quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Guiné 63/74 - P13876: Convívios (641): Próximo Encontro da Magnífica Tabanca da Linha, dia 20 de Novembro de 2014, no sítio do costume (José Manuel Matos Dinis)



1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 6 de Novembro de 2014:
Olá Carlos!
Volto ao teu encontro para nova solicitação de divulgação do próximo encontro dos membros da Magnífica Tabanca da Linha.

Para o efeito, hoje fui convocado pelo Senhor Comandante Rosales, com o objectivo de nos deslocarmos ao já famoso Restaurante de Oitavos.
O céu apresentava-se cinzento, mas claro, e com boa visibilidade. A temperatura cá na terra baixou um bocado para valores entre os 9 e os 19 graus, que é ainda bastante agradável.

O evento ocorrerá no dia 20 de Novenbro corrente, pelas 12H30, ensejo para começarmos à conversa e fazermos a selecção de parceiros na mesa. 

Não há lugares marcados, excepto para S. Exa. que gosta de ficar perto da cozinha. Pelo caminho S. Exa. foi dizendo que ainda preserva dois garrafões de vinho puro da sua produção, e que os guarda para uma próxima deslocação aos confins ribatejanos. Vou ter que lhe propor a ocasião e a ementa, porque S. Exa. não gosta de improvisos quando desnecessários.

No restaurante vai repetir-se a pinga: nos brancos, avança uma produção de Palmela; nos tintos, pegou de estaca o douriense Esteva. E o pessoal parece satisfeito. Aliás, nesta Magnífica Tabanca para que alguém promova uma reclamação é o cabo dos trabalhos: em primeiro lugar, porque S. Exa. também é muito tradicionalista, qualquer reclamação terá que ser apresentada em pelo menos meia folha de papel selado (dependendo da extensão expositória), e esse papel só se encontra na posse de poucos coleccionadoes; em segundo lugar, porque nesta Magnífica Tabanca a nenhum membro é permitida a permanência em regime de contrariedade; por último, dada a tradicional preguiça dos nossos membros para raciocinar e escrever, não está disponível qualquer minuta sobre esse assunto.
Last, but not the least, S. Exa. anda com a vista cansada e não perde tempo com minudências. Ele quer, é alegria em redor.

Como vês, Carlos, aqui serve-se boa pinga, mas controlam-se os efeitos etílicos susceptíveis de levantar celeumas. Foi S. Exa. quem democraticamente o determinou, mai nada!

Continuando a apresentação do próximo almoço, e depois de vasculharmos a extensa lista, desta vez vamos experimentar repetir a ementa tradicional, que se traduz em arroz de marisco. Esperamos que continue a revelar qualidades sápidas, boa quantidade e diversidade no ajuntamento da bicheza, mais a generosidade suficiente para repetir a dose e confortar os estômagos. Um comerzinho desta categoria e significado não dispensa uma sobremesa para assentar, pelo que foi pedida menos variedade, mas mais qualidade.
A ver vamos!

Como é sobejamente sabido, o Sr Nabeiro não cumpriu o serviço militar na Guiné, nem sabemos, nem importa saber, se ele o cumpriu. O que tem que cumprir. é com a qualidade do café, aromático e apaladado para os bons apreciadores que por cá andam. Para remate final, S. Exa. o Senhor Comandante lembra a todos os Magníficos que, em querendo, devem fazer-se acompanhar de carteira com liquidez para esportular a quantia necessária ao pagamento dos digestivos que, infelizmente, ainda não são ao preço da refeição.

Como de costume, a serventia de vistas fica ao módico preço de 15 euros. Dado que o encontro seguinte só se verificará em Janeiro, convido o maior número de fãns, e os fãns dos fãns da Magnífica, que poderão trazer-me as tradicionais prendas de Natal, e, nesse caso, lembro que devem diversificar os artigos, pois esferográficas já nem as uso. Também já tenho um "portátel", que o Senhor Comandante desconfiou que eu fazia deslocar o aparelho antigo, mais a torre e, se calhar, a impressora.

Para o Carlos e para a restante Camaradagem, envio abraços fraternos
JD
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de Novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13843: Convívios (640): No almoço da Tertúlia da Tabanca de Matosinhos da próxima quarta-feira, dia 5 de Novembro, será exibido o filme/documentário "Pabia di aos", de Catarina Laranjeiro, feito recentemente na Guiné-Bissau (José Teixeira)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Zé

Tomei boa nota.
Por afazeres profissionais em Torres Novas, melhor dizendo, em Alcanena, não vou poder estar presente fisicamente.
Mas estarei em espírito!.....

Abraço
Hélder S.

antonio graça de abreu disse...

Já está marcado com o Zé Dinis, lá estarei para o repasto, sobretudo para o encontro com tanta gente boa,
os especiais, os homens da Guiné.

Até quinta,

Antóniop Graça de Abreu