quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15120: Notas de leitura (757): "O seminarista e o guerrilheiro", de Cândido Matos Gago, ex-presidente do município de Grãndola... Uma obra de ficção sobre a guerra colonial no leste de Angola, sobre a dupla perspetiva de um combatente português e de um guerrilheiro do MPLA

1. "O Seminarista e o Guerrilheiro” é o título do livro de Cândido Matos Gago (edição de autor, 2015),  que já foi apresentado em 28 de março passado, no Teatro da Comuna, em Lisboa, por João Mota,  ex-diretor do Teatro Nacional,  e em 17 de abril, em Grândola.

O livro, de ficção,  aborda a guerra colonial em Angola,  de um dupla perspetivaa: (a) do combatente português, oficial miliciano, ex-seminarista; e (ii) a do nacionalista angolano, comandante do MPLA.

Natural de Grândola,  Cândido Matos Gago  foi presidente da edilidade local  entre 1990 e 1994 e é atualmente deputado na assembleia municipal.

Fez a guerra em África, como a maioria dos jovens da sua geração. Fez o INEF - Instituto Nacional de Educação Física, é hoje  professor reformado, tem 70 anos, e tem também publicações sobre  a temática lúdico-desportiva do Alentejo.

“O Seminarista e o Guerrilheiro” conta com a parceria do município de Grândola e da junta de freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra. O livro pode ser encomendado através da CM Grândola. O autor tem página no Facebook.

Pedimos ao nosso camarada e amigo Jaime Bonifácio Marques da Silva, que foi alf mil paraquedista em Angola, BCP 21 (1970/72), e que é também professor de educação física reformado, ex-autarca em Fafe com o pelouro da cultura e desportp, para nos apresentar uma nota de leitura desta publicação que tem entre mãos.

__________________

Nota do editor:


Sem comentários: