio n.º 15, que como é hábito segue em anexo, acrescenta ao …enfermeiro, ribatejano e fadista, um furriel desportista. 

Um abraço
Armando Pires


FURRIEL ENFERMEIRO, RIBATEJANO E FADISTA

14 - E agora, o desporto

Sim, não vá pensar-se que a vida de um furriel enfermeiro no mato, mesmo que ribatejano, entre diagnosticar malárias, combater gonorreias, ou secar micoses com "1214", fosse apenas cantar o fado. Eu fui um desportista.

Já o era, caramba, antes mesmo de ali chegar. Curiosamente, em todas as modalidades que pratiquei, as mãos eram o meu forte. Lá pela Guiné, tirando a sueca, a lerpa e o king, joguei voleibol, fui guarda-redes no futebol, a menina dos meus olhos era o ténis de mesa, e fui campeão de natação em Bissorã (o que será aqui contado em jeito de happy end…)

Com os pés, além do que creio ser uma habilidade inata para a escrita, ganhei várias provas de atletismo, quer em velocidade pura quer através de obstáculos, a cujo sucesso devo o facto de poder estar aqui a rememorar algumas das minhas vivências.

Escusado é dizer como a prática desportiva era inerente à condição militar. Não apenas como instrumento do fortalecimento físico mas também como meio de criar espírito de corpo e de grupo.

De todos os desportos é fácil compreender porque na Guiné o futebol foi rei de todos.

Um campo, do tamanho que fosse, uma bola, mesmo que não cientificamente redonda, onze homens de cada lado, ou os que se arranjassem, equipados com o que houvesse, ainda que o que houvesse fosse nada, duas marcas que marcassem o alvo a atingir, a baliza, e aí tínhamos a verdadeira, a única, jogatana de futebol.

Está aí para o comprovar o valioso acervo fotográfico da Tabanca Grande.
Pois na minha Companhia também se jogou à bola.
Mas o começo foi, com vossa licença, coisa mais fina.

Éramos uma Companhia de elite… perdão, éramos uma companhia de elites, elites desportivas, gente com vocação para várias práticas desportivas, a começar, desde logo, pelo nosso Doutor, o Dr. José Manuel Soares Oliveira, ou se quiserem, apenas o Dr. Oliveira, que foi jogador de voleibol do Leixões Sport Club e, mais tarde, para os matosinhenses que sabem, médico do clube.

O quartel de Bula tinha uma espécie de parada, cimentada, que dava para tudo. Para ser parada, para a prática de vários desportos, e para colocar as cadeiras onde assistíamos aos filmes que, de tempos a tempos, vinha uma equipa de Bissau projectar no ecran gigante.

Foi com os olhos postos nesse espaço que o Dr. Oliveira nos convenceu a formar umas equipas que se prestassem a um torneio de voleibol. Havia mão de obra que chegasse para escolher os que para a prática da modalidade tinham conhecimento e aptidões técnicas.

Além da minha CCS, estavam no quartel em Bula a CCAÇ 2466, mais um pelotão de morteiros e um outro de obuses. Isto sem contar com os rapazes do ESQ REC 2454, que moravam “lá mais em baixo”, em casa própria.

Lembro-me que o primeiro jogo foi democraticamente disputado entre uma equipa de oficiais e uma outra de praças, com direito a toques de honras militares enquanto se apresentavam as equipas, como o demonstra a imagem.

Bula – 1969 - Em primeiro plano a equipa de oficiais. Começando pela esquerda: de blusão, um alferes dos obuses, depois o Cap. Gaspar, Alf. Moura, o Dr. Oliveira, e os Majores Candeias e Lima. Em segundo plano: de camisolas às riscas verticais, a equipa de praças, dos quais a memória apenas retém os que à minha Companhia pertenciam, quais sejam, em segundo lugar “O Setubalense”, e mais à frente, de bigode, o Escriturário Rodrigues.

É preciso dizer que a nossa equipa, a equipa de furriéis, se fez apresentar à parte. Não íamos deixar-nos fotografar para a posteridade ao lado de gente tal mal vestida.

