sexta-feira, 15 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14619: Efemérides (188): 9 de Maio de 2015, Dia do Combatente de Matosinhos e comemoração do VI aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (Carlos Vinhal)


No passado dia 9 de Maio de 2015 comemorou-se o Dia do Combatente de Matosinhos e o VI Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes

Na primeira cerimónia que decorreu no Cemitério de Sendim, junto ao Memorial aos Combatentes caídos em Campanha, estiveram presentes, pela ordem na foto, da esquerda para a direita: Representante do Presidente da União de Freguesias Matosinhos/Leça da Palmeira; Comandante da Zona Marítima do Norte; Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC; Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Pároco de Matosinhos.

Estiveram também presentes muitos Combatentes, familiares e matosinhenses anónimos que se quiseram associar a esta homenagem.

Caixa de guerra, Clarins e Força, presentes na cerimónia

Após o Toque de Sentido foi depositada uma Coroa de Flores na Base do Módulo do Memorial onde estão inscritos os 70 nomes dos matosinhenses caídos em Campanha na Guerra do Ultramar.

Seguiu-se o Toque de Silêncio, o Toque de Homenagem aos Mortos em Combate e o Minuto de Silêncio cumprido com o maior recolhimento.

A Evocação religiosa esteve a cargo do Pe. Manuel Medes, responsável pela Paróquia de Matosinhos, que contou com a colaboração do Coro do Núcleo, interpretando uma das Orações.

Coro do Núcleo

Após os Toques de Alvorada e Descansar, começaram as Alocuções alusivas ao acto, com a primeira intervenção a cargo do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Tenente-Coronel Armando Costa.

TCor Armando Costa da Liga dos Combatentes

O Dr. Guilherme Pinto, edil de Matosinhos, no uso da palavra, falando aos presentes, de improviso como é seu hábito.

Terminadas as cerimónias públicas, as comemorações continuaram na Sede do Núcleo, em Leça do Balio, para onde se dirigiram os convidados.

A Sala repleta


Com a Sala completamente cheia, chegou o momento de impor as Medalhas Comemorativas das Campanhas a 23 Combatentes, assim como o da entrega de Testemunhos de Apreço aos sócios da Liga com mais de 40 anos de associados.

Imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas

O nosso camarada e tertuliano Ribeiro Agostinho recebe da mão do Comandante Martins dos Santos o seu Testemunho de Apreço pelos 40 anos de sócio da LC

Seguiu-se um momento cultural a cargo do Eng.º e Arqt.º Rocha dos Santos, também ele Combatente em Angola, onde foi Alferes Miliciano da Arma de Engenharia, que falou dos tempos em que Leça da Palmeira era essencialmente uma zona rural, dedicada praticamente só à agricultura, dos seus usos e costumes, entretanto abandonados pela industrialização do concelho de Matosinhos. Alguns de nós ainda nos revimos em muitos dos slides apresentados.

O Engenheiro (e Arquitecto) Rocha dos Santos durante a sua apresentação

Entretanto chegou a hora de almoço e o apetite já se ia sentindo. O tempo fez uma trégua na chuva dos últimos dias e convidava ao convívio ao ar livre. As mesas foram montadas num local exterior da Sede, previamente limpo por alguns dos sócios, onde se passou uma excelente tarde.
O almoço foi bem servido e o ambiente não podia ter sido melhor.

O aspecto da "Sala de Jantar" antes de ser "invadida" pelos comensais

Houve a habitual animação musical a cargo dos nossos, já amigos, Vítor Castanheira, voz e Meneses nas teclas...


... e ainda a colaboração do nosso Coro que interpretou alguns trechos da música popular portuguesa.

O Coro do Núcleo, que conta desde há poucos dias com a colaboração do nosso camarada e tertuliano António Sampaio, em acção.

No dia 30 de Abril de 2009 foi aprovada a constituição do Núcleo. No dia em que estávamos todos juntos não podia faltar o Bolo comemorativo do VI ano de vida.


Com pompa e circunstância, o Padrinho do Núcleo, Coronel Barbosa Pinto, e o seu Presidente, TCor Armando Costa, procederam ao corte do Bolo Comemorativo.

A tarde escoou-se sem darmos por isso.
Começámos o dia honrando, no Cemitério de Sendim, os nossos camaradas caídos na batalha, e celebrámos a vida, convivendo no Núcleo de Matosinhos da organização que aglutina e auxilia os combatentes que de algum modo precisam de ajuda, a Liga dos Combatentes.

Texto: Carlos Vinhal
Fotos: © Abel Santos, Dina e Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14610: Efemérides (187): Cerimónias comemorativas do 13.º aniversário da inauguração do Monumento ao Torrienses Mortos na Guerra do Ultramar e do 89.º aniversário do Núcleo de Torres Vedras e Lourinhã, dia 31 de Maio de 2015, em Torres Vedras

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

É uma boa foto/reportagem.
O monumento é, parece-me, bem conseguido.
A cerimónia foi respeitosa.
Parabéns.

Hélder S.