segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P13963: Recordações de uma ida à Feira da Ladra: 15 de Novembro (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 17 de Novembro de 2014:

Queridos amigos,
As andanças num mercado de tralha deixam sempre o doce travo de que quando não há acasos felizes naquele dia fica-se com a secreta esperança de agradáveis imprevistos para a viagem seguinte.
Recolher umas fotos, examinar um mapa de 1960 longe da verdade do espaço e dos lugares, ter acesso à dimensão epistolar íntima daquele que, depois de Amílcar Cabral, terá sido a cabeça melhor organizada dos lutadores do nacionalismo nas colónias portuguesas, é uma gratificação impagável, é dimensão luminosa que acompanha estas buscas, tão mais grato quanto se pode comunicar dentro do nosso blogue.

Um abraço do
Mário


Recordações de uma ida à Feira da Ladra: 15 de Novembro (2)

Beja Santos

Falemos um pouco deste ideólogo e filósofo angolano que deixou uma impressionável obra dispersa e de incalculável valor. Por exemplo, foi responsável pela redação das Atas do Simpósio Internacional dedicado à atualidade do pensamento de Amílcar Cabral; responsável pela Antologia da Poesia Africana de Expressão Portuguesa, para a coleção da UNESCO. Está editado em português, caso de A guerra do povo na Guiné-Bissau, Sá da Costa Editora, Lisboa, 1974. Editou a obra de Amílcar Cabral na Seara Nova, a seguir ao 25 de Abril. É um importante ideólogo da negritude e foi seguramente um intelectual africano que mais tempo e mais perto conviveu com Amílcar Cabral, designadamente em Conacri. A filha mais velha dedica-lhe uma escolha de correspondência que trocou com o grande amor da sua vida, Sarah Maldoror e com a sua filha Henda, aqui revela a sua ternura, o amor às filhas, a luta, o exílio e a solidão.

Vejamos a sua correspondência de Bissau, estamos em Janeiro de 1978: Sarah, o novo ano não pronuncia para mim bons auspícios. Sinto-me submerso num oceano de solidão e tristeza. Por um lado, se o meu estado de saúde me deixa inquieto, por outro não alcanço a mínima satisfação no desempenho do meu trabalho quotidiano. Tinha-me dedicado à tarefa que me havia sido confiada no quadro da preparação do Congresso (do PAIGC), tarefa gigantesca. Em seguida, após a sua conclusão, instalou-se uma grande lassidão que me arrastou para o abismo do desânimo. E dois meses mais tarde: Sarah, meu Amor, continuo triste e solitário, depois de me teres deixado repentinamente. É necessário que eu ultrapasse este problema de solidão afetiva que me avassala. Em Julho, escreve à sua filha mais velha: Henda, minha muito querida filha, Na véspera do teu aniversário, os meus pensamentos mais profundos voam para ti. Gostaria de partilhar o belo dia de amanhã contigo e de te rodear de todo o meu afeto. Todavia, mantenho a esperança de festejar em breve os teus catorze anos com a Mamã e a Annouchka, juntos em Bissau. Em Agosto de 1980 escreve a Henda, que está em Paris: Saber-te feliz enche-me de alegria. Não te deixes porém deslumbrar pelas luzes do capitalismo, o acesso fácil ao consumo, etc. Abre também os teus olhos críticos sobre as realidades sociais. És suficientemente crescida, adulta e responsável para avaliar com serenidade o mundo que te rodeia.

Em 1983, em Maio, escreve a Henda a partir de Lisboa: Minha filha, Não deixei de pensar em ti desde a minha chegada a esta cidade, a pequena casa lusitana. A vida é um longo processo de conquista de objetivos que devemos impor a nós mesmos. Se admitires este princípio terás de exercer um verdadeiro e constante controlo sobre ti, um confronto permanente entre a realidade e a perspetiva que se desenha no horizonte. Em termos concretos, parece-me que devias escolher melhor os objetivos que pretendes realizar.

Os últimos anos de vida de Mário Pinto de Andrade decorrem sob o signo da doença. Em 1984 escreve de Lisboa a Henda dizendo que está na Biblioteca Nacional a descobrir elementos importantes para a redação da sua obra “O discurso da libertação nacional”. No ano seguinte escreve de São Tomé e diz à filha: dedico-me à minha pesquisa que constitui o centro da minha atividade intelectual: a história da emergência e do desenvolvimento das ideias nacionalistas nos cinco países africanos (antigas colónias portuguesas). Em Janeiro de 1988, escreve da Praia, sente-se que está irrequieto quando diz a Henda: O meu maior desejo, no limiar deste novo ano, traduz-se na materialização da intenção de retomar o contacto contigo, de te ver e te escutar longamente: bem-entendido dialogar sobre a vida e os projetos para um futuro imediato. Confesso que a minha consciência não está tranquila. Tenho como que uma certa impressão de te ter perdido um pouco, à margem do meu horizonte. Podes crer que estás intimamente presente em cada instante da minha existência. Mas faço por corresponder (e de manifesta a consciência do lugar que o meu espírito e o meu coração te reservam). A vida caminha para o fim, e em Agosto de 1989 escreve à filha em Maputo: O tempo é demasiado curto para realizar os projetos que tracei: escrever a história dos discursos nacionalistas e dedicar-me à redação das memórias de uma geração, traçando o meu percurso pessoal. Mas evito essa tentação. Morre em Agosto de 2009 aquele que, segundo Sarah Maldoror escreveu “não queria culturas de empréstimo, mas sim um intercâmbio na reciprocidade de conhecimentos. Se no início o combate foi desigual, a sua coragem foi grande, já que tinha para consigo a abnegação e o orgulho da reconquista da liberdade”.


Eis o produto de uma vinda à Feira da Ladra, uma agradável safra, encontrei pepitas guineenses e colaterais.
E fiquei enternecido com este Mário Pinto de Andrade na intimidade.
Ponto final.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 de Novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13954: Recordações de uma ida à Feira da Ladra: 15 de Novembro (1) (Mário Beja Santos)

4 comentários:

Antº Rosinha disse...

De facto é interessantíssimo este achado de BS.

Então a foto com Agostinho Neto, Amilcar Cabral, Pinto de Andrade e Marcelino dos Santos, para este Blog, representa os verdadeiros protagonistas da Guerra da guerra que tivemos que suportar.

São eles os genuínos representantes do MPLA, FRELIMO e PAIGC.

Embora houvesse outros movimentos mas foram completamente secundarizados por estes velhos "estudantes do império".

A geração destes estudantes, e outros simultaneamente futebolistas eram na realidade à frente do tempo/tuga.

Eram contemporâneos, Mário Wilson, Matateu, Fialho (benfica), Coluna, Peyroteo, e muitos directores de Repartições Públicas aqui e nas colónias.

Enquanto aqui no rectângulo quem estudava era para obter uma aptidão (canudo) aqueles estudantes já estudavam par mudar a história.

Mas penso que a união que sempre houve entre esses africanos de várias latitudes, (do Minho a Timor) foi um sonho que se evaporou com as guerras internas que se previam.

Então no caso de Mário Pinto de Andrade que presenciou o 14 de Novembro em Bissau, e que acompanhou o 27 de Maio em Luanda, nem sei se ele próprio chegou a saber qual foi a verdadeira pátria dele.





Anónimo disse...

Um a parte extra blog, só para enviar um abraço ao António Rosinha do João Parracho, que encontrei casualmente no fim de semana aqui por Ílhavo, creio de férias, já que agora anda por Angola na Teixeira Duarte.

JPicado

Antº Rosinha disse...

Obrigado JPicado.
Retribua por favor a esse amigo das andanças da Guiné, o abraço e votos de felicidade e que beba umas Cucas por mim Luanda, porque eu não tive tempo de as beber todas.

É bom ter certas surpresas como esta, um abraço de um amigo e antigo colega.

J Picado um abraço tambem para si.

Antº Rosinha disse...

Obrigado JPicado.
Retribua por favor a esse amigo das andanças da Guiné, o abraço e votos de felicidade e que beba umas Cucas por mim Luanda, porque eu não tive tempo de as beber todas.

É bom ter certas surpresas como esta, um abraço de um amigo e antigo colega.

J Picado um abraço tambem para si.