Bula – 1969 - De pé, a partir da esquerda: um furriel dos Morteiros, depois, Alf. Moura, eu, Vasques, Filipe, e o Major Candeias. Em baixo: Sarg. Costa, e os furriéis Martinho, Basso e Aviz Pires.

Vai longe o tempo e não me chega à memória quem foi o vencedor de tão difícil disciplina desportiva, como o voleibol. Mas não podemos deixar de ter sido nós, os furriéis da CCS, quer pela elegância com que equipávamos, quer pela qualidade técnica evidenciada, como o comprova a foto seguinte.

Bula – 1969 - Junto à rede, com classe e estilo, o Fur. Filipe finaliza um ataque cujo êxito se adivinha pelo ar tranquilo dos seus camaradas de equipa. Chamo a atenção para aquela grande mancha branca que se vê pelo lado esquerdo, por detrás dos espectadores. Era o ecran de cinema.

Pois bem, foi pelo voleibol que começámos, foi o voleibol que provocou o primeiro “movimento de massas”, mas o futebol estava lá, a chamar por nós, no campo do Clube de Futebol Nuno Tristão, de Bula, que confinava com o arame farpado do aquartelamento. E nós, CCS do BCAÇ 2861, até que nos podíamos gabar de ter nas nossas fileiras jogadores “com nome”, que podiam ter ido longe na modalidade, não fosse a guerra, agora noutro tom, fazer-lhes o que fez a tantos de nós. Comprometer promissores futuros.

Talvez tenha sido o caso do furriel Filipe, que jogou nos juniores do Belenenses, do João Nunes, cabo cripto, no Futebol Clube da Foz, do Miranda das Transmissões, que alinhou pelo Desportivo de Portugal, do Porto, e “O Russo”, no juniores do Varzim, tão bons de bola, os rapazes, que a equipa do Nuno Tristão os convidou a que por ele jogassem numas eliminatórias a duas mão com o Sport Bissau e Benfica, jogos a realizar em Bissau, de onde sairia o representante da Guiné na Taça de Portugal em futebol. Foi tal o comportamento dos nossos rapazes na primeira mão, que Nuno Tristão empatou a 3 bolas com o Bissau e Benfica. Na segunda eliminatória é que foi o diabo. Talvez devido ao cansaço, ou aos tremeliques daquelas malfadadas travessias do Rio Mansoa, em jangada, O certo é que o Benfica de Bissau venceu o Nuno Tristão, de Bula, por um concludente 7 a 1.
Um verdadeiro descalabro. Tão grande que nem existe registo fotográfico do acontecimento.

Ainda hoje sou dado a pensar se não terá sido também por isso, pela participação “dos nossos” naquela desgraça, que o nosso batalhão foi despachado para Bissorã.
Mas em boa hora que para lá fomos. Porque aí sim, aí demos asas há nossa veia futebolística. E não só.

É sabido, porque já o escrevi, que o nosso comandante Polidoro Monteiro não perdia uma oportunidade para desenvolver na prática o programa de Acção Psicossocial, através do “binómio” civis-militares. Para além das manifestações conjuntas do tipo cultural, patrocinou a realização de torneios de futebol, de voleibol e, até, de ténis de mesa.

No torneio de futebol participaram cinco equipas. Duas em representação da CCS, outras duas da CCAÇ 13 e a equipa do Sport Benfica e Bissorã.

Bissorã – 1970 - Não era o tempo das lentes grande angulares, mas é possível ter nesta imagem o que foi a apresentação das equipas no dia de abertura do torneio. De camisolas vermelhas, a equipa do Sport Benfica e Bissorã.

Ora bem. É preciso dizer que este torneio causou uma grave cisão do interior da CCS desportiva. Há falta de seleccionador, um espartalhaço qualquer, sem ser através daquela técnica, os passinhos, por nós muito usada no pátio das escolas para formar as equipas, chamou logo para si os que julgou serem os melhores, chamando-lhes, até, “O Real Macada”.

