sábado, 17 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15260: Por Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-mar em África, etc.: legislação régia (1603-1910) (2): "Que todos os que teuerem escrauos de Guinee os baptizem"... (Ordenações manuelinas, decreto de 1/1/1521)... Em busca do rei (cristão ?) de Guandem e Sará (Carta régia de 17/6/1603).




Portugal > Assembleia da República > Legislação régia > Ordenações manuelinas > Decreto de 1 de janeiro de 1521 >  Que todos os que teuerem escrauos de Guinee os baptizem
Sem Entidade, Livro Livro V.

Nesta época, e mais concretamente em meados do séc. XVI,  um em cada dez lisboetas era escravo (c. 10 mil em 100 mil habitantes). E temos uma ideia relativamente rigorosa das humildes ocupações ou profissões: lavadeiras, aguadeiras, vendedoras, varredores de ruas,  moços de fretes... Em termos demográficos, representavam uma compensação muito importante pela perda de homens que partiam para "a aventura dos Descobrimentos"... No Algarve, com graves problemas crónicos de despovoamento, os escravos trabalhavavam na agricultura... Estima em 2400 o número de portugueses que partiam, por ano, definitivamente para o ultramar, durante o séc. XVI... Foi uma sangria demográfica brutal...

Grande parte destes escravos eram oriundos da Guiné  (vasta região da costa ocidental de África  descoberta e explorada  pelos portugueses, a partir da dobragem do cabo Bojador, em 1434, conseguida por Gil Eanas: grosso modo, a Guiné começava no rio Senegal, que separava os "negros" dos berberes "mouros" do deserto do Sará, e ía até ao atual golfo da Guiné,  designando portanto um território muito mais vasto do que a atual Guiné-Bissau, que,como é sabido, é do tamanho do nosso Alentejo...

O tráfico luso-africano de escravos nasce ou intensifica-se, segundo os  historiadores, com a criação, em 1448, da feitoria de Arguim, na costa da atual Mauritânia. E diz-se luso-africano porque os traficantes não eram apenas os portugueses mas também os africanos.... Na costa senegalesa, os portugueses trocavm cavalos por escravos. O cavalo dava aos traficantes uma superioridade militar imprescindível para o sucesso das expedições de captura de escravos no interior do continente... Mais do que o ouro, o comércio de escravos tornou-se, para os portugueses que partiam "para dilatar a fé e o império", a principal fonte de lucro... De qualquer a história da escravatura não é linear, nem poderá ser vista à luz dos nossos valores de hoje... Em países muçulmamos como a Mauritãnia a escravatura só foi abolida oficialmemte... em 1980. No caso de África, as suas consequências foram trágicas, e ainda hoje é não é pacífica a estatística da escravatura... Cristãos e muçulmanos foram os grandes predadores dos povos africanos, essa é uma verdade histórica indesmentível. Mas também é verdade é que sem os escravos negros de África não teria sido possível a colonização do Novo Mundo, as Américas (15 milhões ? 5 para a América do Sul, 5 para a América do Norte, 5 para a América Central/ Caraíbas)... LG





Portugal > Assembleia da República > Legislação régia >  Carta Régia, 17 de junho de 1603
Carta Regia com esclarecimentos ácerca do Rei e Reino de Guandem, Guiné | D. Filipe II (1598-1621), Livro 1603-1612.

Onde ficaria, na Guiné,  esse reino de Guandem e Sará cujo rei, Dom António Gundão, seria cristão  ? Não encontro qualquer referência nos meus livros de história nem na Net... [LG]

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15259: Caderno de Poesias "Poilão" (Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco Nacional Ultramarino, Bissau, Dezembro de 1973) (Albano de Matos) (12): Eunice Borges é a única voz feminina desta antologia

1. Elemento gráfico da capa da brochura Caderno de Poesias "Poilão", edição limitada a cerca de 700 exemplares, policopiados, distribuídos em fevereiro de 1974, em Bissau. 

A obra é editada em dezembro de 1973, por iniciativa do Grupo Desportivo e Cultural (GDC) dos Empregados do Banco Nacional Ultramarino (A história do GDC dos Empregados do BNU remonta à I República: foi criado em 1924).

Considerada a primeira antologia da poesia guineense, esta edição deve muito à carolice, ao entusiasmo, à dedicação e à sensibilidade sococultural de dois homens:

(i) o Aguinaldo de Almeida, caboverdiano, funcionário do BNU, infelizmente já falecido; era o
coordenador da secção cultural do Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do BNU - Banco Nacional Ultramarino, Bissau;

e (ii) o nosso camarada Albano Mendes de Matos (hoje ten cor art ref; tenente art, GA 7 e QG/CTIG, Bissau, 1972/74; "último soldado do império", é natural de Castelo Branco, e vive no Fundão;é poeta, romancista e antropólogo) [, foto à direita, em Bissau, em 1972/73].



2. Eunice Reis Borges ou Eunice Borges é a única voz feminina presente  nesta antologia (*), com o poema "Saí sem rumo" (pp. 24-25). Caboverdiana de nascimento, era na altura funcionária do Sindicato Nacional dos Empregados do Comércio e da Indústria (SNECI), em Bissau.  Três poemas seus, "Mulher da minha terra" (**),  "O nosso soldado" e "Manta da minha mãe" figuram na Antologia poética da Guiné-Bissau / União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau. - Lisboa : Editorial Inquérito, 1990,  pp. 259-261

EUNICE REIS BORGES
Natural de Cabo Verde
Funcionária do S.N.E.C.I.


SAÍ SEM RUMO

Saí sem rumo e nesse vaguear
Eu vi o mar e perguntei-lhe:
Que anseio guardas no peito
Que contra as rochas te atiras com furor?
Que mágoa te consome, que mansamente
Beijas a areía em noites de luar?
O mar respondeu-me:
-Amor !

Ó vento,  que sacodes as árvores com loucura
E na tua fúria pões tudo numa roda-viva
E às vezes és brisa meiga
Que afaga as flores com carinho,
Que mistério te faz assim?
- É o Amor!,
Disse-me o vento.

Ó Lua serena que no firmamento
Te escondes no meio das nuvens buliçosas
E o teu brilho se espalha em noites silenciosas,
Que indiscreta espreitas os beijos dos namorados,
A que deves tanta beleza?
E o Amor me diz:
- A Lua!

Então, sinto no meu peito
Um pulsar descompassado,
Um anseio,
Um tremor,
E todo o meu ser depois se acalma
E sinto que afinal
0 que em mim se estremece
É o Amor!
Porque, eu mesma, do Amor nasci!


In: Caderno de Poesias "Poilão". Bissau: Grupo Desportivo e Cultural (GDC) dos Empregados do Banco Nacional Ultramarino, 1974, pp. 24-25.
_____________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 9 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13997: Caderno de Poesias "Poilão" (Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco Nacional Ultramarino, Bissau, Dezembro de 1973) (Albano de Matos) (11): Ah! Como sinto / Uma nostalgia imensa, / Quando me lembro / Do velho cais do Pigiguiti... (Manuel Ribeiro, natural de Cabo Verde, funcionário bancário)

(**) Vd. poste de 8 de março de  2006 > Guiné 63/74 - P598: Dia Internacional da Mulher (3): Referências e experiências vividas com as mulheres (ou bajudas) da Guiné durante a guerra (Mário Dias) e Mulher da Minha Terra, poema de Eunice Borges (Conceição Salgado)

(...) MULHER DA MINHA TERRA [, por Eunice Borges] [,seleção de Conceição Salgado]

Mulher da minha terra,
Mulher sofredora,
Mulher escrava,
Que só conhece deveres,
Vem!
Vem que já brilha
Para ti uma nova luz!
Vem de fronte erguida
E grita bem alto
Que ser mulher não é desdouro!
Vem!
Ser mulher não é ser fraca,
Ser mulher não é
Obedecer sem perceber,
Seguir sem conhecer o caminho,
Dar, sem receber
Não! Mulher da minha terra!
Vem!
Vem conhecer o teu valor
De ser mulher,
Deixa a ignorância
E vem aprender a ser mulher!
Vem!
Não precisas de adornos fúteis
Para seres bela
Mesmo coberta de farrapos.
Vem dar o teu contributo,
A tua palavra,
Até mesmo o teu olhar
Tem o seu valor como mulher!
Vem!
Mulher-criança!
Mulher-jovem
Mulher-mãe
Mulher velhinha,
Todas hoje unidas
No mesmo amor,
Vem glorificar
A Natureza que te fez
Mulher.

Eunice Borges
(nascida em Cabo Verde, descende das mais antigas famílias do arquipélago dos Bijagós)

Fonte: Antologia Poética da Guiné-Bissau (Lisboa: Editorial Inquérito, 1990)

Guiné 63/74 - P15258: Inquérito "on line" (10): O General António de Spínola, que chegou a Bissau a 22 de Maio de 1968, e pelo que me foi dado observar, foi um estratega militar, um homem de comando (Abel Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), com data de 14 de Outubro de 2015:

Caro Carlos Vinhal e Luís Graça.
Vou emitir a minha opinião, que é a minha verdade, sobre o tema em epígrafe, se me é permitido.

Abel Santos


Os três últimos Comandantes-Chefes da Guiné.

