domingo, 11 de janeiro de 2015

Guiné 63774 - P14140: As nossas queridas enfermeiras paraquedistas (33): A minha homenagem a essas grandes mulheres Portuguesas (Abel Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), com data de 7 de Janeiro de 2015:
 
Camaradas:
Vou reportar-me ao ano de 1968 para dar também o meu contributo e prestar, ao mesmo tempo, a minha homenagem a essas grandes mulheres Portuguesas, que nos teatros de operações muito sofreram para que os seus camaradas não sentissem tanto as agruras da guerra, as nossas Enfermeiras Pára-quedistas.

Mulheres de uma estirpe fora do comum, que na hora de prestar o seu auxílio a quem precisava, não o regateavam e, deixando para trás tudo e todos, lá iam com a sacola dos primeiros socorros às costas em auxílio de quem deles precisava, sem se preocuparem com o zumbido da bala traiçoeira ou da mina camuflada na picada.

Fui testemunha de um caso em que alguns camaradas ficaram feridos e outros faleceram, junto ao destacamento do CHE-CHE, local onde se encontrava posicionada a jangada “Rio Corubal“ que fazia a travessia para Madina do Boé e Béli, locais por onde andou a CART 1742.
Dizia eu que assisti a uma Senhora Enfermeira Pára-quedista tratar com tal carinho e sentido profissional, um camarada que sofreu a acção sobre si de uma mina traiçoeira. Aquela mulher, sabendo que o ferido tinha pouca ou nenhuma hipótese de sobreviver, tratou dele como se de um filho tratasse, chorou e, esquecendo que estava numa zona perigosa com rebentamentos à mistura, voltou-se para um outro camarada que também precisava dos seus cuidados, tratando-o com o mesmo carinho e desvelo.

Hoje, passados todos estes anos, ainda tenho gravado na minha mente o estoicismo, o querer e o amor fraternal que essa Senhora Enfermeira nutria pelo seu semelhante, vejam o caso da enfermeira Celeste, é bem demonstrativo daquilo que a Mulher Portuguesa é capaz.

Guiné - A Enf.ª Pára-quedista Giselda Antunes e o Fur Mil Pilav Gil Moutinho em Alerta

Guiné, 1973 - Evacuação do Ten Pilav Miguel Pessoa. Na foto a Enf.ª Pára-quedista Giselda Antunes que mais tarde casou com ele.

Fotos: © Miguel Pessoa

Guiné, 1965 - Uma evacuação. Na foto a Enf.ª Pára-quedista Aura Rico Teles
Foto: © Aura Rico Teles

Quero deixar aqui expressas toda a minha admiração e gratidão às Enfermeiras Pára-quedistas Portuguesas, para todas elas, as que partiram e aquelas que felizmente ainda cá estão, o meu abraço, e bem hajam.

Sem mais, queiram receber um abraço fraterno do camarada e ex-combatente
Abel Santos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 de janeiro de 2015 > Guiné 63774 - P14123: As nossas queridas enfermeiras paraquedistas (32): A morte da camarada Enfermeira Paraquedista Celeste Costa (Giselda Pessoa)

Sem comentários: