segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P14967: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (16): O rio que mais me impressionou na Guiné foi o Corubal (Abel Santos, ex-Soldado Atirador da CART 1742)

1. Em mensagem do dia 27 de Julho de 2015, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), fala-nos do rio que mais o impressionou na Guiné, o Corubal:


Rio Corubal 

O rio que mais me impressionou foi o Corubal na zona do Che-Che, junto à estrada, ou picada, de Nova Lamego para Madina de Boé e Béli, passando por Dara e Canjadude.

Impressionou-me quando pela primeira vez o vi e fiquei apreciando toda aquela quietude, as suas águas límpidas e refrescantes, mas ao mesmo tempo incutindo em mim um certo respeito perante tão misterioso silêncio.

Na zona em que o atravessei, através da célebre jangada de má recordação para o Exército Português, aquando das colunas de reabastecimento aos camaradas de Madina de Boé e Béli, pude apreciá-lo melhor da outra margem, lado de Madina, na extensão até onde os meus olhos alcançavam, ouvindo o chilrear dos pássaros, o murmúrio das suas águas correndo no seu leito até encontrar a foz.

Hoje recordo com alguma nostalgia aquele imponente curso de água que tanto me impressionou.

Junto algumas fotos que são reveladoras da época, em que me cruzei com a majestade do Rio Corubal


O Rio Corubal a preto e branco

 Uma Daimler a banhos no Rio Corubal

Nas margens do Rio Corubal

Texto e fotos: © Abel Santos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de agosto de 2015 > Guiné 63/74 - P14966: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (15): Aguardente doc Lourinhã, 15 anos, a 150 aéreos num supermercado dos Algarves... Em homenagem à terra do nosso editor LG (Hélder Sousa)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro Abel

Não conheci o Corubal.
Estive relativamente perto, em Piche, mas não fui até lá.
Aquando das viagens do Xime, no Geba, passei na foz do Corubal, mas aí não dá para ver a sua magnificência.
Há até quem diga que o Corubal é o verdadeiro rio da Guiné, na medida em que os outros são em certa medida 'braços de mar'.
Seja como for, acredito, pelo que tenho lido e também pelas fotos, que o Corubal não deixou ninguém indiferente. E ainda hoje isso funciona para quem com ele contacta.

Hélder S.