Em relação ao General Arnaldo Schulz pouco ou nada conheço dele, sei que foi um devoto admirador de Salazar, foi Ministro do Interior de 27 de Novembro de 1958 a 3 de Maio de 1961, que foi Governador e Comandante-Chefe da Guiné de Maio de 1964 até 1968 e que chegou a Bissau a 20 de Maio de 1964.
Como Comandante-Chefe nunca lhe senti a sombra, a minha Companhia nunca a visitou, ao contrário de outros, nunca tivemos o prazer da sua presença, pois os filhos gostam de sentir a presença dos pais com uma palavra amiga e encorajadora, que ajude a suportar o sofrimento por vezes atroz, provocado por uma guerra que não era a deles, mas sim de alguns.
A imagem que me foi transmitida por este homem, é de uma pessoa inerte, sem iniciativa, e que na hora crucial recuava, parecendo-me já nesse tempo com uma sensação de medo em relação à acção.

Em relação ao General António de Spínola, que chega a Bissau a 22 de Maio de 1968, e pelo que me foi dado observar, foi um estratega militar, um homem de comando, já que na sua óptica o comandante deveria estar onde estão os seus homens, saía para o mato, comia com eles, um homem que aparecia sem avisar nas unidades espalhadas pela Guiné, visitando os seus soldados, como ele gostava de apelidar, deixando embaraçados os oficiais, que tremiam só de ouvir o helicóptero no ar.
Conheci o Comandante-Chefe em Buruntuma, aquartelamento lá no cu de Judas, que visitou por duas vezes. Na primeira vez, a malta estava a jogar futebol e claro em tronco nu, quando aparece o héli no ar, o nosso capitão apressadamente manda os que jogavam uniformizarem-se mas entretanto o General já estava junto da malta dizendo que não era necessário, pois pessoal que está no mato não precisa de gravata, quero é falar convosco, saber como estão, se o vaguemestre vos alimenta bem, aí o pessoal sorriu, o General percebeu o significado do sorriso e, voltando-se para o nosso capitão, pediu para o levar ao depósito de géneros. Mais tarde fomos favorecidos com essa visita, pois o rancho melhorou substancialmente, foi quase uma hora de amena cavaqueira que aquele homem proporcionou aos seus comandados sem tibiezas ou formalismos bacocos, não mostrando ser aquele homem austero de que era acusado por quem não morria de amores por ele.


A segunda vez que nos visitou foi por altura de uma operação levada a cabo na nossa zona de intervenção e que requereu muito cuidado e concentração, que correu bem para o nosso lado, pois voltamos a marcar o nosso território, o General apareceu logo pela manhã cedo com todo o staff, e fazia-se acompanhar pelo comandante do sector que estava sediado em Nova Lamego, para se inteirarem de como tinha decorrido a dita operação. Encontrou o pessoal a descansar visto terem chegado de madrugada, pelas cinco horas. Tive oportunidade de assistir a uma cena caricata, o Comandante do Sector vendo uma arma (G3) suja com algum pó, rapa do bloco de apontamentos e perguntou a um camarada de quem era a arma, para identificar o soldado responsável pelo equipamento, visto que o material não se apresentava nas melhores condições, na óptica do oficial. O General deixou o pessoal perplexo quando perguntou ao Comandante do Sector o que pretendia fazer, o homem corou, ficou sem cor, e lá respondeu, meu Comandante repreender o militar responsável pelo seu equipamento visto o mesmo não estar em condições razoáveis de funcionamento. O senhor não faz nada, diz o General, esse homem está a descansar, quando acordar não vai ser preciso chamá-lo para limpar a arma e, para castigar, estou aqui eu, mas quando o fizer começo por Nova Lamego e acabo aqui em Buruntuma.

Por estas e outras atitudes é que ele tinha inimigos, pois queria junto de si homens corajosos, activos, e não pessoas inertes, e daí alguns serem recambiados para a Metrópole dados como incapazes na Província.
O General Spínola teve a coragem de desactivar alguns quartéis espalhados pela Guiné, veja-se o caso de Madina e Béli, sem qualquer interesse militar, e como estratega que foi, conseguiu para as tropas Portuguesas as vitórias que até aí não tinham conseguido.

Esta é a minha opinião sobre estes dois homens que foram meus Comandantes-Chefes.
Em relação ao General Bettencourt Rodrigues não me pronúncio, pois não possuo elementos para tal.

Um abraço.
Abel Santos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15256: Inquérito "on line" (9): Em 166 respondentes, 72% votaram em António de Spínola como "com-chefe" com a "melhor opinião"... Segue-se Bettencourt Rodrigues (8%) e Schulz (6%)... Cerca de 15% não sabe ou não escolheria nenhum dos três...

Guiné 63/74 - P15257: Notas de leitura (767): “Como Deus me guardou”, por Agostinho Soares dos Santos, Edição de autor, Porto, 1990 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 9 de Dezembro de 2014:

Queridos amigos,
É a versatilidade de abordagens que enriquece a nossa literatura de guerra, com tantas peças na penumbra.
A mexericar num caixote lá na Feira da Ladra deparou-se um livrinho com capa insólita, pus-me a remexer, lá dentro vinha uma folha falando de livros bíblicos de ambos os testamentos. Sentei-me a ler o que nunca me fora dado ler, o testemunho de um cristão evangélico, tudo escrito com enorme simplicidade e indiscutível sinceridade, uma escrita amena onde a glorificação a Deus é permanente. A esvoaçar para o Divino fora me dado a conhecer o testemunho de alguns capelões, mas nada, nem por sombras, com o vigor desta fé.

Um abraço do
Mário


Como Deus me guardou:
O testemunho de um cristão evangélico na guerra colonial

Beja Santos

Isto de vasculhar sem desânimo nos caixotes da Feira da Ladra acarreta sempre resultados imprevistos, e alguns dão que pensar. É o caso de “Como Deus me guardou”, por Agostinho Soares dos Santos, Edição de autor, Porto, 1990. O autor tem obra feita, indica nesta edição de 1990 sete títulos: “Bíblia, ciência e vida”; “Maravilhas do Criador”; “Ufologia à luz da Bíblia”; “Tudo nos mostra que Deus existe”; “Onde está, evolução a tua ciência?”; “Falsas ciências do nosso tempo”; “Profecias, acontecimentos probabilidades”; “Nuclear apocalíptico”. O autor explica-se: “Este livro é um testemunho da misericórdia de Deus para comigo durante a guerra colonial”. 
Dá o seu testemunho para glorificar o nome do Senhor. É poeta e verseja assim:
“Ó Angola, negro diamante multifacetado
Como deves ser feliz e bela em tempo de bonança
Quisera eu conhecer-te noutras épocas diferentes
Mas entregaram-me uma arma automática FN
E uma seção de morteiros 81!”.

Embarcou em 24 de Julho de 1965. De imediato escreve: “Já li alguns capítulos da Bíblia e acabei de escrever à minha namorada”. E no dia seguinte, desabafa: “Que loucura! Um tempo maravilhoso e os homens a pensarem a matarem-se uns aos outros! Não foi para isso que Deus criou o ser humano”. Agostinho é furriel num pelotão de morteiros, viaja enfastiado e a 28 esclarece os seus leitores: “Hoje passei em revista a minha despedida na Igreja Evangélica de Picoutos. O irmão André Artur da Rocha era o servo escalado para o culto em causa e resolveu chamar-me. Durante a reunião, os irmãos estiveram a animar-me. Alguém leu o Salmo 91, onde diz que mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. Glória a Deus por tudo!”. Já se adaptou à rotina. Converteu-se em 9 de Dezembro de 1962, aos 19 anos de idade. Foi mobilizado para Angola em Abril de 1965. E assim chegam frente a Luanda, cidade a quem ele dedica uma ode. Desembarcam e vão para o Grafanil. Já sabe o itinerário: Caxito, Piri, Úcua e Vista Alegre. Vai descrevendo as povoações por onde passaram. E assim chegam à parada de Zemba, a sua futura casa. Está aqui o batalhão 770, o Agostinho faz parte do Pelotão Independente de Morteiros n.º 1021. Em Zemba escreve à namorada: “Saí hoje para dar proteção aos negros sapadores que efetuaram a colheita do café numa fazenda abandonada desde 1961”. Em 23 de Agosto dá a saber à sua Cindinha que vai para a sua primeira operação, escolta a artilharia, escreve. E temos a primeira nota do seu comportamento face à crueldade: “Em Mucondo deram-nos dois turras para transportamos até ao Zemba. Havia um soldado que queria cortar a orelha a um deles. À cautela fui dizendo que ninguém tocava nos prisioneiros”. Assisto a um sinistro e depois a outro: “Um soldado ao saltar de uma camioneta bateu com a coronha da arma no chão a qual disparou, matando-o quase instantaneamente. Recentemente, um soldado deu um pontapé numa espingarda que estava pousada no chão e ela disparou também atingindo mortalmente um outro soldado. O autor do chuto ficou afetado psicologicamente, coitado, não voltou a sair para a mata. Anda aqui a trabalhar na messe dos sargentos, quase só se ri e mais nada". De Zemba vão até um lugar próximo do rio Dange. À distância ouvem-se tiros. E em 15 de Outubro este acampamento é atacado. Voltam para Zemba. Refere as caçadas que se realizam nas redondezas e apresenta-nos o soldado “Terrinas”, assim designado por ser comilão, não sabia ler nem escrever, o Agostinho escrevia por vezes as cartas. Numa dessas missivas à mãe, Agostinho teve o devaneio de meter uma bucha dizendo que ele era conhecido por “Terrinas”. A mãe respondeu: “Olha, filho, fartámo-nos de rir! É assim mesmo! Olha pela tua vida, não te importes com o que dizem. Come e segue em diante!”. Agostinho arrependeu-se pela imprudência e cita a Bíblia. Anda por vários destacamentos onde há obras de Engenharia. Não gosta da expressão batismo de fogo e recorda o batismo de Jesus. Assim se passou o Natal e o Ano Novo. Critica as enormes colunas militares: “As picadas serpenteiam em volta das colinas. Às vezes acaba-se por passar bem perto do local onde já se passou anteriormente. É fácil nesses pontos a própria coluna envolver-se em tiroteio”.


Segue para Onzo, destacamento próximo de Nambuangongo, queixa-se dos tiros e dos mosquitos e de situações que podiam ter descambado numa tragédia como aquela companhia que ficara cercada num morro e cuja evacuação foi um verdadeiro ato de heroísmo. Os acidentes de viação sucedem-se, Agostinho é cada vez mais envolvido nas operações apeadas. Chegou a hora do batalhão 770 abandonar Zemba, o Pelotão 1021 fica, Agostinho vem passar férias à metrópole. Em Luanda encontra Levi que conhecera em Mafra, ambos estudavam a Bíblia, Levi pertencia à Igreja dos Irmãos de S. João da Madeira e Arrifana, Agostinho era membro da Assembleia de Deus do Porto. Em férias, foi à inauguração de uma Casa de Oração em Serralves. O regresso é muito doloroso e de Luanda até Zemba é uma verdadeira odisseia. Escreve de Cova das Pacaças, em 17 de Agosto de 1966: “Mais uma vez estamos a dar proteção à Engenharia. Desta vez, é de castigo. Os meus soldados embriagaram-se ontem”. No fim de Agosto escreve à sua amada dizendo que vai para um lugar mais pacífico, Portugália, no Nordeste de Angola, anda a ler o "Quo Vadis". Nova viagem e nova odisseia, rumam para o Grafanil, seguirão pela estrada de Catete, depois o Dundo, depois Nova Lisboa. O comboio prossegue a sua marcha interminável, passam por Silva Porto, finalmente Henrique de Carvalho. É daqui que se inicia a marcha para Portugália em território onde pontificam os interesses da Diamang. Agostinho gosta muito de Portugália, uma pequena vila antigamente conhecida por Chitato, a estrada que dá acesso à vila está ladeada por longos canaviais. Explica o porquê da presença da tropa: “As nossas instalações em Portugália já pertenceram às milícias da Companhia dos Diamantes. A certa altura, a população local exigiu a presença do exército português. Foi-me dito que houve problemas junto à fronteira em determinada altura e um dos elementos das milícias disparou uma rajada de metralhadora para os pneus da única viatura que possuíam. Os civis não queriam tropa daquela”. Agostinho descreve as redondezas, estão perto do Congo. Depois é despachado para Cassanguidi, a 80 quilómetros de Portugália e do Dundo, o pelotão vai repartindo. Mais incidentes, mais mortes. A comissão avança para o fim. Em Luanda descobre uma igreja evangélica. E regressa no paquete Vera Cruz. No regresso, descobre que já existe a ponte Salazar. A família e namorada estão à espera dele no Cais da Rocha do Conde de Óbidos. Em Julho de 1990, concluiu a passagem a limpo das suas memórias: “Deus tem-me dado tudo aquilo que necessito. Tem-me abençoado no lar, no emprego e nos estudos. Em toda a minha estada na guerra colonial eu pude ver a mão de Deus a proteger-me. Aqui neste livro contei somente a verdade, porque só a verdade glorifica o nome do Senhor”.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15241: Notas de leitura (766): "Botânica", por Vasco Araújo, editado pela Sistema Solar, 2014 (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15256: Inquérito "on line" (9): Em 166 respondentes, 72% votaram em António de Spínola como "com-chefe" com a "melhor opinião"... Segue-se Bettencourt Rodrigues (8%) e Schulz (6%)... Cerca de 15% não sabe ou não escolheria nenhum dos três...


A. INQUÉRITO "ON LINE": "DOS 3 ÚLTIMOS COM-CHEFES DA GUINÉ, AQUELE DE QUE TENHO MELHOR OPINIÃO É...":


1. Arnaldo Schulz (1964/68) > 10 (6,0%)



2. António de Spínola (1968/73) > 119 (71,7%)





3. Bettencourt Rodrigues (1973/74) > 14 (8,4%)

4. Nenhum deles > 16 (9,6%)


5. Não sei / não tenho opinião > 7 (4,2%)


Votos apurados: 166 | 100,0%
Sondagem fechada 15/10/2015, 15h32

B. Comentário:

Reprodução, com a devida vénia, de um excerto de um entrevista de Alpoim Calvão ao jornal CM - Correio da Manhã, em que são referidos três homens que comandaram as NT no TO da Guiné e com quem o entrevistado trabalhou: Louro de Sousa, Arnaldo Schulz e António de Spínola. 

A entrevista foi conduzida pelo jornalista José Carlos Marques (que eu conheci na Guiné, em março de 2008) e foi publicada em 7/10/2012. Título e subtítulo: "O eterno guerreiro Herói da Guerra em África, Alpoim Calvão foi bombista do MDLP no Pós-25 de Abril. Conta em livro uma vida de batalhas"

O cmdt Alpoim Calvão numa tira da banda desenhada “Operação Mar Verde”,
da autoria de A. Vassalo [ex-fur mil comando Vassalo Miranda,
nosso camarada da Guiné], uma edição da Caminhos Romanos, 2012.

(...) Quando conheceu António de Spínola? 

- Conheci o então brigadeiro António de Spínola, que era o comandante-chefe e governador da Guiné, logo no aeroporto.  Foi-me apresentado por um amigo. Ele estava como sempre, impecável no seu monólogo e casaco aprumado. Não suava, era uma coisa formidável. Disse-me ele: ‘Sr. Comandante, espero que nos vamos entender muito bem’. E eu respondi ‘não sei se é possível, porque eu tenho três grandes defeitos: primeiro, sou oficial de marinha; segundo, não sou de cavalaria; e não sou do Colégio Militar’. 

Ficou um silêncio de morte, que ele quebrou ao rir-se à gargalhada. Fui colocado a comandar o COP 3 a Norte em Bigene. Tínhamos uma actividade de assaltos, operações, golpes de mão, patrulhas nos rios… Além dos fuzileiros tinha uma unidade do exército. Depois fiquei a chefiar as operações especiais no território. 

- Spínola alterou a estratégia da guerra. O que mudou? 

- A guerra teve uma continuidade, mas Spínola tornou-se mais agressivo. Intensificou as operações, mas também o apoio às populações. No COP3 fartei-me de fazer casas que eram entregues aos nativos. As populações gostavam mesmo do Spínola. Ele aparecia de helicóptero, com o ajudante, fosse onde fosse. Tinha um certo carisma, aparecia com o monóculo, luvas, camuflados retocados pelo alfaiate, fazia figura. Além dele, conheci dois outros comandantes-chefes na Guiné-Bissau. Louro de Sousa era um bom oficial do Estado-Maior, mas não tinha jeito nenhum para comandar as tropas. Arnaldo Schulz era muito inteligente, mas levava as coisas com mais calma. Para Spínola, para a frente é que era o caminho. Com Schulz eu fazia operações no Sul da Guiné, em que entrava na Guiné-Conacri e ele chegou a suspender-me os movimentos para não criar problemas. Só pude realizar esse tipo de operações cinco anos depois, com o Spínola, que me deixava fazer tudo. (...)
______________

Nota do editor:

Último poste da série de 13 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15246: Inquérito "on line" (8): O General Spínola foi uma figura controversa, e para ilustrar tal ilação, vou referir alguns aspectos que me sensibilizaram (José Manuel Matos Dinis)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15255: Por Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-mar em África, etc.: legislação régia (1603-1910) (1): a lei quando nasce é para todos...Um notável projeto da Assembleia da República, útil a todos aqueles que se interessam pela historiografia da presença portuguesa em África





Carta de Lei — prohibe fogos de artificio nas festas dos Santos
Sem Entidade, Livro 1603-1612

Portugal > Assembleia da República > Legislação Régia > 9 de janeiro de 1610 (Com a devida vénia)


Ficamos a saber, por carta de lei de 9/1/1610, ao tempo do rei Dom Filipe II (III de Espanha, Madrid, 1578-Madrid, 1621), que "brincar com o fogo", por ocasião das festas populares, podia ficar caro... Uma pena de degredo (para Angola e outros lugares de África, conforme a condição social do infrator), além de penas pecuniárias,  estava prevista para quem, em contravenção da lei, produzisse, vendesse ou lançasse fogo de artifício...

[Imagem à esquerda: Felipe III a caballo, óleo sobre lienzo, 300 x 212 cm, Madrid, Museo del Prado (tras la restauración hecha en 2011); autoria de Diego Velázquez y otros, 1634-35; documento do domínio público. Cortesia de Wikipedia]

Foi um rei da "monarquia dual", de triste memória, este tal Filipe II... Passou em Portugal uns meses, em 1619, de maio a outubro, mas devem ter-lhe rogado  tais pragas que adoeceu e nunca mais se restabeleceu, quando ia a caminho de casa, em Madrid,  vindo a morrer depois, em 31/3/1621, "de consciência pesada", no dizer da historiadora Fernanda Olival,  autora de uma sua recente biografia ("D. Filipe II, de cognome o Pio. Lisboa: Círculo de Leitores, 2005, coleção "Reis de Portugal", 320 pp,)... (LG)


1. Sobre a Legislação Régia: digitalização da coleção de legislação portuguesa desde 1603 a 1910


A Assembleia da República possui na sua Biblioteca uma coleção de legislação nacional que se estende desde o início do século XVII até à implantação da República em 1910, a qual representa um legado histórico de grande importância nacional, mas que permanece desconhecido da maioria da população e mesmo da comunidade científica e académica.

Inserido nas comemorações do centenário da implantação da República e tendo como objetivo principal a divulgação desta informação a toda a comunidade, a Assembleia da República entendeu realizar um projecto de digitalização de toda esta documentação permitindo, através da constituição de uma plataforma Web, a difusão generalizada da informação destes três séculos de legislação régia.

Para a realização deste projecto foi constituída uma biblioteca digital da legislação régia, para o qual foram digitalizadas 76.575 páginas dos 94 volumes da "Coleção da legislação portuguesa" desde 1603 a 1910 e dos 5 volumes de uma edição fac-simile das "Ordenações Manuelinas" que D. Manuel I promulgou em 1521.

Foram ainda digitalizadas e processadas 2.309 páginas de índices, recorrendo à utilização de OCR (reconhecimento ótico de carateres) e à subsequente correção ortográfica, de forma a possibilitar tanto a pesquisa em texto livre na ortografia original, como a pesquisa, na ortografia moderna, nos campos da base de dados identificados como "Ato legislativo" e "Entidade".

A plataforma Web que integra e disponibiliza toda esta informação foi desenvolvida de forma a permitir um acesso rápido e fácil à documentação digitalizada, através de mecanismos de pesquisa simples e avançada, com base nos metadados de classificação das obras, nos metadados recolhidos das páginas de índices e no texto das páginas dos documentos. Ela permite ainda uma navegação intuitiva, quer nas páginas do documento original, quer nos índices, bem como a utilização de zoom para uma visualização do documento num formato de alta definição.

Por outro lado, esta plataforma disponibiliza também um módulo de impressão de página, multi-página e edição completa, permitindo ainda a realização de download de PDF para leitura dos documentos em off-line.

A realização deste projecto só foi possível graças à preciosa colaboração da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Biblioteca da Ordem dos Advogados que nos cederam para digitalização os volumes em falta na coleção.

Biblioteca da Assembleia da República, 2010-12-21

Ficha Técnica:

Presidente da Assembleia da República: Dr. Jaime Gama
Secretária-Geral da Assembleia da República: Conselheira Adelina Sá Carvalho
Diretor de Serviços de Documentação, Informação e Comunicação: Dr. Rui José Pereira Costa
Coordenador do Projecto: Dr. José Luís Martins Tomé
Execução do Projecto: Hints – Tecnologias de Informação, Lda. em colaboração com a
Metatheke Software Lda., empresa spin-off da Universidade de Aveiro
Calendário de execução do Projecto: Maio a Dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P15254: Guiné, Ir e Voltar (Virgínio Briote, ex-Alf Mil Comando) (XVII Parte): Fima, enfermeira do Partido; Cassaprica e Correspondência

1. Parte XVII de "Guiné, Ir e Voltar", enviado no dia 14 de Outubro de 2015, pelo nosso camarada Virgínio Briote, ex-Alf Mil da CCAV 489, Cuntima e Alf Mil Comando, CMDT do Grupo Diabólicos, Brá; 1965/67.


GUINÉ, IR E VOLTAR - XVII

Fima, enfermeira do Partido 

As cordas apertadas demais, os pulsos a inchar, amarrados atrás das costas. Tinha acabado de ser apanhado pelos tugas, ainda nem sabia como, e logo a ele é que deveria acontecer. Como comandante do acampamento, sempre fora muito rigoroso com os homens que estavam sob o seu comando, sempre exigira que se deslocassem separados uns dos outros, que parassem de vez em quando, escutassem a mata e só depois voltariam a caminhar. E afinal, fora apanhado desprevenido, sem arma, sem nada. 

Viera a semana passada1 dos lados de Sano no Senegal. Muito cansado. Estivera com os camaradas do sector, os dias pelas noites fora, analisaram o trabalho do mês, cada um apresentou o seu trabalho, as emboscadas que fizeram, as minas que plantaram, os ataques aos quartéis da tropa. 
Tinham feito o balanço da situação em cada zona, leram em voz alta as directivas do camarada secretário-geral, as orientações gerais para a luta, a referência expressa à luta dos povos da Guiné e Cabo Verde, para a independência nacional, para a libertação, nunca contra o povo português, juntos na mesma luta contra o colonialismo e o imperialismo, depois as orientações locais, o plano para o mês, não descansar a tropa, escrever papel para deixar junto aos quartéis deles, para desmoralizar, e a ordem para mudar, outra vez, o acampamento de Uália. 
Enquanto regressava com os camaradas, ia pensando nos locais, escolheu o melhor, bem dentro da mata, uma centena de metros a seguir à bolanha, um barraco junto a esta para vigiar tudo em volta. 
Sacos de arroz, mancarra, bicicletas, cunhetes de munições, armas, tanta coisa, casas às costas, tão pouca gente, precisaram mais que uma vez.

Acampamento da guerrilha. Foto de Knut Andreasson. Com a devida vénia. 

Tinha acabado de cavar um abrigo, precisava de se lavar. Fora à bolanha para tomar banho e trazer água.
Viu-se cercado por dois soldados de arma apontada, sem saber como, os tugas emboscados ali mesmo, os garrafões na mão dele, que a tropa tinha deixado em Morés da última vez.

Abriram-me a boca à força, eu não sabia para quê, um lenço preto nos dentes, atado na nuca, outra vez que me levantasse, sem palavras, corda nos pés, uma à cintura presa ao soldado fula. 
Tropa diferente esta, não era a que estava habituado a ver passar. Sem emblemas, sem anéis, sem fitas que os outros tugas trazem sempre ao pescoço, ronco nenhum, sem capacetes até, aquele tem barrete diferente, caras pintadas de preto, nunca vira tropa assim. 
Estranhos, calados, o cano das armas deles também têm olhos, vêem por ele, para a esquerda, para a frente, para a direita, aquele está sempre a olhar para as árvores, tudo muito devagar, assim é mais difícil camaradas vê-los. 
Vi-os à frente, no carreiro para Uália, nosso pessoal descuidado a esta hora da manhã, sem aviso, pode ser uma desgraça, tanto trabalho para nada. Todos não estão, felizmente, mandei pessoal para Mansabá, dois para montar mina e mais dois para segurança. 
Aquelas bajudas com os cestos à cabeça vão ser apanhadas, gritai, gritai com toda a força que puderdes, mais alto, mulheres do PAIGC, glória da nossa luta, assim, para camarada ouvir! 
Os tugas todos a correr, o traidor fula amarrado a mim, não deixa andar, se eu pudesse! Aquelas crianças ali também! 
A enfermeira de Morés? A mulher do Ramos, do Pedro Ramos com a criança às costas?! Porque não fugiu? Não, não lhe façam mal, ela trata do nosso pessoal da luta, faz curativos só, os tugas não me ouvem, lenço não deixa.

Enfermaria do PAIGC. Foto de Knut Andreasson. Com a devida vénia. 

Não sei, não tenho nada para dizer, meu nome é Fima2, sou enfermeira, não falo nada de guerra, trato de feridos só, não pode mexer nesse papel, é carta de meu marido, ouviu? Não pode tirar bilhete de meu marido, não pode! Tenho filhinha às costas, não vê? É hora de ela mamar, deixa!

Bilhete encontrado em poder de Fima Siga 
____________

Notas
1 - Adaptado do depoimento do Prisioneiro.
2 - Informações posteriores confirmaram que um dos capturados era uma enfermeira da base de Morés e mulher de Pedro Ramos, comandante da guerrilha.
3 - Uma ou duas semanas depois houve informação sobre queixas que terá apresentado sobre a forma como terá sido tratada no momento da captura.

************

Cassaprica 

Ofegante, braços cruzados, calada, a exigir respostas. Já não tenho novidades, é?
Olhos, uns olhos grandes, agora cinzentos, brilhantes, húmidos, silêncio, tréguas.
A força das mãos nos braços dele, os olhos a exigir-lhe silêncio agora, não digas nada de que te arrependas a seguir, pára um minuto só, pára!
Gente a passar, a olhar para eles, os dois a olharem para o lado, como se nada se passasse, a mão dela na boca dele, a tapá-la.
A história a andar para trás, tudo a correr para o fim e agora outra vez, tentativas para se descolar, ela a arrastá-lo para o jardim, a empurrá-lo para a rede, em cima dele, vencido.
Passou pelo Bento, arranjou transporte para Brá, um bom banho e meteu-se na cama com os documentos que lhe deram na 2.ª Repartição.

"Cassaprica é o maior acampamento IN existente na área deste posto administrativo. Há um caminho bastante perigoso, porém muito importante, uma vez iludida a vigilância dos sentinelas, pois corta a retirada do IN para a República da Guiné-Conakry em caso de operação em Camissorã. Ainda o mesmo disse que em Bagadai perto de Cane Faque, estão a construir uma jangada de paus para transportar a Cane Faque e daí para Caule uma arma bastante pesada. Também informou que mais de metade dos elementos da guerrilha passou para Caule onde existe um acampamento e um pequeno estabelecimento. Que no entroncamento da estrada velha de Cacafal com a estrada de Cambeque, do lado esquerdo de quem vai para Cabo Nepo, junto a uma árvore grande, existe um abrigo onde o IN aguarda oportunidade de montar emboscada à tropa. (...)"
Três folhas com os depoimentos de guerrilheiros apanhados. Tinham dito tudo o que sabiam e, nada de admirações, também coisas que só se recordaram, certamente, quando os polícias lhes apertaram as unhas, localização dos acampamentos, disposição, quantos guerrilheiros em cada, armas, os nomes dos comissários políticos em alguns casos.
Dentro de uma pasta, uma etiqueta na capa a classificá-los. Estivera a lê-los, o sono a chegar, enfiara-os na pasta e fechou o mosquiteiro.

No outro dia, no QG, deu andamento às informações. Documentos vistos outra vez um por um, algumas notas ao lado, localização de guias, onde falar com eles, transportes, esboçar o plano de operação. Na 3.ª Rep. ficaram de marcar a data, os meios, as horas das marés, as coisas do costume.
Entrou no VW preto que tinha alugado para o fim de semana e meteu a pequena pasta dentro do porta-documentos. Começou a descer para Bissau, um fim de tarde agradável, sentia-se bem sem saber porquê, nada que fazer agora, e se passasse pela casa da Teresa, era capaz de ser boa ideia arrumar o assunto hoje, não?
Rua sem movimento àquela hora, viram-se logo, ela sentada na espreguiçadeira a ler, cadernos espalhados pela relva.
Vamos dar uma volta?
É só um instante, vou-me arranjar.
Parecia outra, que nada tinha acontecido no dia anterior. Dentro do carro, à espera, e o pai dela a subir a rua. Olhos a cruzarem-se, teve que sair do carro.
Senhor alferes, então?
Como está, senhor Vasco?
Então o que diz àquela história da orelha?
Orelha?
Então, olhos fixos nele, o caso do Hotel Portugal, não sabe? Toda a cidade sabe, um horror! Um grupo de fuzileiros ao passar na esplanada do hotel, um deles foi directo a uma mesa com gente de cá, puxou pela orelha de um, sem dizer nada, facalhão na mão, zás, cortou-a, a correr pela rua abaixo, a rir-se, o ferido a escorrer sangue atrás deles, dá-ma, dá a minha orelha!
Não acredita? Testemunhas é o que não falta!
Não sabias ainda, a Teresa parecia que tinha acabado de tomar banho, toda fresca a chegar, a dar um beijo ao papá.

Como da primeira vez em que saíram sós, pouco movimento a esta hora, o carro devagar, mal se ouvia o motor, pelas ruas a descer para o porto, algumas fardas verdes na esplanada do Bento, cortaram para a direita, quartel da marinha, a caminho da Sacor.


Encostou o carro, o Geba orgulhoso lá em baixo, o ilhéu do rei em frente, ele a abrir a porta, a pé pela estrada uns metros até lá à frente, a olhar para o rio com a Ricoh na mão, a magicar como abordar o assunto. Deu a volta por dar, olhou para o carro, pareceu-lhe ver a Teresa com a pasta na mão. Deu-lhes a pressa aos dois, ele a voar sem correr, ela atrapalhada, pareceu-lhe, a fechar o porta-documentos.

Para onde vamos? Então ainda agora chegámos, que pressa é que te deu? Não te estou a perceber, andas tão estranho ultimamente, o que se passa contigo?

************

Correspondência

"Faz hoje 15 meses que cheguei. Não é ainda tempo para pensar no fim, muitos meses ainda à frente. Há quem tenha calendário no quarto e todas as noites risque o dia, menos um que falta!
Começo a ter dificuldades em escrever. Não tenho novidades para contar, continua tudo igual, vida calma, sem grandes sobressaltos, o que é óptimo. Estou de boa saúde, desde que estou aqui só tive uma vez paludismo, umas ligeiras febres, aliás, os dentes têm-me deixado sossegado. De vez em quando dou uma corrida para desenferrujar os músculos das pernas. Estou cansado de descansar. Nas horas vagas, que são muitas, leio o que aparece. Os Lartéguys já os li todos, da Indochina à Argélia, as últimas aventuras do império francês a desmoronar-se, os Centuriões, os Pretorianos, os Mercenários. Livros de guerra, que, não sei porquê, são os que se vendem mais aqui. Contraditório, julgo. Livros com outros assuntos vêem-se pouco por aqui. Acabei ontem 'A Confissão do Silêncio' de um tal Shlumberger, uma história de espionagens, passada na 2.ª Guerra. Entre mãos para começar tenho um do Urbano, “Terra ocupada”, a seguir se não tiver outro, a 'Náusea do Sartre', há meses em espera para o retomar. Não sei é se vou conseguir acabá-lo.
O café Bento, uma instituição cá de Bissau, já te falei dele, com uma esplanada enorme debaixo de árvores, onde a gente se junta no final do dia a saborear o fresco, tem um pequeno quiosque onde além do Português Suave, do SG Ventil e de outras marcas de tabaco, rebuçados e chocolates, também vende livros, as últimas novidades literárias acabadas de chegar da metrópole. E é lá que costumo ver o que há de novo.
Cinema não tenho visto nada ultimamente, as fitas que mais passam são coboiadas, o mais interessante destes filmes é ver a assistência, entusiasmada com a cavalaria a chegar quando os peles-vermelhas estão quase a entrar no círculo das carroças dos colonos, ficam tão contentes que se põem a pé, a aplaudir, boinas ao ar. Qualquer coisa serve para o pessoal fazer uma festa. Na montra do cinema está há já algum tempo anunciado um filme do 007, quando vier sou capaz de o ir ver.
Como vês, levo uma vida pacata, tranquila. E pronto já contei a minha vida destes dias, tudo o que escrever daqui para a frente, é só porque não se manda uma carta com tão poucas linhas, até podes pensar que não escrevo mais, por outras coisas, estou a brincar com a menina dos meus olhos, claro.
E por aí, ora conta, como vão as coisas? A vida pelo Porto, pelo Carvalhido, pelo teu trabalho, pelos teus estudos, as aulas de alemão com a Frau Kissau, como vai isso tudo? O 6 ainda não foi substituído pelo trólei? Continua a trilhar pachorrento, da Praça para o Monte dos Burgos para cima e para baixo?
Quando será que nos voltamos a sentar, os dois juntos nesses bancos tão apertados, a ver a chuva do Porto a bater nas vidraças, tu com o teu sobretudo azul escuro, de botões prateados, a cheirar a Madame Rochas ou será Lancôme, e as tuas mãos macias de Atrix? Trouxe os teus cheiros comigo, tenho-os guardado bem pelos vistos, quando me lembro de ti, vêm também.
(…)
Nunca tive muita facilidade em falar de mim, dos meus afectos, em dizer o que sinto. Àqueles de quem gosto, então sempre me foi ainda mais difícil dizer quanto os aprecio, por vezes é-me mais fácil feri-los que reconhecer quanto gosto deles. É uma força mais forte que eu, é uma fraqueza, talvez. Nunca soube como devia fazer, nunca fui capaz de exprimir o afecto que me liga a ti. E, no entanto, foste até agora a melhor coisa que me aconteceu.
Uma estrada tão comprida, falta tanto, tanto tempo ainda, que às vezes penso, será que vamos conseguir?"

************
(Continua)
____________

Nota do editor

Poste anterior da série de 8 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15221: Guiné, Ir e Voltar (Virgínio Briote, ex-Alf Mil Comando) (XVI Parte): Cabral no Oio; Uma carta e Galinha à cafriela

Guiné 63/74 - P15253: Agenda cultural (430): Conferência de António Graça de Abreu, "Entender a China 2015. Viajar pelo mundo chinês”, sábado, dia 17, pelas 11h30, em Lisboa, na sede da AFAP - Associação da Força Aérea Portuguesa, nas comemorações do seu 32º aniversário

COMEMORAÇÕES DO XXXII ANIVERSÁRIO DA AFAP - 17 OUTUBRO 2015

A Associação da Força Aérea Portuguesa (AFAP) comemora este ano, em 17 de outubro, sábado, o seu XXXII Aniversário.

Trata-se de uma efeméride que, cumprindo uma honrosa tradição, reúne a grande família da AFAP, nas instalações da sua sede,  na Av Alm Gago Coutinho nº 129,  Lisboa, para mais  um fraterno e cultural convívio, cujo programa se apresenta abaixo.

Para efeitos de inscrição, aceitam-se  reservas, pelo telefone 213 574 002 , ou por email – afap@netcabo.pt '> afap@netcabo.pt

O valor do almoço é de 20,00 euros por pessoa.

Chama-se, no entanto, a atenção para o limite que as instalações comportam (no máximo 100 convivas). É, por isso, urgente que os interessados façam as suas reservas.  O convite que nos chegou ao nosso blogue é feito pelo presidente da direção da AFAP, José Armando Vizela Cardoso, TGen.(Ref).


XXXII ANIVERSÁRIO DA AFAP NO CLUBE AFAP 
(Av. Alm. Gago Coutinho)
17 OUT 2015

P R O G R A M A


10h30 - Abertura do Secretariado
11h00 - Café - Convívio
11h30 - Início dos Trabalhos, pelo Presidente da Assembleia Geral da AFAP

- Conferência > “Entender a China 2015. Viajar pelo mundo chinês”,  prof. dr. António Graça de Abreu.
 
- Entrega de diplomas aos sócios que completam  10 anos de filiação na AFAP.
- Homenagem aos sócios com 25 anos de filiação.
12h45 - Encerramento dos trabalhos
Aperitivos
13h00 - Almoço 

16h00 - Encerramento da Reunião



 Prof. Dr. ANTÓNIO GRAÇA DE ABREU > Curriculum


António Graça de Abreu nasceu no Porto, em 1947. Licenciado em Filologia Germânica, Mestre em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses, foi professor de Português em Pequim (Beijing) e tradutor nas Edições de Pequim em Línguas Estrangeiras. Viveu em Pequim e Xangai entre 1977 e 1983. 

Foi professor do ensino secundário e Assistente Convidado leccionando Sinologia no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e actualmente na Universidade de Aveiro. 

Traduziu para português a peça de teatro Xi Xiang Ji (O Pavilhão do Ocidente), de Wang Shifu (1260?-1320?), editada em 1985 pelo Instituto Cultural de Macau, e também as antologias Poemas de Li Bai, Poemas de Bai Juyi, Poemas de Wang Wei e Poemas de Han Shan publicadas em Macau, respectivamente, em 1990, 1991, 1993 e 2009. Traduziu também o Tao Te Ching, editado em Portugal pela Vega Ed., 2013. 

O seu mais recente trabalho é Toda a China I e II, um extenso conjunto de textos sobre as suas muitas viagens e vivências exactamente por todo o território da República Popular da China, mais Taiwan, Hong Kong e Macau.

Historiador e poeta, é também autor da biografia de D. Frei Alexandre de Gouveia, Bispo de Pequim (1751-1808), co-autor dos dois volumes da Sinica Lusitana, 2001 e 2004, e dos livros de poesia China de Jade, 1997, China de Seda, 2002, Terra de Musgo e Alegria, 2005, China de Lótus, 2006, Cálice de Neblinas e Silêncios, 2008 e A Cor das Cerejeiras, 2010. Publicou ainda o Diário da Guiné, 2007, o relato de guerra dos seus dois anos, 1972/1974, como alferes miliciano num Comando de Operações na antiga Guiné Portuguesa.

Entre 1996 e 2002 pertenceu ao Board da European Association of Chinese Studies (Heidelberg, Edimburgo e Torino).

Com a tradução dos Poemas de Li Bai, António Graça de Abreu obteve o Prémio Nacional de Tradução 1990, do PEN Clube Português/Associação Portuguesa de Tradutores.


________________

Nota do editor:

Último poste da série > 14 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15251: Agenda cultural (429): Apresentação do livro de Fernando de Jesus Sousa, "Quatro Rios e um Destino", na Casa da Cultura dos Olivais, Lisboa, dia 24, às 16 horas


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15252: Recortes de imprensa (75): "Guiné-Bissau, um dia de cada vez", fotorreportagem de Adriano Miranda, Público -Multimédia, 11/10/2015... Quatro dezenas de fotos, a preto e branco, que nos emocionam e interpelam (António Duarte, ex-fur mil at, CART 3493 e CCAÇ 12, dez 1971/jan 1974)


"Guiné-Bissau, um dia de cada vez", uma fotorreportagem de Adriano Miranda, publicada no jornal Público... São 4 dezenas de fotos, a preto e branco, do duríssimo quotidiano dos guineenses, fotos que nos emocionam e interpelam, a nós,  ex-combatentes da guerra colonial, que conhecemos aquela terra, verde e vermelha, e as suas gentes fantásticas e generosas, há 50 anos atrás... Quod vadis, Guiné ?"... Para onde vais, Guiné ?... "Um dia de cada vez", respondem os nossos amigos, guineenses... Uma oportuna sugestão de leitura do nosso grã-tabanqueiro António Duarte.

1. Mensagem do nosso camarada António Duarte:

Data: 14 de outubro de 2015 às 11:40
Assunto: Link com fotos do "Público" sobre a Guiné-Bissaiu


Bom dia,  Camaradas

Na leitura do "Público", feita em suporte digital, deparei com um conjunto de fotografias, de autoria do Adriano Miranda, sobre a "nossa" Guiné-Bissau. 

Na minha opinião trata-se de uma pequena obra de arte, que nos leva de novo aquela terra, sentindo-se até os cheiros, que por certo todos ainda sentimos quando pensamos nas situações por nós vividas, seja a atravessar uma bolanha, seca ou molhada, seja a fazer aquelas intermináveis picagens, para garantir a segurança possível às colunas.

Assim segue o link para consulta de quem tiver curiosidade, visitando a atual Guiné, mas refrescando os nossos pensamentos de quando por lá andámos. 

http://www.publico.pt/multimedia/fotogaleria/guine-353898

Abraços para todos

António Duarte
Ex-Fur Mil Atirador - CART 3493 e CCAÇ 12
Dez 71 a Jan 74


2. Comentário do editor:

Adriano Miranda (n. Aveiro, 1966) é fotojornalista do Público e professor de fotografia. Expõe regularmente.

"Adriano Miranda é um fotógrafo de pessoas que só se sente bem a fotografar no meio delas. Admite que valoriza mais a estética do que a técnica. E diz que nunca pensou em ser fotógrafo. Ah, e deixa um conselho: nunca apaguem nada!" (entrevista à revista Zoom - Fotografia Prática, 28/7/2011).

Não podendo inserir aqui as fotos do Adriano Miranda, por respeito (ético e legal) à propriedade intelectual, permito-me contudo, e com a devida vénia, reproduzir as suas palavras que servem de preâmbulo à sua notável fotorreportagem:

"Guiné-Bissau, um dia de cada vez", por Adriano Miranda

"Saímos do aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, e sentimos o bafo quente que nos faz transpirar. Há malas, caixotes, caixas, sacos, homens, mulheres, polícias, militares. E há uma explosão de cores e de um cheiro doce. O trânsito é feito ao som da buzina, sempre a fugir do próximo buraco. Gente e mais gente num labirinto desorganizado. Muitos sentados nas soleiras das portas, outros correndo, outros vagueando. 

"No Mercado de Bandim, no centro da capital e um dos maiores mercados a céu aberto do país, tudo se mistura e de tudo se vende. Camas, espumas, bananas, panos, detergentes, telemóveis, peixe, cadernos, tijolos, ferros, martelos, sapatos, pomadas, água pura, ovos, ventoinhas, jornais e até carneiros. O fim do Ramadão é uma ocasião especial e a comunidade muçulmana termina o jejum com uma grande festa. Depois da reza é tempo de compensar o estômago. Nada melhor que um inofensivo animal. Chamam-lhe a Morte do Carneiro. Todos de todas as etnias se embelezam com uma vaidade cuidada: muçulmanos, papéis, balantas, mandingas, manjacos e fulas. Na cidade, todas as ruas são picadeiros para mostrar a camisa branca ou o vestido colorido. E o Monumento ao Esforço da Raça, inspirado na art déco e que fica mesmo em frente ao Palácio Presidencial, é local de eleição para namorar quando não há luar.

"Quase tudo é decadente. Os prédios, as ruas, a limpeza, os carros, os táxis, as lojas. Tudo menos as pessoas. Orgulhosos do que é seu, do que têm e não têm. A Guiné-Bissau é um país sempre em convulsões. Desde o dia 12 de Agosto que não tem Governo. Voltou a faltar a luz. A escola ainda não começou. As poucas obras públicas pararam. O dinheiro falta e os funcionários públicos podem não receber o salário. Mas enquanto as cúpulas discutem o futuro do Governo e da nação, os guineenses constroem um dia de cada vez." 

(Fonte: Público - Multimédia, 11/10/2015. Com a devida vénia).

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14931: Recortes de imprensa (74): Informação Oficial, publicada no jornal "A Província de Angola", sobre o desastre do Cheche aquando da travessia do Rio Corubal em 6 de Fevereiro de 1969 (José Teixeira / José Marcelino Martins)

Guiné 63/74 - P15251: Agenda cultural (429): Apresentação do livro de Fernando de Jesus Sousa, "Quatro Rios e um Destino", na Casa da Cultura dos Olivais, Lisboa, dia 24, às 16 horas

1. Mensagem, com data de 5 do corrente, de Fernando de Jesus Sousa [ex-1.º Cabo da CCAÇ 6, Bedanda, 1970/71, DAF, natural de Penedono; confidenciou-nos, há tempos, na sede da ADFA, que agora anda, entusiasmado, a escrever poesia]:


Ver aqui a recensão feita pelo
nosso colaborador permanente,
o camarada Beja Santos
 Boa noite, amizades.

Venho informar que no dia 24 deste mês, às 16 horas, vai ser apresentado, na Casa da Cultura de Santa Maria dos Olivais, o meu livro, "Quatro Rios e Um Destino" [Lisboa, Chiado Editora, 2014, 304 pp].

Conto com a vossa presença, amigos e camaradas. Tragam os vossos amigos e conhecidos.

No final, temos um beberete para suavizar a alma

A Casa da Cultura dos Olivais fica nos Olivais Velhos, R. Conselheiro Mariano de Carvalho 67, 1800 Lisboa [Ver página no Facebook, aqui].

Vou dando mais notícias.

Abraço a todos,

Fernando Sousa
_________________

Guiné 63/74 - P15250: Convívios (716): Rescaldo do XX Encontro dos Combatentes da Guiné da Vila de Guifões, levado a efeito no passado dia 11 de Outubro de 2015, em Baião (Albano Costa)



XX Encontro-Convívio dos Combatentes da Guiné da Vila de Guifões

Dia 11 de Outubro de 2015
 Quinta das Susandas em Loivos da Ribeira - Baião


1. Em mensagem de 13 de Outubro de 2015, o nosso camarada Albano Costa (ex-1.º Cabo da CCAÇ 4150, Bigene e Guidaje, 1973/74), enviou-nos a reportagem do XX Encontro dos Combatentes da Guiné da Freguesia de Guifões, levado a efeito no passado dia 11 de Outubro na Quinta das Susandas - Loivos da Ribeira - Baião.

