domingo, 23 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P15032: Memória dos lugares (315): Pragança, aldeia da serra de Montejunto, união das freguesias de Lamas e Cercal, concelho de Cadaval - fotos de Luís Graça

























Serra de Montejunto > Cadaval > Pragança, freguesia de  Lamas > 20 de agosto de 2015 > Aspetos diversos da pitoresca aldeia de Pragança, a começar pelo coreto da filarmónica local que foi fundada em finais do séc. XIX. O coreto, guarnecido nas paredes e bancos laterais,  por deliciosos painéis de azulejos, criados e pintados à mão,  pela Oficina Brito, Caldas da Raínha,  é, além disso, um dos mais belos miradouros do oeste esteremenho. A poente, a vista alçança os concelhos vizinhos, de Cadaval, Bombarral, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Óbidos, Caldas, Nazaré...

Texto e fotos: © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados

1. Pragança é uma localidade situada no sopé da Serra de Montejunto. Pertence à união das  freguesias de Lamas e Cercal. concelho do Cadaval, distrito de Lisboa.

Segundo a tradição oral e os vestígios arqueológicos, Pragança é  uma das mais antigas aldeias portuguesas. No séc.  XVIII  foram encontrados vestígios paleoliticos no Pico da Vela, na serra de Montejunto, Sobranceiro à aldeia de Pragança, no alto de um cabeço rochoso calcário, situa-se o Castro de Pragança.

A antiga freguesia de Lamas orgulha-se de possuir um rico património ambiental, cultural e histórico, a começar pelo  maciço calcário da serra do Montejunto que é o o ex-libris do concelho de Cadaval.

O castro de Rocha Forte ou Castelo Velho, as grutas necrópoles da serra de Montejunto,  a Real Fábrica do Gelo, o antigo convento dos dominicanos (séc. XIII), a  ermida da N. Sra. das Neves (séc. XIII, XVI e ss.), bem como as inúmeras belezas naturais da serra, a par da sua  flora e fauna, tornam a antiga de freguesia de Lamas num dos sítios mais atrativos da região do Oeste.

É na união das freguesias de Lamas e Cercal,  em plena serra do Montejunto, que está localizada a Real Fábrica de Gelo, onde no séc. XVIII era fabricado o gelo que abastecia não só a corte como, mais tarde, diversos cafés da baixa lisboeta. Foi recentemente  classificada como monumento nacional.

Além do edifício principal,  a Real Fábrica do  Gelo é constituída por um poço, atualmente tapado e que outrora era a fonte de abastecimento de água dos 44 tanques,  amplos e rasos, onde se fazia, por congelação, o gelo. A fábrica era explorada por um "neveiro". (Foi classificada como Monumento Nacional,através do Decreto n.º 67/97, de 31 de Dezembro; é considerado por inúmeros especialistas internacionais  “como um caso único pela originalidade das suas estruturas  e pelo razoável estado de conservação”).

Quase no topo da serra de Montejunto, situa-se  a ermida de N  Sra. das Neves, edificada, nos começos do séc. XIII, pelos frades dominicanos. Junto à ermida, podem observar-se as ruínas do primeiro convento da ordem dos dominicanos, fundado em Portugal.

É também aqui que se realiza, a 5 de agosto, a popular romaria de N. Sra. das Neves. Um dos nossos camaradas que não costuma perder este evento é o Eduardo Jorge Ferreira.

Para se almoçar ou jantar, recomendo o restaurante típico Garcia da Serra: a relação qualidade/preço é imbatível e o Garcia e a esposa são simpatiquíssimos. Provei com agrado as queixadinhas de porco, o bacalhau á Garcia e o cabrito da serra... 


2. Quatorze camaradas nossos morreram em Angola, Guiné  Moçambique durante a guerra colonial. Três  morreram no TO da Guiné, segundo a detalhada e preciosa informação recolhida no portal Ultramar TerraWeb, relatiava aos mortos na guerra do ultramar do concelho de Cadaval

(i) António Emídio Ribeiro da Silva, soldado maqueiro, CCS/BCAÇ 4612, morto em 1/11/73, por acidente; está sepultado na sua terra natal (Póvoa do Cadaval, Lamas);

(ii) José Isidro Marques, soldado apontador de metralhadora, CCAÇ 423/ BCAÇ 237, morto em combate, em 3/7/63, natural de Alguber, freguesia de Alguber;

(iii) Luís Ferreira Faria, sold cond, Comp Transportes 735,  QG/CTIG, morto por afogamento em 24/8/64, natural de Cercal, união das freguesias de Lamas e Cercal.

_______________

Nota do editor:

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Não conhecia Pragança, embora já tivesse ouvido falar.

Pelas fotos parece ter uma construção cuidada, relativamente recente, ou recuperada, a avaliar pelos telhados. Os painéis de azulejos com motivos da vida regional (ou local) são interessantes e servem exactamente para fazer perdurar as memórias.

Também se percebe que a limpeza impera.

Abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Não confundir Pragança com Pregança, ou melhor, Pregança do Mar... A primeira pertence ao concelho do Cadaval, a segunda ao concelho de Lourinhã, freguesia de santa Bárbara (ou Marquiteira)... Tem uma assocação, dinâmica, com página no Facebook:

https://www.facebook.com/associacao.pregancadomar

Faz todos os anos a Feira do Alho...

Luís Graça disse...

Sobre a história da Real Fábrica do Gelo, de Montejunto, aqui vai um excerto da Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Real_F%C3%A1brica_do_Gelo

(...) O hábito de saborear gelados e matar a sede com bebidas frescas nos meses quentes de Verão terá sido introduzido em Portugal em finais do século XVI, à época da Dinastia Filipina. Quando da visita de Filipe III de Espanha a Portugal, em 1619, todos os meios foram mobilizados para que não faltasse a neve na mesa Real. Sem que existissem técnicas adequadas de refrigeração, à época o gelo vinha da serra da Estrela.

A edificação desta fábrica de gelo que abastecia a cidade de Lisboa é atribuída aos frades dominicanos, em época anterior a 1741. Terá custado 40 ou 45 mil cruzados, despesa elevada, à época. O consumo crescente do gelo no século XVIII, não apenas na Corte e no seio da nobreza, mas também nas camadas burguesas e populares, terá motivado a construção da Real Fábrica do Gelo em Montejunto, que seria a única serra, de entre um conjunto de elevações próximas de Lisboa, que oferecia as condições climatéricas necessárias à congelação da água durante a estação invernosa. Adicionalmente, a sua localização apresentava grandes vantagens sobre o principal centro abastecedor de neve, a serra do Coentral, situada na extremidade sul da serra da Estrela, e a Lousã.

Um dos seus principais proprietários, o Neveiro Real Julião Pereira de Castro, mandou fazer obras de ampliação no conjunto em 1782. (...)

O processo de fabrico do gelo tinha início anualmente no final de Outubro, momento em que se enchiam de água os cerca de 44 tanques da instalação. Assim que o gelo se formava, o guarda da fábrica ia a cavalo até à aldeia vizinha de Pragança e, com uma corneta, acordava as pessoas para que, antes do nascer do sol, num trabalho árduo e duro, partirem as placas de gelo, amontoando os fragmentos e depois os carregarem para os silos de armazenamento, onde era conservado até à chegada do Verão.

Após retirados dos poços de conservação, os blocos de gelo eram envolvidos em palha e serapilheira e transportados até à base da serra, no lombo de burros e dali, em carros de bois, até à Vala do Carregado, às margens do rio Tejo. A última etapa era o transporte até Lisboa nos chamados "barcos da neve". Chegados a Lisboa, abasteciam desde a Corte até aos cafés. (...)

A atividade terá terminado nos finais do século XIX, de acordo com o testemunho dos mais idosos da aldeia de Pragança, a qual seria, possivelmente, a principal fornecedora de mão-de-obra para a fábrica. De facto, encerrou-se em 1885, superada que foi pela introdução das primeiras formas de gelo industrializado no país. (...)

Classificada como Monumento Nacional desde 1997, foi objeto de intervenção de conservação e revalorização por iniciativa da Câmara Municipal do Cadaval, com a colaboração do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), (...) e reinaugurada em 27 de março de 2011. (...)