sábado, 11 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14865: Os nossos seres, saberes e lazeres (105): Sou reformado a tempo inteiro, mas... nas horas vagas escrevo, pinto, aperfeiçoo o Inglês e sou secretário geral da Anetta – Associação Nacional das Empresas e Técnicos de Trabalhos em Altura (José Melo)

1. Conforme ficou dito no poste de apresentação(1) do nosso camarada José Melo (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 1498/BCAÇ 1876, Có, Jolmete, Ponate, Bula e Binar, 1966/67), publicamos hoje a parte referente à sua faceta de escritor e artista plástico.

O que faço hoje?

Sou reformado a tempo inteiro, mas... nas horas vagas escrevo, pinto, aperfeiçoo o Inglês e sou secretário geral da Anetta – Associação Nacional das Empresas e Técnicos de Trabalhos em Altura.

Como escritor publiquei seis livros cuja leitura recomendo.
São eles:


Título - Um País de Floreanos 
Volume I - Sonhos de Emerenciana

Comentário:
Em Ponta Delgada, nos princípios dos anos 30, Guilherme trabalha afincadamente para ter uma vida desafogada e para conservar a sua liberdade de expressão. Num ambiente de miséria social e de forte contestação contra a repressão de um governo ditatorial, Guilherme, entre a amizade de um fantástico grupo de amigos e as preocupações com os familiares, encontra o seu verdadeiro e grande amor. Porém a inveja, a soberba e o orgulho rapidamente tecem a teia de intriga que os separará...

************


Título - Um País de Floreanos 
Volume II (Romance) - Ver Santa Maria por um Canudo

Comentário:
Um convite para uma viagem aos Açores dos Princípios dos anos 30 do Séc. XX: as paisagens, a cultura, as festas, as ruas, os interiores e o exterior de uma arquitectura que se anima, as modas e a vida social, a electricidade no ar que precede a Guerra, numa trama amorosa invulgar. 

************


Título - Um País de Floreanos 
Volume III (Romance) - As Bocas do Mundo

Comentário:
A escrita é mordaz, mas o autor consegue a proeza de a fazer oscilar entre o sério e o burlesco, numa história que é, toda ela, perpassada por pródigas e minuciosas descrições que, a par do enredo central, enriquecem este III Volume...

************
 

Título - Registo de Viagem : Rota Moçambique e África do Sul (Relato de viagem, romance e crónica)

Comentário:
Este livro é um misto de relato de viagem, de romance e de crónica.
O relato de viagem mostra um ritmo alucinante numa sede de percorrer em poucos dias o maior número possível de lugares e de viver situações exóticas. O romance é bom. É a parte com mais brilho e que tempera os relatos de viagem.
As crónicas relatam factos perecíveis, verdades do dia que amanhã serão mentiras. Tais como os acontecimentos políticos vivem das aparências, são verdades temporárias que se desfazem porque o que parecia ser já não é.
Registo de Viagem: Rota de Moçambique e África do Sul, é um livro controverso tanto no campo político, económico, financeiro, banca, médias, etc., como no campo do seu valor literário intrínseco.

************


Título - Sem Rumo e Sem Rima

Comentário:
Um hino à existência. Não aquela que, por vezes, parece ser colorida, quente, ensolarada...
Sem nada pedir em troca, o poeta doa a alma ao leitor.
É uma alma doida, que sofre. Mas que deseja ser entendida e acarinhada.
E poderá, assim, Rimar e encontrar o seu Rumo...

************


Título - Antes que me esqueça

Comentário:
Os vinte e dois contos que a obra abarca, convidam à eterna descoberta com que José Jorge de Melo já habituou os leitores. Mesmo os mais incautos não poderão ficar indiferentes à escrita que (atrevidamente, apelidarei de pictórica), brota da pena, hoje já caída em desuso... Algumas das histórias, apesar de, naturalmente, menos longas do que outras, contêm pormenores que lembram minúcias de um estudo etnográfico. Revelam vantagens e contradições. A qualidade de vida de que se pode desfrutar numa terra pequena, choca com o problema de todos conhecerem tudo de todos, manancial soberbo para as coscuvilheiras. Há relatos de uma tal riqueza que só o ato de ouvir e de não preservar no cofre da escrita, equivalerá, por certo, não ao olho por olho, dente por dente como plasmado no conto Terreiro da Forca, mas a uma espécie de outro crime não menos grave: o da perda e o do esquecimento das tradições, dos usos, dos costumes, enfim, da vida noutras eras. Outros contos fazem refletir sobre a bondade, a mentira, o engano, o julgamento dos homens, de tal sorte que provocarão, em cada leitor, as mais variadas emoções. Quantos de nós não vivenciámos já situações análogas a uma das passagens do conto Bem Fazer mal haver? “Eu que te alimentei quando eras pequena e estavas adoentada. Isso é uma enorme ingratidão! Tu não tens coração”. Ler Antes que me esqueça é mergulhar num mundo de peripécias, onde se entrecruzam a memória e a voz de quem relata e a perícia e a elegância de quem escreve.

************

No respeitante a Pintura

Tenho um “blog” denominado Atelier José Melo ou Atelier José Jorge de Melo (http://atelierjosejorgemelo.blogspot.pt/), que por falta de tempo está desatualizado, mas se estiver interessado no campo da pintura, poderá observar no “blog” alguns dos meus quadros. Para ficar ciente do meu tipo de pintura, envio duas fotos de quadros da minha autoria.


Presunção

Lago Lemont

José Melo
____________

Notas do editor

(1) Vd. poste de 4 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14834: Tabanca Grande (468): José Jorge de Melo, ex-Alf Mil da CCAÇ 1498/BCAÇ 1876 (Có, Jolmete, Ponate, Bula e Minar, 1966/67)

Último poste da série de 8 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14849: Os nossos seres, saberes e lazeres (104): Tomar à la minuta (7) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarada José Melo

Aquando da tua apresentação aqui no Blogue não fiz qualquer comentário porque não tive oportunidade mas, à semelhança dum já ido programa de televisão, ao ver a foto, disse para mim, "esta cara não me é estranha"...

Tinha lido com atenção o que escreveste, a forma desprendida como relataste a tua evolução social (e até disse para os meus botões: "este homem está a expor-se demasiado"...) mas não se fez o 'clic' quanto à tua pessoa.

Até que hoje, ao ler que uma das tuas funções é também a de "secretário-geral da Anetta", fez-se luz!

Recordei então a nossa conversa em 25 de Setembro passado, aquando duma acção de divulgação e formação na "Lozano", precisamente sobre "trabalhos em altura".
Nessa ocasião fui, como outros, contemplado com a oferta dum desses livros que aqui se mostram, o que diz respeito ao "Volume I - Sonhos de Emerenciana, do Título - Um País de Floreanos". Ao pegar nele, lá estava (e está) a informação da tua estadia na Guiné e estivemos à conversa sobre isso e até tive a oportunidade de referir este nosso Blogue.

Pois fico contente que os afazeres te tenham permitido "chegar até nós" e ficarmos assim mais enriquecidos com as tuas múltiplas facetas. Gostei das pinturas.

Abraço
Hélder S.