segunda-feira, 27 de abril de 2015

Guiné 63/74 - P14533: Ser solidário (181): Orquestra Geração nos Dias da Música, CCB, Lisboa, 26 de abril, 18h... Um projeto pedagógico inovador que é uma prática social exemplar: "aprendendo música para tocar vidas"















Fotos (e vídeo): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados

1. Ontem, por ocasião de mais uma edição de Dias da Música, no CCB - Centro Cultural de Belém, em Lisboa (este ano sob o tema "Luzes, Cãmara, Música")  tive a grata experiência de ver a atuação da Orquestra Geração de Sopros... Fiz fotos e gravei um pequeno vídeo que quero compartilhar com os leitores do nosso blogue...

Estes putos (e que os ensina  e apoia) merecem as nossas palmas... A Orquestra Geração é um projeto que merece ser conhecido, divulgado e acarinhado. "Aprendendo música para tocar vidas. Projecto pedagógico que já é considerado uma das melhores práticas sociais europeias"...  É um projeto de inclusão social das crianças e jovens de bairros social e economicamente mais desfavorecidos e problemáticos.

Eles estão no Facebook e têm uma página na Net. A responsabilidade pedagógica da Escola de Música do Conservatório Nacional, e contam com o apoio de diversas autarquias e outras entidades.


2. Aqui fica um excerto de um texto sobre o historial do projeto Orqiuestra Geração e seus objetivos:


(...) No início do ano letivo de 2007/2008, fruto de uma conversa entre o Dr. Jorge Miranda (Câmara Municipal da Amadora) e o Dr. António Wagner Diniz, presidente do Conselho de Gestão do Conservatório Nacional, tomou-se a decisão de acrescentar ao projeto Geração já implantado no bairro da Boba (Concelho da Amadora), uma orquestra que aplicasse em Portugal o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela.

Este sistema visa essencialmente dar um apoio social a crianças e jovens oriundos de bairros ditos difíceis, onde impera a marginalidade e o tecido familiar é muito frágil, e tem como objetivo, através da prática intensiva de orquestra (trabalho de conjunto por excelência), integrar as crianças ou jovens na sociedade, aumentando-lhes a autoestima e o respeito pelo outro, de forma a se atingir um desenvolvimento harmonioso da sua personalidade e combater o absentismo escolar, a saída para a marginalidade, enfim a desnaturação da personalidade do ente intervencionado.

O projeto Orquestra Geração tem revestido em Portugal um papel igualmente importante na aproximação e motivação das famílias dos alunos, no sentido de se integrarem progressivamente nas atividades da orquestra, contribuindo para o alargamento do espectro de ação do mesmo, motivando e responsabilizando todo o agregado familiar na obtenção dos resultados por nós idealizados.

Do Casal da Boba, mais especificamente da Orquestra Geração estabelecida no agrupamento de escolas Miguel Torga, o projeto alargou-se ao concelho de Vila Franca de Xira, nomeadamente ao agrupamento de escolas da Vialonga ainda em 2007/2008 e no mês de Novembro de 2008 no bairro da Mira também no concelho da Amadora (projeto que terminou no ano letivo de 2009/2010).

Posteriormente, com a entrada através do POR LISBOA de outras autarquias, o projeto Orquestras Juvenis-Orquestra Geração passou a abarcar mais as seguintes escolas: Mário de Sá Carneiro em Camarate, Bartolomeu Dias em Sacavém, da Apelação, todas no concelho de Loures, Alto do Moinho (Zambujal) e Pedro D’Orey da Cunha (Damaia e Cova da Moura), ambas no Concelho da Amadora, Amélia Vieira Luis (Carnaxide-Portela) no concelho de Oeiras, Mestre Domingos Saraiva (Algueirão-Mem Martins) em Sintra e Escola da Boa Água (Quinta do Conde em Sesimbra).

