quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15558: Memória dos lugares (329): Ponte de Caium, Paunca e Canjufa, em dezembro de 2015 (Patrício Ribeiro, o "pai dos tugas", Bissau)


Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Dezembro de 2015 >  O que resta do célebre memorial do 3º Gr Com da CCAÇ 3546  (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974)), dedicado aos seus mortos  (Cardoso, Torrão, Gonçalves, Fernandes, Santos e Silva)



Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Dezembro de 2015 >  O que resta do célebre memorial do 3º Gr Com da CCAÇ 3546  (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972/74)...  Pelo menos três camaradas da Tabanca Grande pertenceram a este grupo de combate e participaram na construção deste momumento: Carlos Alexandre, Jacinto Cristina e Florimundo Rocha,


Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Dezembro de 2015 >  Estrada Piche-Buruntuma > Ponte Caiu, Vista parcial da ponte e do monumento (1




Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Dezembro de 2015 >  Estrada Piche-Buruntuma > Ponte Caium > Vista parcial da ponte e do monumento /2)



Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Dezembro de 2015 >  Paunca> Antigo quartel... Agora funciona aqui uma...dixcoteca.



Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Dezembro de 2015 > Tabaqnca de Canjufa, na estrada para Pirada.


Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: LG]


1. Mais fotos da região de Gabu, tiradas este mês, pelo Patrício Ribeiro (*), que passou temporariamente a viver em Bafatá, donde sai às 6 da manhã e regressa às 22h...  A sua empresa, Impar Lda, tem dezenas de projetos na região de Gabu... Acabei de falar com ele, está em Lisboa a passar as festas. E segunda feira vai estar na Tabanca de Matosinhos, a tratar de negócios.  (LG)

____________

Nota do editor:

(*) Vd. último poste da série > 31 de dezembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15555: Memória dos lugares (328): Buruntuma, dezembro de 2015 (Patrício Ribeiro, o "pai dos tugas", Bissau)

4 comentários:

Abel Santos disse...

Camarada Patrício Ribeiro, tens publicado fotos e textos sobre o sector do Gabú, a que companhia pertencias?,é que eu passei por esse sector, por Buruntuma, Camjabá Ponte Caium e, toda a zona L 4. Já agora não viste em Buruntuma um memorial da CART 1742?, Já te enviei um e-mail, com algumas fotos sobre a região.
Um abraço.
Abel Santos.

Patricio Ribeiro disse...


Olá, Abel Santos.

Não fui militar na Guiné, estive em Angola.
Ando mais uma vez pelo Leste da Guiné a trabalhar, percorro quase diariamente estas estradas poeirentas, visitando em trabalho, estas tabancas.
Estou a instalar água em 88 tabancas, com bombas solares.
Buruntuma também vai beneficiar de uma bomba solar, que vou instalar, já depois da corda da fronteira, na terra de ninguém, vai levar um depósito no ponto mais alto do da tabanca, e vai levar diversos fontanários, um em cada bairro.
Na visita que fiz, não encontrei o vosso memorial, mas na próxima vou estar mais atento.
Claro que tirei mais fotos do antigo quartel, que já não existe. Só lá estão alguns abrigos, e os postes das antenas de comunicações.
Já agora, aquela foto de um triângulo... é na tabanca de Camjabá ?

Hélder Valério disse...

Este nosso amigo e camarada Patrício devia ser, também, um 'case study'....

Quando nós às vezes nos questionamos porque, passados estes anos todos e tendo em conta as dificuldades então vividas aquando das nossas 'aventuras africanas', insistimos em relembrá-las, aparecem várias 'explicações': a procura da juventude, o reencontro com essa juventude, a sublimação das coisas boas, como a amizade e camaradagem criadas e desenvolvidas nas circunstâncias duras que mais contribuem para a sua persistência, a lembrança dos cheiros e ambientes de então, enfim muitas mais coisas e que por vezes resumimos numa ideia de que se 'bebeu água do Geba'...
Ora bem, tal ideia é capaz de não ser assim tão disparatada já que aqui o nosso insuperável Patrício, bem como o 'colon' Rosinha e ainda algumas Senhoras que também passaram pela Guiné, não deixam de a ter no coração e a ela recorrerem, seja em trabalho, como o Patrício, seja em outro tipo de contributos.

Abraço e Bom Ano
Hélder Sousa

Abel Santos disse...

Olá Patrício.
Já enviei por e-mail algumas fotos de Buruntuma, sei que te encontras cá no País, e que vens há tabanca de Matosinhos terra de que sou natural,gostava de me encontrar contigo, envio o nº de contacto;919253200.
Em relação há foto do triangulo confirmo que é na tabanca de camajabá, envio também por mail a foto desse memorial comigo ao lado.
Um abraço.
Abel