Bissorã – 1970 – A equipa do “Real Macada”. De pé, a partir da esquerda: Basílio, Bonito, João Nunes, Filipe, Berto, “Alentejano” e Gesteiro. Em baixo: Filipe, Miranda, Magina, Ramos e Barbosa.

Num gesto de rebeldia pura, formámos, isto é, eu formei uma outra equipa, a qual, como não podia deixar de ser, foi chamada de “Os Rebeldes”.Num gesto de rebeldia pura, formámos, isto é, eu formei uma outra equipa, a qual, como não podia deixar de ser, foi chamada de “Os Rebeldes”.

Bissorã – 1970 – A equipa de “Os Rebeldes”. De pé, a contar da esquerda: Moura, Pires, Martinho, Vaz, Cardoso e  Manuel Silva. Em baixo: Barbosa, Vasques, “Russo”, Santos e Agostinho.

Terminado este torneio de futebol, cujo vencedor só não revelo para não me ver obrigado a recordar as verdadeiras “macacadas” em que no bar se envolviam jogadores de uma certa equipa e os árbitros, arrancou um torneio de voleibol, disputado a três, seja uma equipa formada por civis, outra por oficiais, e a minha equipa, a dos furriéis, que foi chamada de “Os Celestinhos”, por ser de azul celeste a cor dos equipamentos.

Bissorã – 1970 - Equipa de voleibol de “Os Celestinhos”. Em pé, a contar da esquerda: Basso, Vasques e Martinho; em baixo: Ramos, Filipe e Pires (eu, obviamente).

Fomos nós os vencedores, através de uma salomónica decisão do Comandante Polidoro Monteiro.

Foi assim. Disputávamos a final com a equipa civil, vencíamos por 2-1 num jogo à melhor de cinco, quando caiu uma daquelas chuvadas que nós conhecemos. O árbitro interrompeu a partida, mandando-nos apresentar no dia seguinte, pela manhã. Chegámos nós, chegou a equipa civil, devidamente equipada, e chegou o Polidoro Monteiro que nos entregou a taça perante o ar estupefacto dos civis, os quais ainda indagaram se o combinado não tinha sido continuar o jogo nessa manhã.

- Esta manhã?!?! – perguntava, incrédulo, o Comandante – Mas vocês já viram algum jogo de voleibol continuar no dia seguinte?

E pronto, os civis regressaram a casa e nós levámos a taça.

Registe-se ainda o torneio de ténis de mesa onde eu e o Alfredo Khalil, um comerciante libanês de Bissorã, depois de termos despachado tudo quanto era adversários, disputámos uma renhida final no “Clube Social” da vila, ganha por mim, que não sou de me gabar por aí além.

Bissorã – 1970 - Eis o verdadeiro atleta, vencedor do Grande Torneio de Bissorã, em Ténis de Mesa.

Estas memórias desportivas perderiam todo o significado se aqui não trouxesse um documento que ainda hoje se encontra à guarda do furriel Filipe Santos, e que me o confiou para publicação. Trata-se do galhardete, que publico em verso e reverso, do jogo de futebol disputado no dia 22 de Novembro de 1970, entre a nossa CCS e a CCS do BCAÇ 2927, que nos foi render.

Repare-se no pormenor de no verso do galhardete constar a constituição da equipa da CCS do BCAÇ 2927, pelas posições ocupadas no terreno. Correia, Dias, Carneiro e Mendes. Sá e Machado. Lúcio, Fonseca e Tony. Leitão e Ferreira.

Para que conste, o jogo terminou empatado. No campo e depois à mesa.

- E a natação! Como é que foi isso da natação - perguntarão os que tiveram paciência para chegar até aqui.

Pois fiquem sabendo que eu também fui Campeão de Natação de Bissorã.

Bissorã - 1970 - Armando Pires, furriel enfermeiro, ribatejano e fadista, vencedor da prova de três metros livres, com o tempo de 4 segundos e 20 centésimos, disputada no tanque de rega da Estação Agronómica de Bissorã.

Eu não vos disse que isto terminava em grande?

