sexta-feira, 6 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14325: Efemérides (183): 5 de março de 1973, Guileje: a morte de um mártir/herói da guerra, o alf mil Vitor Lourenço, da CCAV 8350 (J. Casimiro Carvalho)


Foto nº 1 


Foto nº 2


Foto nº 3 

Guiné > Região de Tombali > Guileje > 1972 (?) > CCAV 8350 (1972/74) > Festa de anos do J. Casimiro Carvalho (?) (ao fundo)  > Fotos do grupo onde estava o malogrado alf mil Victor Lourenço (morto em 5 de março de 1973). São as únicas fotos que temos deste malogrado camarada (de perfil, assinalado com uma seta) e foram-nos enviadas ontem  pelo J. Casimiro Carvalho.

Fotos: © J. Casimiro Carvalho (2015). Todos os direitos reservados


1. Comentário, de ontem, do José Casimiro Carvalho [ ex-fur mil op esp, da CCAV 8350, “Piratas de Guileje”, (1972/74)], ao poste P14324 (*)

Sou (fui) um dos intervenientes desse triste e doloroso episódio na História da CCAV 8350.

Decidiram reabrir a estrada para o Mejo. Tinham que "capinar", por esse motivo havia que manter a segurança aos trabalhos (eu estava com o meu Grupo emboscado, ali, bem na ZA). De repente ouvi/senti, uma violenta explosão. Fui-me inteirar do sucedido. Deparei com o corpo do malogrado Alferes Lourenço estendido, sem metade da cara, e com as "tripas" expostas (já estou a chorar)...

Que aconteceu ????... obviamente, conjecturas, muitas, só ele poderia explicar o que se passou, o resto são isso mesmo, conjecturas.

No entanto depois de me inteirar "in loco" do sucedido, fiquei com dois ou três "filmes"...

Ao desarmadilhar/desactivar uma granada/armadilha, em que é necessário reintroduzir os dois pernos/cavilha, ao mesmo tempo que se segura a alavanca da granada, pode ter havido uma falha na pressão da mão e ter activado o percutor do fulminante.

«In dúbio», ele deve ter-se apercebido que "algo não estava bem", tinha duas opções, atirar a granada para longe dele, e ferir dezenas de militares e civis, ou naquele nano-segundo optar por segurar... sempre com a 2.ª hipótese, que era, não havia problema "estava tudo bem".

Morreu com esse glorioso alferes... a resposta. Eu penso que ele, ao afastar a granada da cara, estendendo o braço, sem largar a mesma, poderia ter ficado na dúvida do eminente perigo, ou não.

Para mim ele foi/é um Mártir/Herói da guerra. Provavelmente tentou minimizar "os danos colaterais", não pensando em si, e é essa imagem que guardo.

O que se seguiu é digno da "bolinha vermelha", já no Quartel, fui um dos voluntários para pegar no cadáver e transportá-lo/depositá-lo... na Capela. Éramos dois, eu peguei nos braços, outro camarada nas pernas, ao levantar o corpo, o mesmo dividiu-se em dois... Que dor, eu fiquei com a cabeça, os braços e o dorso, o outro camarada, com as pernas e a bacia.

Encostei-me na Capela a chorar e com convulsões, que ainda hoje, transporto comigo.

O meu respeito e a minha memória estão com o "Alferes Lourenço".

Quanto a ser o Último Alferes a morrer, não é verdade. O último foi o Alferes Branco, que o veio substituir, morreu numa patrulha que fez comigo (a primeira que fez), em Gadamael... (**)

Tenho tudo isso gravado na minha cabeça. Nunca me esquecerei dos meus Heróis.

José Carvalho
ex fur mil Op Esp
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 5 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14324: Efemérides (182): 5 de março de 1973, Guileje: a morte de um herói, o alf mil Victor Paulo Vasconcelos Lourenço, da CCAV 8350, natural de Torre de Moncorvo (Hélder Sousa / Manuel Reis)

(**) Alf mil art Artur José de Sousa Branco. da CCAV 8350, morto em combate, em Gadamael, em 4/6/73. Era natural de Lisboa, e está sepultado no cemitério do Alto de São João.

Recorde-se que na tarde de 4 de junho de 1973, em Gadamael, o alf mil Branco sai com um reduzido grupo de combate (12 homens) para fazer um reconhecimento nas imediações do aquartelamento, na antiga pista, a cerca de 1 km do arame farpado. O grupo cai de imediato numa emboscada e só não foi totalmente aniquilado graças à pronta intervenção das tropas paraquedistas (CCP 122/BCP 12, acabada de chegar a Gadamael, na manhã de 3 de junho, sob o comando do cap paraquedista Terras Marques).

Um pelotão, sob o comando do alf paraquedista Francisco Santos, da CCP 122, vai em socorro do grupo do alf mil Branco e ainda consegue resgatar os corpos e os sobreviventes. "Os cadáveres tinham sido selvaticamente baleados, ainda estavam quentes  e os fatos empapados de sangue" (José Moura Calheiros - A última missão, 1.ª ed. Caminhos Romanos: Lisboa, 2010, pp. 527/528).

Além do alf mil Artur José de Sousa Branco, morreram nesta ação os seguintes camaradas, todos eles sold cav da CCAV 8350 (entre parênteses, o concelho da sua naturalidade):

António Mendonça Carvalho Serafim (Cartaxo);
Fernando Alberto Reis Anselmo (Macedo de Cavaleiros);
Joaquim Travessa Martins Faustino (Santarém);
José Inácio Neves (Alcobaça).
____________

3 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Por respeito aos familiares e à memória do nosso camarada, dispensava-se a descrição do estado em que ficou o corpo, interessava sim, saber se houve relatório do sucedido e se dele se tiraram ensinamentos: distâncias de segurança e não presença de estranhos junto de quem desmontava a armadilha.
Honramos a memória do nosso camarada Alf Mil Vítor Lourenço, que como o Alf Mil Couto da minha CART 2732, foi vítima da forma mais violenta que aquela guerra tinha para matar.

Carlos Vinhal
Fur Mil Minas e Armadilhas

JD disse...

Carlos Vinhal,
Não tenho vergonha de ter ido à guerra por um apelo pátrio, a que não seria capaz de fugir. Participei com sentido humanitário e solidário, que tentei influenciar mos que me acompanhavam. Sempre me preocupou a defesa da dignidade entre os combatentes (NT e IN). Esta narrativa, porém, vem acentuar o sentimento lachista de rebaldaria na nossa formação operacional. Cada um ficava entregue a si próprio, e, com sorte, poderia safar-se. Daí, que ache ter havido indignidade na relação do Estado com os pais do malogrado alferes.
Não estou a julgar o Lourenço, claro, que pagou caro uma eventual incúria por falta de alternativa na circunstância, como se infere do texto do Casimiro.
Também dei algumas baldas, e insurgi-me contra outras, mas na retaguarda havia sempre gente capaz de julgar sem sentimentos, e sem cuidar de propor medidas cautelares eficazes.
Um abraço
JD

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

A info dos mortos está incorrecta, sobre o local. O Furriel Faustino, morreu no Quartel vítima de bombardeamento. Na mesma vala onde eu estava, pois tive a infelicidade de nesse dia estar em locais diferentes onde morreram 4, na emboscada e 1 na vala.