quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P14006: A minha máquina fotográfica (5): (i) comprei a minha Yashica Linx 5000 em Bissau por 3 contos; (ii) e que tal criar-se um museu de máquinas fotográficas de guerra? (Manuel Coelho, ex-fur mil trms, CCAÇ 1589, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68)


 A Yashica Linx 5000 que apareceu no mercado em 1962


Fotos: © Manuel Caldeira Coelho (2014). Todos os direitos reservados [ Edição: LG]



1. Mensagem de Manuel Coelho (ex- fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68) 



Data: 9 de dezembro de 2014 às 17:03

Assunto: máquina fotográfica


Quando cheguei a Bissau adquiri (com a "massa" que me adiantaram para fardamento), uma Yashica Linx 5000 na firma Soda Freres, máquina já relativamente evoluída, com regulação manual de abertura, velocidade e telémetro. Preço = 3.000$00;

Com ela tirei algumas centenas de fotos muitas das quais já constam do blogue nos postes de  CC1589 e Madina do Boé.

Infelizmente durante uns meses esteve avariada com o diafragma encravado pelo que teve de ir ao Japão para reparação.

Mesmo em Madina do Boé, quando fora da época das chuvas permitia aterrar a DO, enviava os rolos para revelação ao laboratório Iris em Bissau.

 Será má ideia pensar em museu das máquinas fotográficas de guerra?

 Abraço, bom Natal para todos.






Guiné > Região de Gabu > Madina do Boé > CCAÇ 1589  (1966/68)  > (i) os dois irmãos; (ii) o "menino-soldado"... Duas das mais fantásticas fotos do álbum do Mnauel Coelho, o fotógrafo de Madina do Boé...


Fotos: © Manuel Caldeira Coelho (2014). Todos os direitos reservados [ Edição: LG]

________________

Nota do editor:

Último poste da série > 9 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13995: A minha máquina fotográfica(4): (i) Comprei em Cabo Verde uma Yashica Electro 35 a um primeiro srgt que se dedicava ao contrabando; e (ii) improvisei um estúdio de fotografia (José Augusto Ribeiro, ex-fur mil da CART 566, Cabo Verde, Ilha do Sal, outubro de 1963 a julho de 1964, e Guiné, Olossato, julho de 1964 a outubro de 1965)

1 comentário:

Chapouto disse...

Amigo Manuel estou a espera que me diga alguma coisa a cerca da fotografia do alferes e furriel que estavam comigo em Banjara da Companhia 1588 que te mandei.
um abraço
Fernando Chapouto