terça-feira, 28 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13816: Blogpoesia (394): Baladas de outono (J. L. Mendes Gomes, ex-alf mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1984/66; autor de "Baladas de Berlim", Lisboa, Chiado Editora, 2013)

O poeta,  com os netos, em Berlim. c. 2012...
Também ele perdeu, há 3 anos atrás,
o seu querido neto Tomás, com 2 anos e picos...
Um tumor no cérebro (*)...

De bicicleta ao vento…


Vou de bicicleta ao vento,
Na estrada suave,
Que serpenteia a encosta,
Seara bailante,
Centeio e cevada.

Ao pé dum riacho,
De águas tão puras,
Se vê as areias,
Peixinhos correndo,
Sem freio nos dentes.

Desabotoei a camisa,
Meu peito arfando,
É barco rabelo,
Pelo Douro subindo.

Meus cabelos ao vento
São a bandeira da paz,
Que vou agitando,
Rogando a bênção
À Mãe-Natureza.
A deusa do pão…
Que há-de nascer.

Minha roda da frente,
Vai rolando aos esses,
Vai tonta de gáudio,
Brincando na estrada.

E o selim,
Meu danado corcel,
Quanto mais lhe carrego,
Mais ele, tão suave e tão meigo,
Me impele a rolar…

Ouvindo Hélène Grimaud em Sonata de Beethoven

O dia está nascendo, parece melhor

Mafra, 15 de Outubro de 2014. 6h10m

Joaquim Luís Mendes Gomes



Recomeçar…

Alf  mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió 
e Bissau, 1964/66

Se pudesse voltar ao começo,
Quereria chegar onde estou,
Mas escolheria outro caminho.

Poderia ser do mesmo torrão,
A mesma fonte e o mesmo berço,
O mesmo raiar da aurora,
A mesma hora de adormecer,
Pelas mesmas que me deitavam,
A mesma escolinha virada nascente,
E a inocente catequese.

Bem outra seria a diocese,
Outro bispo e seminário,
Só com frades de eremitério,
Onde reinasse a simplicidade.
Com virtude e luz a sério,
Rumo a um fim de eternidade.

Aprenderia latim,
O grego não.
Entraria no mar da literatura,
E na vastidão da filosofia.
Com a música em pano de fundo,
Aprenderia a tocar piano.
Uma viola ou violino.
Daria largas à imaginação
Para escrever meus pensamentos,
Fossem bons,
Fossem lindos,
Com a beleza de pinturas.

Para lançar aos quatro ventos,
Derramando paz, amor e harmonia.
Adoraria o mesmo Senhor,
Com os pés bem assentes nesta terra virgem.

Sem as nuvens baças dos tabus e preconceitos,
Nem as falsas redes de suspeitos,
Escolheria o mar e a serra
Para meus vizinhos,
E um Tejo imenso para
Contemplar as lezírias e as campinas,
Desde a larga foz
Às terras de Espanha.

Mafra, 3 de Outubro de 2014, 8h3m

Joaquim Luís Mendes Gomes



Autor de Baladas de Berlim, Lisboa, Chiado
Editora, 2013, 232 pp. Preço de capa: € 14; 
Oração à Mãe…


Vou de caravela…
Adejando ao vento, nas ondas do mar.

Vou baloiçando soluços de dor,
Gemidos de amor,
Saudades ardendo,
Num coração a bater.

Das horas passadas,
Parecem tão poucas,
Que o tempo levou.


Vou à procura d’alguém que partiu,
Quando era menino,
Minha fonte de amor,
Para sempre secou…

Pode ser que a encontre
Numa ilha perdida,
Pensando em mim,
Como nela eu penso.

Sonho com ela nas horas mais tristes,
Lavo a dor com lágrimas ao sol,
O calor mas enxuga
Mas volto a chorar.

Parece-me ouvi-la,
Algures nos longes do mar…
Talvez chamando e orando por mim.


Ouvindo "nocturnos” de Chopin

Mafra, 2 de Outubro de 2014, 15h40m

Joaquim Luís Mendes Gomes (**)


[Revisão / fixação de texto: LG] 




Lisboa > Livraria Bar Les Enfants Terribles > Cinema King > 2 de novembro de 2013 > 19h00 > Sessão de lançamento do livro de poesia do nosso camarada J. L. Mendes Gomes, "Baladas de Berlim" > Da esquerda para a direita: Luís Graça, que apresentou o livro: o poeta e o seu filho mais velho, Paulo Teia, padre jesuíta,  que apresentou o pai e o poeta; e ainda a representante da Chiado Editora...

O Paulo Teia é  um jovem que atingiu já o estado da sabedoria e da serenidade... . Disse, entre muitas outras revelações interessantes para se compreender o "making of" deste livro de poemas, bem como a personalidade e o talento do autor, que um jesuíta é um "contemplativo em acção". O lado contemplativo, conventual, ele terá herdado  do pai, jurista; o  lado proativo e prático ter-lhe-á vindo da mãe, bióloga, verdadeira "âncora da família"... Os filhos são quatro. A intervenção do Paulo Teia, o "filius amatus",  tocou-nos a todos e deixou o pai... babado! (LG)


Foto: © Virgínio Briote  (2013). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: LG]

_______________

Notas do editor:


(...) B. Décima terceira carta > O pior estava para vir > Parte II > Meu Neto Tomás

No dia 25 de Novembro de 2011, esmagado em dor, escrevi no meu diário:

Já sabia o que era perder os pais e a única irmã. O que era perder avós e os tios todos. O que eu não sabia nem nunca imaginara era a dor tamanha de perder, dum dia para o outro, um netinho de dois anos e quatro meses! Fulminado por um tumor benigno sobre o cérebro!…Não deve haver dor maior…

Mafra, 2 de Dezembro de 2011:

Meu coração sangra de dor pelo meu Tomás... Apenas dois anos e quatro meses…Um volumoso tumor esmagou-lhe o cérebro, fatalmente, dum dia para o outro. Meus ouvidos rebentam de saudade das ricas gargalhadas sempre acesas do Tomás e do constante desafio para a brincadeira. Começou a falar, apenas há pouco mais de um ano. Com uma precisão, clareza e oportunidade espantosas. Nasceu para falar português, dizia eu. (...) 


Sem comentários: