sábado, 11 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14862: Agenda cultural (416): "Dinossauros de Portugal & Friends", de Simão Mateus...Lançamento, hoje, sábado, dia 11, às 16h00, na Lourinhã... A ciência ao alcance de todos, do neto ao avô, dos oito aos oitenta anos... Uma boa sugestão de leitura para estas férias de verão, completada com a visita ao Museu da Lourinhã, a antiga "terra da loba", hoje a orgulhosa "capital dos dinossauros" (Luís Graça).






Capa, índice e contracapa do livro "Dinossauros de Portugal & Friends", de Simão Mateus. Cortesia do autor.



1. Vai ser lançado hoje, sábado, dia 11, às 16h00, na Lourinhã, nas instalações da União das Juntas de  Freguesia de Lourinhã e Atalaia, mesmo junto ao Museu da Lourinhã, o livro "Dinossauros de Portugal & Friends", de Simão Mateus (ed. de autor, Lourinhã, 2015, 46 pp.).

Trata-se de uma edição bilingue. em português e inglês, com dezenas de belíssimas ilustrações (originais) do autor. A competente tradução para inglês é da luso-canadiana Sandra Fonseca,  amiga do autor, devidamente validada por um especialista . Foi feita uma tiragem de 1000 eemplares. O preço de capa, é 9 €. O livro pode ser adqurido em vários pontos do país, a começar pelo Museu da Lourinhã.

Participarão na sessão de apresentação, para falar do livro e do seu autor,  Luís Graça, Octávio Mateus,  Sandra Fonseca e e o próprio Simão Mateus.

É um livro original, extremamente acessível, de fácil leitura, destinado á população portuguesa (e aos que nos visitam, daí a edição bilingue), sobre alguns dos mais espectaculares dinossauros e outros aninais vertebrados fósseis (do crocodilo à tartaruga) que viveram em Portugal (, em especial na região da Estremadura, entre a Lourinhã e Leiria,)  há cerca de 150 milhões de anos, ou seja, no Jurássico Superior... (Bons tempos, porque houve uma altura em que ainda se podia ir a pé da Lourinhã a Nova Iorque!)...


Um exemplo da qualidade do texto e da ilustração, a pp. 27 (MATEUS, Simão . Os dinossauros de Portugal & Friends,  edição bilingue, português-inglês. Lourinhâ, ed. de autor, 2015, 46 pp).

Um livrinho, feito com rigor, criatividade, muito amor  e bom humor, ideal para se ler na praia, e que põe a ciência  (as ciências da vida e da terra) ao alcance de todos, do neto ao avô...

Simão Mateus é um jovem lourinhanense  talentoso e generoso, colaborador do Museu da Lourinhã, mestre em paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa, com créditos firmados na ilustração científica e na escrita de livros, destinados sobretudo aos mais novos, sobre o mundo fascinante da paleontolagia e arqueologia,

Fica aqui um convite aos nossos leitores para passarem mais logo pela Lourinhã. Estarei lá também para participar na festa do lançamento deste livrinho que eu recomendo vivamente, aos leitores do nosso blogue, como  boa sugestão de leitura para as férias de verão. Ideal para se ler na praia ou até a esplanada enquanto se bebe uma bejeca e um simples copo de água e imaginando o mundo de há 150 milhões anos como um grande e dramático palco da vida onde o Homo sapiens sapiens pura e simplesnmente não existia, nem sequer como simples figurante... Os atores eram outros, LG

___________________

Nota do editor:

Último poste da série > 7 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14842: Agenda cultural (413): Vimeiro, Lourinhã, 17 a 19 de julho: recriação histórica da batalha do Vimeiro (1808) e mercado oitocentista... Com apoio da, entre outros parceiros, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) (Eduardo Jorge Ferreira, ex-alf mil, PA, BA 12, Bissalanca, 1973/74)

Sem comentários: