terça-feira, 12 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14601: Blogoterapia (269): O meu pai é o meu herói (Cristina Silva, filha do Jacinto Cristina, o "padeiro da ponte Caium", ex-sold CCAÇ 3546. Piche, 1972/74)





C. 1973: A Cristina, com 2 anos e atl,  e a mãe, Goreti... Rezavam todos os dias pelo regresso do pai e marido... Em baixo, a Cristina folheando o álbum fotográfico do pai, Jacinto Cristina, na altura destacado na Ponte de Caium, subsetor de Piche, Zona leste da Guiné (CCAÇ 3546, 1972/74)... A Cristina já era nascida quando o pai foi mobilizado para a Guiné. O Jacinto Cristina, dono de uma panificação em Figueira de Cavaleiros, Ferreira do Alentejo, reformou-se por invalidez, em 2011, aos 62 anos. Foi em Caium que aprendeu a arte de fazer "casqueiro"...

Fotos: © Jacinto Cristina (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados


1. Da nossa amiga Cristina Silva, engenheira e empresária, a viver no Funchal, comentário ao poste P14589 (*)


O meu pai é o meu herói, o meu orgulho e a inspiração para as batalhas que tenho travado na vida!

Ainda guardo nos segredos do meu coração a oração que a minha mãe me ensinou pois, juntas, rezávamos todas as noites pelo meu pai... Testemunho o olhar terno da minha mãe... e a sua determinação... As "encomendas" e as cartas que, religiosamente, enviava para a Guiné! Grande heroína, ela própria! 

As marcas ficaram para sempre nos nossos corações. Devo-lhes tudo o que sou! A todos os Camaradas da Guiné e ao meu amigo Luis, especialmente, um grande abraço! Cristina Silva. (**)

______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 9 de maio 2015 > Guiné 63/74 - P14589: A bianda nossa de cada dia (3): o melhor casqueiro da zona leste, amassado e cozido em forno a lenha pelo Jacinto Cristina e pelo Manuel Sobral, no destacamento da ponte Caium... Mas nem só de pão viviam os homens do 3º Gr Comb, os "fantasmas do leste", da CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74)

(**) Último poste da série > 2 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14556: Blogoterapia (268): Vitórias (Juvenal Amado, ex-1.º Cabo CAR do BCAÇ 3872)

3 comentários:

Anónimo disse...



Muitos parabéns Cristina:

Pelos pais que perto ou à distância te souberam criar com tanto amor e fizeram de ti uma criança mais bela do que a rosa vermelha com que embelezas-te o teu texto. Da beleza da jovem e da mulher em que te transformaste, tanto física como espiritualmente, podemos adivinhar algo, pela foto de criança e pela homenagem que prestas aos teus pais.
Parabéns também pelo alimento essencial e quase sagrado que o teu pai fabricou em fornos mais toscos, para os camaradas da Guiné, ou mais modernos e sofisticados, nas terras onde viveu depois do seu regresso.
Gostei muito do teu testemunho de amor filial. Um grande beijo para ti, para a tua mãe e um grande abraço ao teu pai.
Francisco Baptista

Luís Graça disse...

Em 395 dias na ponte Caium (14 meses, descontando um mês de férias), o padeiro terá gasto cerca de 5 toneladas de trigo (4760 kg, a 1q2 kg por dia), tendo produzido cerca de 1 mil pães de 400 gramas...

A guarnição da ponte era de 30 homens... Com 12 kg de farinha faziam-se 30 casqueiros (de 400 gr).

Um xicoração para as minhas amigas Cristina e Goreti. E, claro, aquele quebra-costelas que é devido ao Jacinto...

Unknown disse...

Meus amigos, muito agradeço o carinho que transborda dos comentários! É incrível como nos sentimos uma família, pelo elemento comum que nos une: as memórias de uma guerra! A todos desejo um Santo e feliz 13 de Maio. Que nossa Senhora de Fátima continue connosco. Grande abraço!