segunda-feira, 15 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14748: Efemérides (193): No passado dia 10 de Junho de 2015 foi inaugurado um Memorial aos Combatentes do Concelho de Santarém (Armando Pires)

1. Mensagem do nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf.º da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70), com data de 14 de Junho de 2015:

Inauguração do Memorial aos Combatentes do Concelho de Santarém


FINALMENTE! 

No passado dia 10 de Junho, em Santarém, minha terra natal, foi inaugurado um Memorial aos Combatentes. 

Um Memorial simples mas de grande dignidade, tão grande quanto aquela de que se revestiu a sessão solene da sua inauguração. 

Obra do esforço e da vontade de ex-combatentes, desde logo o Arnaldo Vasques, que lançou a ideia abraçada pelo Carlos Marçal, actual Presidente das Juntas de Freguesia da cidade de Santarém, e apadrinhada pelo Coronel na Reforma, Garcia Correia. 

Com o apoio da Câmara Municipal foi constituída uma comissão ‘ad hoc’, que integrou, ente outros, o também ex-combatente (e DFA) Coronel na Reforma Correia Bernardo, e o Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Carlos Pombo. 

A obra, para a qual decorre ainda uma recolha de fundos, é de autoria do escultor Salter Cid, e foi erguida no jardim fronteiro ao antigo Presídio Militar, hoje Casa de Portugal e de Camões. 

A população da cidade foi convidada a estar presente à cerimónia, juntando-se a muitos antigos combatentes, à guarda de honra formada pelos estandartes das várias Juntas de Freguesia do Concelho, e das Associações de Combatentes dos distrito. 

Uma Guarda Militar com fanfarra prestou as honras devidas, ganhando profundo respeito e silêncio o Toque a Mortos, durante o qual foram chamados pelos nomes, com grito de “PRESENTE!”, os 49 homens mortos em combate. 
À chamada dos seus nomes, correspondiam os seus familiares vivos, especialmente convidados para o momento, com a deposição de flores na base do memorial. 

Não foi apenas uma justa Homenagem, foi, finalmente, e permito-me afirmar, a reconciliação da cidade com uma geração de homens que a honraram na vida e na morte. 

As fotos que se seguem, cedidas pela Junta de Freguesias, ilustram os momentos mais significativos da inauguração.

Armando Pires

O Memorial aos Combatentes dos Concelho de Santarém

Momento solene do descerramento do Memorial. À direita, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, à esquerda o Coronel Reformado Garcia Correia.

Estandartes das Juntas de Freguesia e de Associações de Combatentes.

Guarda de Honra Militar e estandarte do Núcleo de Santarém da Associação de Comandos.

O Coronel Reformado Garcia Correia proferindo o seu discurso, vendo-se à sua direita o ex-combatente Arnaldo Vasques, grande dinamizador do projecto.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, usando da palavra para homenagear todos os antigos combatentes do concelho.

Em nome das Forças Armadas, a deposição de uma coroa de flores na base do Memorial.

O momento de maior emoção e significado de toda a cerimónia. Aquele em que os familiares dos militares mortos em combate colocavam flores no memorial com os seus nomes.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14731: Efemérides (192): 75º aniversário do gesto heroico de Aristides de Sousa Mendes ao decidir ajudar a salvar milhares de seres humanos fugidos ao terror nazi...Dia da Consciência, no próximo dia 17 de junho, celebrado com missas em diversas partes do mundo cristão, de Bordéus ao Vaticano, de Cabanas de Viriato a São Paulo, de Fátima a Newark ... Exposição e sessão de homenagem nesse dia, no Centro Cultural Franciscano, Lisboa (João Crisóstomo, Nova Iorque)

3 comentários:

José Marcelino Martins disse...



Tudo o que se fizer, para manter viva a memória dos Combatentes, será, por muito que seja, será, dizíamos, muito pouco!

Luís Graça disse...

Bonita cerimónia, Armando. Deves sentir orgulho na tua terra, nas tuas gentes e nos teus camaradas escalabitanos. Santarém junta-se às outras terras deste país que se recusam a esquecer e a fazer esquecer que houve uma guerra, lá longe, em África, nos anos 60/70, do século passado, e por onde passou mais de um milhão de jovens soldados...

Abraço grande. Luis

armando pires disse...

Obrigado, Luís.
Um grande abraço também para ti.
armando pires