quarta-feira, 17 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14760: Estórias cabralianas (86): Alferofilia (...uma parafilia a acrescentar à lista DSM - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, da APA - American Psychiatric Association) (Jorge Cabral)

1. Com um especial agradecimento à amiga Anabela Martins, que processou, em word, a versão original, manuscrita, de mais esta estória do alfero Cabral, pensada e alinhavada enquanto o autor se preparava, há dias, para ser submetido aos horrores de uma colonoscopia num daqueles sítios asséticos, de batas brancas, muitas luzes e aparelhos da guerra das estrelas,  num conceituado hospital da capital, onde um gajo, se se descuida, pode muito bem bater a bota ou lerpar, como se dizia em Missirá, antes de ter cantado o fado todo a que foi condenado)...

Quanto ao editor, ele muito se congratula com o regresso, ao mundo dos vivos, do nosso alfero Cabral que já não nos "mandava estória"  desde o último Natal de 2014!  E desta feita, mandou-nos duas, duas estórias!... Se não quisesse correr o risco de ser mal interpretado, até diria: "Bendita colonoscopia, alfero Cabral"!... (LG)

[Foto acima; o "alfero" Cabral não precisa de apresentações... Mas recorde-se que, noutra encarnação,  foi alf mil art, cmdt Pel Caç Nat 63, Guiné, zona leste, setor L1 (Bambadinca), tendo destacdo em Fá Mandinga e Missirá, 1969/71;  hoje é jurista, professor do ensino superior  universitário, reformado; autor da série "estórias cabralianas" ... há muito à espera de um bom de um editor que as publique em suporte de papel!...]


2. Estórias cabralianas  (86) > Alferofilia

por Jorge Cabar

O Alfero nem oito dias tinha de Missirá, quando Binta, a mulher do Milícia, se meteu no seu quarto – abrigo, convidando-o a ...Ainda pensou resistir, mas... Na função era básica, mas os dotes pedagógicos do Alfero, surtiram efeito.

Era conhecida como a mulher do Milícia, mas não tinha marido, pois o repudiara, segundo os usos e costumes, por questões anatómicas, como se dizia na Tabanca.

Há uns anos, num dos nossos Encontros, conheci o último Comandante de Missirá. Pois não é, que me falou dela?! Também não resistiu... Aliás, no tempo dele chamavam-lhe a Alfera.

Quantos Alferes? Bem,  todos estiveram lá, mas foi para resistir ao PAIGC...

Nas minhas aulas, falava das perversões sexuais, as parafilias (pedofilia, zoolofilia, necrofilia...) e acrescentava sempre a Alferofilia. (**)

– Alferofilia, professor? Não consta do DSM... (1)

Pois não... Os psiquiatras americanos não a conhecem. Com esta estória, tenho a certeza, que a próxima actualização do Manual a vai referir.

Luís,  não te esqueças de a enviar à APA - American Psychiatric Association...
Jorge Cabral
_________________

(1) – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – American Psychiatric Association [Em português,  Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação de Psiquiatria Americana]
_____________

Notas do editor:


(**) "Parafilia (do grego παρά, para, "fora de", e φιλία, philia, "amor") é um padrão de comportamento sexual no qual, em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula, mas em alguma outra atividade. São considerados também parafilias os padrões de comportamento em que o desvio se dá não no ato, mas no objeto do desejo sexual, ou seja, no tipo de parceiro, como, por exemplo, a efebofilia". (Fonte; Wikipédia, com a devida vénia...)

7 comentários:

Torcato Mendonca disse...

E a outra, caro Jorge ou L.Graça?

Mas se já Bintas é porque estás porreiro...poreiro pá, porreiro...e que cada um binta como

puder.

Mas sabes há um senão pá. Um fulano bate nos sete zero e acontece cada uma...olha, há dias tive

que visitar um médico especialista e, inesperadamente, zás dedo adentro. Berra um fulano, pela

dor e surpresa e diz:- doutor, chega um homem aos sete zero e zás...

Resposta do clinico com um sorriso: pois é há quem goste...e descalça a luva...está tudo bem !

Um abraçâo (sete zero...tem peso...)

Ab,T.




Hélder Valério disse...

Olá Torcato

Antes de comentar o post do nosso "alfero" e congratular-me pelo seu 'rejuvenescimento', vou referir-me ao que contas...

Nestes casos, como o que relatas, é sempre bom pedir uma "segunda opinião", não vá haver uma avaliação desajustada, para mais ou para menos.
E, no caso dessa "segunda opinião" poder-se-à ser um 'segundo dedo'.....
Mas ainda bem que "está tudo bem"!
Abraço
Hélder S.

Torcato Mendonca disse...

Pois meu caro Helder, nem segunda nem terceira. Espero que não necessite e, se há quem goste que pratique...
O médico era um bem disposto e ainda gozou por ter o dedo fino. Aidade vai crescendo e um fulano a ter um ou outro "problemita".È natural.

Gostei de ler o nosso Alfero e esperava a segunda "estóriA"... deve estar a sair.

Tudo bem contigo? Espero que sim.

Vai um abraço, T.

Anónimo disse...

Ele há cada parafilia ! Neste caso era fácil de resolver.

Um abração para o Alfero Cabral com votos de muita saúde.

Carvalho de Mampatá

Luís Graça disse...

Camarada T., não te impacientes, que a segunda estória está aí na calha...Vais gostar: "O Espanhol, o Alferes Sá de Miranda e a Borboleta"...

Não posso publicar tudo de rajada, é preciso "tentear" a coisa, neste caso, o blogue...A malta anda a escrever pouco, a comentar pouco... Não sei se és do sete a zero, se é da doença do alemão... Eu bem puxo pela malta, que é a obrigação dos editores...

Já que estamos em matéria de confidências, e para ser solidário com o nosso camarada e colaborador permanente Torcato ... Há tempos, no meio de meia centena de exames de um "check up" da cabeça aos pés, lá me apareceram umas tantas ecopgrafias para fazer, e uma delas a famigerada ecografia prostática que deixa o orgulho dos machos... reduzido a merda.

É uma coisa que já se tornou rotina, é bom que toda a gente faça, regularmente... Mas desta vez apanhei uma gaja tipo SS do campo de Auschwitz!... Vocês estão a ver o filme ? Torcato, não és só tu que sofres neste mundo...Tens que te por no papel dos médicos/as para quem, e segundo o aforismo hipocrático, "o que é natural não envergonha"...

Anónimo disse...

Foi necessário ler duas vezes para entender. Talvez porque a pressa de chegar ao chiste final, não me permitia ler cuidadosamente. É que, em vez de "alferofilia", estava a ler "alterofilia". Simplesmente trocava o "f" por um "t".
Por outro lado, há que entender que os "alteres" também têm dois apêndices redondos de cada lado do pedúnculo central...

Alberto Branquinho

Hélder Valério disse...

Ora bem, meu caro "Alfero"

Como podes ver, entrei logo para me meter com o Torcato e aí 'prometi' que depois comentava o texto.
Só hoje, agora, é que a promessa é cumprida. Mas é!

Dois aspectos:
gostei daquela explicação/justificação de que estavam lá 'para resistir ao PAIGC' e não a outras solicitações. Pois sim.... e há 'resistências' e 'resistências'....
No fundo, no fundo, o que estiveste a fazer foi a manter a boa harmonia no local e isso, naquele tempo e naquele meio, foi altamente meritório.

Quanto à colonoscopia também merece ser vista por dois ângulos:
trata-se de um modo de 'descobrir' o que te tem apoquentado recentemente e que não tem sido fácil determinar. Se isso ajuda e resolve, tudo bem!
Por outro lado, o conselho que dei ao Torcato sobre a "segunda opinião" é também válido para ti!

Abraço
Hélder S.