segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15294: Agenda cultural (431): Lançamento do livro "Modelo Político Unificador - Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau", da autoria do Dr. Livonildo Francisco Mendes, Licenciado e Mestre em Sociologia e Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, levado a efeito no passado dia 19 de Outubro de 2015, nas instalações da UNICEPE, no Porto

Em mensagem de 21 de Outubro passado, o Dr. Livonildo Francisco Mendes, Licenciado e Mestre em Sociologia e Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, enviou-nos uma Nota de Imprensa do lançamento do seu livro "Modelo Político Unificador - Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau", levado a efeito no passado dia 19 de Outubro, nas instalações da UNICEPE, no Porto.


Novo livro sobre a política da Guiné-Bissau apresenta propostas nunca dantes vistas

No dia 19 de Outubro de 2015, realizou-se nas instalações da UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto (Portugal), uma sessão de apresentação da obra "Modelo Político Unificador - Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau", do sociólogo e politicólogo guineense, Livonildo Francisco Mendes.

A obra foi lançada no passado dia 25 de Julho e promete mexer com todos os que se interessam pela política. Nesta sessão, para além do autor e do representante da UNICEPE, o Dr. Rui Vaz Pinto, foram oradores convidados, o Dr. José Manuel Pavão, Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto, Arnaldo Baldé, presidente da Associação de Guineenses do Porto, e o Professor Doutor António José Fernandes, da Universidade Lusófona do Porto.


Livonildo Francisco Mendes, formado Licenciado e Mestre em Sociologia e Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, apresenta propostas inovadoras para o desenvolvimento e a estabilização da Guiné-Bissau.
Esta é uma obra de extrema importância para todos os que se preocupam com a Guiné-Bissau e com os guineenses, e que pretendem aí construir os alicerces para um futuro melhor.

Nos próximos meses, seguir-se-ão apresentações em Lisboa, Coimbra e Aveiro (a confirmar) e também, brevemente, em Bissau, onde o autor pretende regressar definitivamente para trabalhar como professor universitário e comentador político.

O livro está disponível nas livrarias portuguesas e brasileiras, e também através da página da Chiado Editora, que comercializa online para todo o mundo.

Atentamente,
Livonildo Francisco Mendes


2. Sobre o autor:

Livonildo Francisco Mendes (Ildo) nasceu a 28 de Julho de 1974 em Cacheu (Guiné-Bissau), cidade que é considerada o berço da civilização dos guineenses e a primeira capital da Guiné-Bissau.
Conheceu muitas zonas da Guiné-Bissau, graças ao trabalho que o pai, empregado comercial, exerceu desde o período anterior à luta armada até a década de 1990. 
Terminou o secundário e foi convidado pelo Ministério da Educação para dar a sua contribuição ao país. Trabalhou na Região de Cacheu como Professor de Língua Portuguesa no Liceu Regional Hô-Chi-Minh, em Canchungo e como Professor contratado de Filosofia no Liceu Unidade Escolar 23 de Janeiro, em Bissau. Frequentou até ao terceiro ano a Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito de Bissau. Em 2001 foi apurado para uma Bolsa de Estudo para Portugal. Estudou o 12.º ano na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha). Foi depois para Coimbra, onde concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – com uma Dissertação de Mestrado intitulada “Democracia na Guiné-Bissau: por uma mudança de mentalidades” (que conta já com cerca de 2000 downloads). Depois do Mestrado, sentiu necessidade de complementar a sua formação na área da Ciência Política e, por esta área de formação não existir em Coimbra, mudou para a Universidade Lusófona do Porto. Em 2014, terminou o Doutoramento em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto, com uma Tese intitulada “Modelo Político Unificador - Novo Paradigma De Governação Na Guiné-Bissau”. A Dissertação e a Tese serviram de base a este livro.

Com a devida vénia a Chiado Editora
____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15253: Agenda cultural (430): Conferência de António Graça de Abreu, "Entender a China 2015. Viajar pelo mundo chinês”, sábado, dia 17, pelas 11h30, em Lisboa, na sede da AFAP - Associação da Força Aérea Portuguesa, nas comemorações do seu 32º aniversário

Sem comentários: