segunda-feira, 18 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14629: A bianda nossa de cada dia (6): o nosso "restaurante Michelin" em Guiro Iero Bocari, lá no cu de Judas... E o Manuel Pereira era o nosso cozinheiro de muitas estrelas, o homem que tinha sempre cebolas ('manga de ronco') para as mulheres e raparigas da tabanca... .(Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, 1969/70)









Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Setor de Paunca > Guiro Iero Bocari > CART 11 (1969/70) > O refeitório de toda a malta...

"Vemos o ex-fur.mil Cunha, o ex-alf.mil Fagundo, o ex-1º.cabo enf José António e outros que não identifico a almoçar numa mesa, com o tampo feito de canas entrelaçadas, com o célebre garrafão de vinho e sentados nuns bancos de toros e as crianças à espera, no arame farpado, do 'parte' qualquer coisa que sobrar" (Legenda de Valdemar Queiroz).

Foto: © Abílio Duarte (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]



Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Setor de Paunca > Guiro Iero Bocari > CART 11 (1969/70) > Rua principal da povoação...

Foto: © Foto: © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]). Todos os direitos reservados


1. Mensagem do Valdemar Queiroz, com data de 10 do corrente:


[Foto à direita: Valdemar Silva (mais conhecido por Valdemar Queirós), ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)]
Ora, viva, Luís Graça.

O Abilio Duarte, da nossa (ou como ele dizia 'eu não tinha lá nada') CART 2479 / CART 11, "Os Lacraus",  é o autor/fotógrafo de uma das grandes fotografias do nosso Blogue: o 'Restaurante Michelin'.

Trata-se de uma fotografia tirada ao refeitório/messe (???),  o refeitório de todos: soldados, sargentos e oficiais, em Guiro Iero Bocari.

Foi, também, com esta fotografia do 'Restaurante Michelin' que Guiro Iero Bocari se revelou para todos nós.

Na foto, em Guiro Iero Bocari, vemos o ex-fur.mil Cunha, o ex-alf.mil Fagundo, o ex-1º.cabo enf José António e outros que não identifico a almoçar numa mesa, com o tampo feita de canas entrelaçadas, com o célebre garrafão de vinho e sentados nuns bancos de toros e as crianças à espera, no arame farpado, do 'parte' qualquer coisa que sobrar.

Guiro Iero Bocari era isto. Está cá tudo, pouca alegria, taciturnos, com uma pequena escala d' África, nitidamente 'o que é que eu estou aqui a fazer?'...



 Se o Elvis, com uns abanos de cintura, se os Beatles, Domonico Modugno, até Tony de Matos, faziam entusiasmar as raparigas, o Pereira, em Guiro Iero Bocari não precisava de ser gingão, roqueiro ou cantor romântico. O Pereira era cozinheiro e tinha cebolas.

Constou-se em Guiro Iero Bocari que o Pereira era, qual 'Love me tender', 'Yesterday', 'Ciao ciao banbina' ou 'Só nós dois', o homem que tinha cebolas para as mulheres e raparigas da tabanca (as cebolas 'manga de ronco' culinário).

O Pereira tratava da nossa bianda todos os dias. Viva o Pereira, cozinheiro, que esteve em Guiro Iero Bocari.

Valdemar Queiroz

________________

Nota do editor:

Postes anteriores da série > 


11 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14595: A bianda nossa de cada dia (4): Os nossos "chefs gourmet", lá no mato.. A fome aguçava o engenho... (Jorge Rosales / Manuel Serôdio / Vasco Pires)

9 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14589: A bianda nossa de cada dia (3): o melhor casqueiro da zona leste, amassado e cozido em forno a lenha pelo Jacinto Cristina e pelo Manuel Sobral, no destacamento da ponte Caium... Mas nem só de pão viviam os homens do 3º Gr Comb, os "fantasmas do leste", da CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74)

7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14584: A bianda nossa de cada dia (2): homenagem ao nosso cozinheiro Manuel, hoje empresário de restauração (Abílio Duarte, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Nova Lamego, Paunca, 1969/1970)

5 de maio de 2015 Guiné 63/74 - P14574: A bianda nossa de cada dia (1): histórias do pão e do vinho... precisam-se!

3 comentários:

Abílio Duarte disse...

Na 2ª. foto vê-se o Manuel Pereira de costas.
Para mim o melhor petisco que ele fazia,era um esparguete de tomate, com rodelas de chouriço,com piri-piri, era de estalo, e não havia vinho que aguenta-se.Velhos e bons tempos, Queiroz.

Luís Graça disse...

Abílio e Valdemar: estou inteiramente de acordo com a vossa dúvida, qua também me assaltava bastas vezes, na CCAÇ 12, e nomeadamente quando era destacar para reforçar a autodefesa de tabancas, fulas, como essa: afinal, o que eu estou aqui a fazer?!... E partia-se-me o coração de ver essas crianças com barrigas e olhos de fome...

Nunca cheguei a ter um restaurante Michelin, com 3 estrelas, com o vosso... As vezes que fui destacado para tabancas em autodefesa, ia a a n+ivel de seção... E em geral era só eu e o operador de transmissões que eramos "arranchados"... Os africanos desenrascavam-se na tabanca... Como nunca tinha jeito para a cozinha, dev o ter lerpado com fome... Valia-me alguma caça que comprava...

Luís Graça disse...

O Abílio vai-me perdoar por ter "manipulado" a foto original: mas acho que fica melhor assim, a preto e branco, e "cortada" em partes... LG