Armando Pires
____________

Nota do editor

Último poste da série de 18 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13302: Furriel Enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires) (14): Fadista e locutor, para cumprir o destino

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá camarada, conheci em 66/68, um Furriel Ribatejano, fadista mas não era Enfermeiro.
O citado hoje é conhecido por Mestre André.
Aproveito para enaltecer o trabalho prestado por todos os Enfermeiros e Auxiliares que acompanhavam os pelotões no mato, estes avançavam debaixo de fogo, sempre que solicitados, à frente ou atrás.
Um Abraço
A. Dâmaso

Anónimo disse...

Olá camarada, conheci em 66/68, um Furriel Ribatejano, fadista mas não era Enfermeiro.
O citado hoje é conhecido por Mestre André.
Aproveito para enaltecer o trabalho prestado por todos os Enfermeiros e Auxiliares que acompanhavam os pelotões no mato, estes avançavam debaixo de fogo, sempre que solicitados, à frente ou atrás.
Um Abraço
A. Dâmaso

Rui Silva disse...

Eh companheiro! Desportista polivalente e vencedor.
Estavas em todas. Parabéns pelos teus trofeus. Essa da prova de natação de três (!!!) metros livres (deu tempo de dar aos braços?) é que não percebi.
No campo de futebol de Bissorã joguei lá à bola várias vezes em 1965. Quando chovia, e aquilo é que era chover, é que era bom jogar. Quando um escorregava (o que era frequente) não sabia aonde ia parar. Normalmente esbarrava com um colega que saía a mancar do encontro improvável mas violento.
No nosso tempo o campo de Vólei era em terra e ficava a meio caminho entre a nossa messe e o campo de onze. Dois ferrinhos no jogo eram o Administrador de então e o Capelão quando por lá passava.
Um abraço para o amigo desportista, enfermeiro, fadista ribatejano, etc, etc., de seu nome Armando Pires.

Rui Silva

Hélder Valério disse...

Ora bem...

Pontos de contacto com o Armando Pires:
Furriel e ribatejano. O 'enfermeiro' em termos de função militar é trocado pelas 'transmissões' e quanto ao 'fadista', não o sendo eu, aproximo-me na medida em que aprecio o fado.

Mas temos agora o 'desportista'....

Antes de brincar com a situação é preciso sublinhar a importância de se manter em acção, em actividade, um grupo de homens, principalmente quando a sua 'acção normal' é sujeita a grande pressão ou tensão.
E falas disso com propriedade.
Daí que essas situações que relatas, para além dos efeitos positivos que encerram, são também reveladoras das capacidades (ou falta delas) das chefias que os autorizavam ou até incentivavam.

Falemos então do 'desporto'.
Atletismo, corrida... um outro nosso 'ponto comum' mas em situações diversas: por exemplo, a minha 'performance' era desenvolvida nas esperas e largadas de toiros em Vila Franca e Azambuja e também em outras situações que aqui me dispenso de referir para não incomodar os 'patrioteiros'.
Ténis de mesa.... outro ponto de contacto... pois também me entreti com essa modalidade embora o melhor que tenho para evidenciar seja uma medalha dum 6º lugar.
Futebol... não senhor, não tinha grande jeito, mas gosto de ver uma partida bem jogada. Faço notar a data do tal galhardete: 22 de Novembro de 1970. Não te diz nada? Sim, sei que isso da ida a Conacry foi assunto proibido referir mas até já existem livros que falam e relatam a acção.
Para contrapor o futebol, tenho o hockey em patins. Nada de relevante, mas cheguei a jogar na UDVilafranquense.

Para terminar.... a natação! Outro ponto de contacto.
Pois sim senhor, campeão dos 3 metros livres!
Olha, nadar, nadar, seria como tu, mas fiz parte do Colégio de Juízes, Árbitros e Cronometristas da Associação de Natação de Lisboa. Uma vez tive, com pena, é certo, mas teve que ser, desclassificar uma nadadora por irregularidade numa viragem numa prove de costas. Porque pertencia a um Clube com 'peso' o seu Treinador e seccionista tentaram contestar a decisão mas prevaleceu a 'verdade desportiva'.

Abraço
Hélder S.