terça-feira, 11 de novembro de 2014

Guiné 63/74 - P13872: Agenda cultural (352): Sessão de lançamento do livro "Nunca Esquecerei..." , de Ricardo Durão (n. 1928): apresentação por Marcelo Rebelo de Sousa, 6ª feira, dia 14, 17h00, Instituto de Apoio Social das Forças Armadas, Oeiras (Manuel Bernardo, cor inf ref)





-

A Seda Publicações - Editora On Line tenm sede no Porto. Tem página na Net. Seguundo informação do nosso leitor (, camarada e escritor) cor inf  ref Manuel Bernardo que está a dar apoio a esta iniciativa, o ten gen ref Ricardo Durão, com 86 anos, fez duas comissões na Guiné ("uma nas infiormaçãoes e outra nas operações"). É irmão do major gen Rafael Durão (1931-2008) e de Roberto Durão, cor cond  cav ref (n. 1932).

____________________

Nota do editor:

Últimio poste da série > 8 de novembro de  2014 > Guiné 63/74 - P13860: Agenda cultural (351): Lançamento do primeiro livro do nosso camarada bedandense, Fernando Sousa, "Quatro Rios e Um Destino", no passado dia 30 de outubro, na sede da ADFA, em Lisboa

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Professor:

Obrigado por esta divulgação. Este General foi meu instrutor na então Escola do Exército e um grande combatente em África (Angola 1961-1963, no comando duma companhia), sendo condecorado com A Medalha de Valor Militar e promovido por distinção (feitos em combate) ao posto de major. Depois, como referido, cumpriu mais duas comissões na Guiné, uma com o General Schultz e outra com o General Spínola.
Manuel Bernardo (Cor. ref.)

Manuel Luís Lomba disse...

Honra ao venerando cidadão Ricardo Durão.
Venho recordar o então major Ricardo Durão que, em 1965, em Nova Lamego (Gabu), assumiu o posto de segundo-comandante do BCav 705, em substituição de um burocrata e incapaz.
Na manhã seguinte à apresentação, incluiu-se num grupo espontâneo para jogar uma espécie de futsal. Ao ser derrubado por uma entrada dura, mas "legal" de um cabo, o capitão das
Informações e Operações ordenou-lhe "sentido" para o expulsar.
- O nosso cabo não sai! Nosso capitão, retire-se! Isto não é para meninas...
Sob o seu comando e exemplo, a CCS como que ressuscitou, todo o batalhão se galvanizou, para seu bem e mal do PAIGC, que começou a apanhar por tudo o que era sítio, no Leste da Guiné.
Obrigado, meu General.
Manuel Luís Lomba
(ex-furriel milº, CCav 703)