No ano letivo 2010/2011 aderiu ao projeto o Município de Lisboa, com duas escolas, nomeadamente na Ajuda – Alexandre Herculano e na Boavista – Escola Arquiteto Ribeiro Telles. Também neste ano letivo teve início os projetos no norte do país, em Mirandela e Amarante, financiados pela Fundação EDP, com Murça a partir de 2011/2012. Ainda em 2011/2012 iniciou-se igualmente o projeto em Coimbra da responsabilidade do Conservatório local.

O desenvolvimento do projeto assentou em dois vetores fundamentais - a formação de formadores aptos a aplicar a metodologia venezuelana do El Sistema e o encontrar parceiros financeiros que garantissem a continuidade do projeto.

Tendo as orquestras Geração a sua origem no projeto Geração do bairro da Boba na Amadora, foram inicialmente financiadas pelo programa EQUAL, pela Câmara da Amadora e pela Fundação Gulbenkian, cabendo ao Conservatório Nacional a responsabilidade pedagógica e administrativa. Posteriormente outras entidades privadas foram-se associando, tais como a fundação EDP, que patrocinou parte da aquisição dos instrumentos para o núcleo da Boba.

Findo o período de intervenção do EQUAL foram a Câmara da Amadora e fundações Gulbenkian e EDP os apoiantes do primeiro núcleo, nomeadamente na Escola Miguel Torga. Como anteriormente referido, o POR Lisboa veio enquadrar os outros núcleos entretanto formados, à exceção das três escolas de Trás-os-Montes, patrocinadas na totalidade pela Fundação EDP.

A Fundação PT, em conjunto com o Município de Loures e o Ministério da Administração Interna, desde 2009/2010, apoia as escolas de Sacavém e Camarate no âmbito do Contrato Local de Segurança; os bancos Barclays e BNParisParibas no presente ano letivo de 2012/2013 apoiam projetos específicos transversais a todas as escolas do projeto e ainda a TAP.

De salientar o fato de, desde o ano letivo de 2009/2010, o Ministério da Educação assegurar a contratação de todos os professores da zona metropolitana de Lisboa e de Coimbra, englobando um número aproximado de 80 docentes.

(...) Objetivos:

- Promover a inclusão social das crianças e jovens de bairros social e economicamente mais desfavorecidos e problemáticos;

- Combater o abandono e o insucesso escolar;

- Promover o trabalho de grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania;

- Promover a autoestima das crianças e das suas famílias;

- Aproximar os pais do processo educativo dos filhos;

- Contribuir para a construção de projetos de vida dos mais novos;

- Promover o acesso a uma formação musical que seria impossível para a maioria das crianças e jovens que vivem em contextos de exclusão social e urbana. (...)


Texto de António Wagner Diniz (Excertos) [Reproduzido com a devida vénia...]

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Nota do editor:

Último poste da série > 9 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14451: Ser solidário (180): No passado dia 28 de Março de 2015 tomaram posse os membros do Lions Clube da Lusofonia que se propõe apoiar os imigrantes dos países lusófonos residentes no Concelho de Matosinhos (Jaime Machado)

1 comentário:

Luís Graça disse...

O trabalho deste homem, António Wagner Diniz, merece ser conhecido e reconhecido...

Tem uma carreira musical, na área do canto, como barítono. Fui (ou ainda é) professor de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa desde 1987, e seu Diretor desde 2000 (até há pouco tempo).

Dedica-se hoje, de alma e coração, a este projeto, a Orquestra Geração...

O desenvolvimento do ensino da música, em Portugal, deu um salto exponencial, depois do 25 de abril... E felizmente que há hoje milhares de jovens, de norte a sul, de leste a oeste, a tocar música, a compôr, a cantar, a ensinar, a reger bandas e orquestras, enfim, a tornar este país infinitamente mais criativo e feliz do que há meio século...

Tiro o meu Ant´quico ao trabalho do António Wagner Diniz, ligado a este projeto de aprender pela música e lutar contra a exclusão social... Tiro o meu quico a milhares de porfessores de música, anónimos, espalhados por esse país fora...

Bato as palmas ao trabalho pedagógico do histórico conservatório nacional... E sei do que falo porque tenho um filho que também fez o conservatório nacional de música de Lisboa...Uma grande escola, também de cidadania!