Os participantes, 45 combatentes e respectivas famílias, deslocaram-se para Baião em dois autocarros.  
Honrou-nos com a sua presença o Eng. Pedro Miguel Almeida Gonçalves, Presidente da União de Freguesias de Custóias, Guifões e Leça do Balio. 

A comissão responsável por este evento, que era composta por: Albano Costa, Neca Matos e Isidro Ventura, congratulam-se por mais este dia de convívio entre a grande família de combatentes guineenses de Guifões. 

Tenhamos vida e saúde, e para o ano marcaremos presença no XXI Encontro-Convívio.

Albano Costa


A Comissão Organizadora do XX Encontro: Neca Matos, falando aos presentes; Albano Costa e Isidro Ventura. De camisa clara, o Presidente da União de Freguesias, Eng. Pedro Gonçalves.

 Bolo comemorativo do Encontro

Lembrança alusiva ao XX Encontro oferecida a cada Combatente. Às senhoras foi oferecida uma rosa, gentileza da Junta de Freguesia.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15214: Convívios (715): Almoço de Confraternização do pessoal da CART 1659 – ZORBA, levado a efeito no Concelho da Batalha, no passado dia 26 Outubro de 2015 (Mário Vitorino Gaspar)

Guiné 63/74 - P15249: Os nossos seres, saberes e lazeres (119): Entre Antuérpia e as Ardenas, e algo mais (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Setembro de 2015:

Queridos amigos,
Foi um belo domingo, vadeei que me fartei, mesmo com o tempo a mudar e com a pressa de essa noite rumar até à Antuérpia. A vida dá as suas voltas, fiquei mais tempo. Retomei a lugares da minha peregrinação, sentia-me bem a andar a pé, a ver e a falar com pessoas, de vez em quando parava para tomar um chocolate quente e descansar, já não posso iludir os 70 anos. Mas é irreprimível o prazer de ver um festival de banda desenhada, de visitar Notre Dame de la Chapelle, ali está sepultado Bruegel, o Velho, um dos meus ícones da pintura. Tudo sem tempo, a usufruir a boa vadiagem.
Amanhã vou continuar e depois conto.

Um abraço do
Mário


Entre Antuérpia e as Ardenas, e algo mais (2)

Beja Santos


A Cité du Logis é um caso ímpar de construção social entre as duas grandes guerras é de tal modo paradigmático este equipamento urbano que está classificado, deverá manter-se intocável. Por aqui paira o silêncio, as ruas têm nomes de pássaros e flores, o arvoredo é omnipresente, o bairro tem as suas regras comunitárias, eventos participados, desde exposições de pintura, sessões de teatro amador e vendas de rua, bem badaladas.


Comecei o dia a percorrer estas vendas, traquitana de toda a espécie. Nem acredito a sorte que me cabe: compro por 10 cêntimos um cd-rom sobre o Museu d’Orsay e o Museu do Louvre. Gosto de cheirar, é nestes atos fortuitos que por vezes a fortuna bate à porta com ucharias.


Desci até ao mercado de domingo, é um mercado matinal, é aqui que eu compro uns pedacinhos de queijo, em Boisfort. Especialidades que vêm de França, como os queijos Comté du Jura, o Cantal, e outras sumidades. Aqui virei religiosamente no próximo domingo fazer algumas compras de queijos duros, se não, são me apanhados no check-in, já me aconteceu.


Vim dar um beijinho a uma grande amiga, Ika Vazvasoff, uma belga-búlgara, as nossas conversas acabam inevitavelmente nos esplendorosos mosteiros da Bulgária, ela canta-me as belezas de Plovdiv e Varna, talvez um dia venha a acontecer. Mas esta imagem é para passar à história, a sua neta Leónia irá hoje pela primeira vez andar pelas suas próprias pernas. Temos mulher!



Nova fase do programa dominical, uma passagem pelo festival de banda desenhada, em pleno Parque Real, depois o meu objetivo é aproveitar esta tarde de 6 de Setembro para visitar o Palácio Real, último dia de visitas públicas, mais a mais, gratuitas.


Ali à porta mostravam-se relíquias automobilísticas, quanto custará este Ford, ainda por cima tão bem mantido, os mirones eram muitos.


Esta é a residência do rei dos belgas, um Saxe-Coburgo-Gota, ali no palácio, pelo que me foi dado ver, é tudo maciço, bons lustres, boas alcatifas, bons sofás, requintado mobiliário, estuques magníficos, e o chão não se fala. O que me deu mais prazer foi a mostra de pinturas reais, não foi propriamente uma grande surpresa, por cá tivemos o rei D. Carlos, um amador de altíssima qualidade. O tempo mudou, começa a esfriar, vou mudar de paisagem.


Última etapa antes de regressar a casa, revisitação de Nossa Senhora de la Chapelle, estabelecia relação com esta imagem vai para algumas décadas, sempre que posso venho aqui pedir-lhe que me dê ânimo e saúde. Ela tem sido muito generosa comigo. O meu dia de amanhã conhecerá alterações, sou forçado a prolongar a manhã em Bruxelas. Tirarei partido do transtorno, voltarei a vários locais do crime, e com que satisfação!

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15212: Os nossos seres, saberes e lazeres (118): Entre Antuérpia e as Ardenas, e algo mais (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15248: Manuscrito(s) (Luís Graça) (65): O Tempo Parece Querer Mudar... (Coleção de citações do diário de Tomás de Mello Breyner, c. 1902-1904)

O Tempo Parece Querer Mudar

por Luís Graça 

[com Tomás de Mello Breyner, c. 1902-1904]



À noite houve uma grande trovoada 
[acompanhada de muita chuva.
À noite iluminações. Tempo lindo.
Às 11 h. p. m. choveu.

Bom tempo e fresco.
Bom tempo.

Chovia bastante.
Continua a inverneira.
Continua a ventaneira fresca.
Continua o lindo tempo.
Continua o mau tempo.

Dia de calor terrível. À noite refrescou.
Dia de chuva e trovoadas.
Dia de chuva.
Dia de horroroso calor, mas eu quando tenho que fazer não dou pela calma.
Dia de tão grande ventania que se quebraram algumas árvores da cerca [do Paço de 
   Mafra]
Dia de verdadeiro Inverno! Chuva e frio !! Embarque difícil no Arsenal [do Alfeite].
Dia lindo, bom de mais. Assim não há meio de trabalhar.
Dia menos quente do que ontem.
Diminuiu o frio, mas veio a chuva.

Em Lisboa calor horrível.
Em Lisboa continua o calor medonho: na minha consulta, 34º à sombra.
Em Lisboa muito calor, aqui [Sintra] tempo fresco e lindo.
Em Lisboa o calor medonho, aqui [Mafra] fresco, delicioso.
Esteve um lindíssimo dia de Inverno.

Felizmente para as tropas o tempo continua ótimo.
Palácio Nacional de Mafra. Litogravura de 1853.
Cortesia de Wikipedia

Grande calor em Lisboa e aqui [em    
   Sintra].

Há grande temporal do sudoeste e 
   [muita chuva.
Hoje dia de calor horrível em Lisboa.




Joguei um pouco de ténis no fim do almoço e depois dormi um pouco porque faz calor 
  [em Vidago].

Linda tarde e bom vento.

Manhã de grande invernia! Parece dezembro ! [ em junho].
Mudou o tempo, temos a chuva grossa.
Muito vento e alguma chuva.

Ninguém se lembra de um tempo assim neste mês [ junho].
Noite de luar, mas há calor fora do natural.
Noite de temporal.

O dia menos mau, talvez ainda não seguro.
O tempo  continua um encanto.
O tempo aguentou-se.
O tempo bom. Continuo a ter boas notícias de casa.
O tempo continua bom. Muitos drinks, muito cavaco até à meia noite  
    [ no Iate Real Amélia].
O tempo continua de chuva.
O tempo continua escandalosamente belo.
O tempo continua fresco e lindo.
O tempo continua frigidíssimo, mas sempre bonito.
O tempo continua mau.
O tempo continua mau: borrasca do sudoeste com chuva.
O tempo está mau: tem chovido bastante.
O tempo está mau: trovoada e muita chuva.
O tempo está muito frio e todo o dia houve nevoeiro cerrado.
O tempo incerto.
O tempo incerto. Faz nove anos que eu casei.
O tempo lindo hoje, muito ameno.
O tempo lindo mas muito frio. Vento do nordeste.
O tempo melhorou de dia,  mas para a noite ameaçava de noite chuva.
O tempo melhorou
O tempo mudou: esteve um bonito dia.
O tempo muito mais quente hoje.
O tempo parece querer mudar.
O tempo parece querer mudar. Que venha chuva e frio para tónico das gentes.
O tempo parece querer mudar como é sempre costume no Entrudo.
O tempo péssimo. Verdadeira invernia.
O tempo piorou.
O tempo refrescou muito e à noite choveu.
O tempo tende a melhorar.
Os Príncipes já jantam à mesa de Estado. Já era tempo!

Parece Inverno.
Parece que a terra perdeu tanto calor pelos vulcões das ilhas americanas que não pôde      [haver Verão, o que aliás me não faz a maior falta. Dizem telegramas do Brasil que 
   [caiu neve e há gelo em pontos onde nunca gelou nem nevou.
Parecia um dia inglês.



Navio Amélia IV, de casco de aço, construído na Escócia, comprado por D. Carlos I, em 1901, para servir não só de iate real, ,mas também de navio de guerra e de navio hidrográfico. Esteve ao serviço entre 1901 e 1937. Características técnicas: deslocamento; 1 370 t; comprimento 70,1 m; velocidade 25 nós; tripulação 74. Cortesia: Wikipedia.



Tempo a fazer caretas.
Tempo a querer mudar.
Tempo ameaçando chuva, mas quente.
Tempo ameaçando chuva, o que é mau por causa da bagagem que irá esta  noite para 
   [Lisboa.
Tempo ameaçando chuva e eu muito embronquitado.
Tempo ameaçando trovoada.
Tempo bom.
Tempo bom. Vim jantar a casa.
Tempo bonito e fresco aqui [ em Sintra] , em Lisboa calor.
Tempo bonito e fresco,  o que descansa dos calores transmontanos.
Tempo bonito e fresco. Fui de manhã à Ericeira com os pequenos.
Tempo bonito e fresco. Graças a Deus todos estamos bem.
Tempo bonito e fresquinho.
Tempo bonito e mais fresco.
Tempo bonito e ventoso, quase frio.
Tempo bonito, mas de grande nortada.
Tempo bonito, mas quente.
Tempo bonito, mas quente e que fez recear chuva.
Tempo chuvoso.
Tempo com tendência a melhorar.
Tempo com vontade de virar a leste.
Tempo de aguaceiros e grande ventania.
Tempo de aguaceiros, mas de tarde levantou.
Tempo de chuva.
Tempo de frio e chuva como Inverno.
Tempo de grande nortada.
Tempo de invernia como em dezembro: chuva e frio.
Tempo de Inverno.
Tempo de terrível inverneira.
Tempo duvidoso.
Tempo esplêndido.
Tempo fazendo caretas para os lados do sudoeste.
Tempo feio e muito frio.
Tempo fresco.
Tempo frio e bonito.
Tempo frio e de aguaceiros.
Tempo frio e mau.
Tempo horrível.
Tempo horrivelmente quente tanto em Lisboa como aqui [em Sintra].
Tempo incerto.
Tempo irregular.
Tempo irregular: aguaceiros.
Tempo lindíssimo.
Tempo lindo. Recebi ordem de El-Rei  para partir amanhã para Mafra.
Tempo lindo e eu muito constipado.
Tempo lindo e fresco em Sintra.
Tempo lindo e fresco.
Tempo lindo e fresquíssimo nesta nesta boa terra [Mafra] que eu desejaria que mais 
    [uma vez fosse  o que costuma ser na convalescença  da minha rica filha.
Tempo lindo e frio.
Tempo lindo mas frio. Jantei em casa.
Tempo lindo, luar magnífico.
Tempo lindo, mas frio.
Tempo lindo, mas muito frio. Vento nordeste.
Tempo lindo, mas pouco frio, o que não é muito bom sinal nesta época do ano.
Tempo lindo, mas quente de mais para a época [ outubro].
Tempo lindo, mas um pouco quente principalmente na Ericeira.
Tempo lindo, muito ameno.
Tempo lindo, passeio encantador.
Tempo lindo.
Tempo lindo. Dias de Outono claros e frescos.  A Tapada está um encanto.
Tempo lindo. Para a noite as minhas filhas estavam melhorzinhas.
Tempo lindo: Outono puro que aqui é lindo [ em Mafra].
Tempo magnífico e fresco.
Tempo magnífico.
Tempo mais fresco.
Tempo melhor, mas não frio.
Tempo melhorado.
Tempo muito frio e húmido.
Tempo muito frio, de nevoeiro cerrado.
Tempo não muito quente. Alguma aragem.
Tempo óptimo.
Tempo óptimo: bonito e fresco.
Tempo péssimo.
Tempo péssimo: frio e muita chuva.
Tempo que parece mais de Inverno.
Tempo quente [ em outubro ] como se fora julho
Tempo quente até aqui que é a terra fresca  [Mafra]
Tempo quente e de trovoada.
Tempo quente mas encoberto, ameaçando trovoada.
Tempo quente, mas bonito.
Tempo quentíssimo como raras vezes aqui há [ em Mafra].
Tempo quentíssimo. Linda noite de luar. Todas as janelas abertas o que é raro nestas  paragens [Sintra].
Tempo quentíssimo: mais de 33º à sombra.
Tempo regular.
Tempo sempre lindo, o que aumenta a minha tristeza.
Tempo um pouco melhor permitiu as luminárias  na Avenida da Liberdade.
Tempo um pouco menos quente.
Tempo variável.
Teremos mau tempo brevemente.
Todo o dia choveu como no Inverno.
Todo o dia enevoado e à noite choveu.

[Seleção, ordenação alfabética e fixação de texto: LG]

Cortesia do portal
Geneall,.net
Fonte: Citações de: BREYNER, Thomaz de Mello – Diário de um Monárquico: 1902-1904. Porto: Fundação  Eng. António de Almeida. 2005.

Tomás de Mello Breyner (1966-1933), filho e neto de militares,  nasceu em Lisboa, no castelo de São Jorge, que na altura era um quartel. Usava o título de 4º conde de Mafra. Era um dos homens mais cosmopolitas do seu tempo. É um dos lídimos representantes da "belle époque" (portuguesa), no virar do séc. XX.  (A expressão francesa "belle époque" usa-se para designar a "idade de ouro" da civilização ocidental, que vai do fim do séc. XIX até à à eclosão da I Guerra Mundial.)

Médico hospitalar  especialista em doença venéreas (, no Desterro, onde ia das 8 às 10 horas, para tratar as doentes que eram... as "p... do bairro Alto"; e com consultório privado, à tarde, na Rua do Ouro, onde atendia  as "coquettes", espanholas e francesas, amantes dos ricos), era também médico da corte, amigo pessoal de Dom Carlos, da raínha Dona Amélia, e dos  príncipes.

Foi casado com Sofia de Carvalho Burnay, quarta filha de Henrique Burnay, 1.° conde de Burnay, o homem mais rico de Portugal nessa época. Teve nove filhos, entre o quais Maria Amélia de Mello Breyner, mãe da grande poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) de quem eu levei para a Guiné o seu  "Livro Sexto" (1º edição, Lisboa, Morais Editores, 1962), um dos meus  livros de cabeceira...

Sobre este homem singular, monárquico liberal até ao fim da vida, testemunha priviliegiada de uma época, grande português e pai estremoso, escrevi há 10 um artigo que está disponível na minha página pessoal:  Graça., L. - A vida de um médico da belle époque, [Em linha]. 2005, Página pessoal de Luís Graça, Saúde e Trabalho, Textos sobre saúde e trabalho, 178. [Consult 13 de outubro de 2015]. Disponível em http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos178.html

Aqui vão alguns excertos:

(...) Thomaz de Mello Breyner é uma figura conhecida nos meios da política e da medicina do princípio do Séc. XX. É autor de um Diário de um monárquico, abarcando um período que vai dos últimos anos da Monarquia até à República. O diário, manuscrito, foi transcrito e anotado pelo seu neto Gustavo de Mello Breyner Andresen, e publicado pela Fundação Eng. António de Almeida. Um dos volumes que li com curiosidade e agrado abarca os últimos anos da Belle Époque: 1905-1907 (...).

Em 1 de Fevereiro de 1908, a monarquia portuguesa é ferida de morte: O rei D. Carlos (1863-1908) e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe são assassinados no Rossio. Thomaz de Mello Breyner, futuro 4º conde de Mafra, médico da corte e amigo íntimo da família real  (...), já por diversas vezes tinha manifestado a sua preocupação sobre o futuro da Pátria e da dinastia de Bragança: "Onde está o meu Rei estou eu, sobretudo agora em tempo quase de de guerra", escrevia ele a 8 de Dezembro de 1907 (....).

(...) A sua carreira política será, todavia, modesta e discreta: o João Franco resolveu fazer dele deputado e encarregá-lo da "reorganização do serviço de meretrizes" (sic) (19 de Junho de 1906). E de facto caber-lhe-á a criação do serviço de dermatologia e doenças venéreas no Hospital do Desterro. Vai desportivamente, uma vez por outra, à Câmara dos Deputados, da parte da tarde. Em Vernet-les-Bains, nos Pirinéus franceses, onde o sogro tem interesses imobiliários, e onde a família faz férias de Outono-Inverno, escreve o nosso deputado absentista: "Pelos jornais vejo que houve no dia 20 sessão tumultuosa na Câmara dos Deputados, sendo postos fora pela força armada os deputados republicanos Afonso Costa e Alexandre Braga. Parece-me que o João Franco precisa começar a dar porrada rija" (23 de Novembro de 1906).

É contudo um patriota e leal monárquico: Estando em Madrid, no dia 1 de Dezembro de 1906, tem este pensamento: "Amanheceu o dia puro e alegre como em Lisboa em 1640" (Madrid, 1 de Dezembro de 1906). Curiosamente, esta frase faz-me lembrar o poema da sua neta Sophia [de Mello Breyner Andresen]sobre o 25 de Abril de 1974: "Esta é a madrugada que eu esperava / O dia inicial inteiro e limpo / Onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo".

(...) Tinha sobretudo o curioso hábito de anotar, dia a dia, na sua agenda, osfait-divers da sua vida familiar, social e profissional. São algumas dessas notas do seu diário, incluindo os seus interessantes obituários, que nos permitem conhecer hoje, um pouco melhor, a prática da medicina, quer hospitalar quer privada, daquela época, tendo como pano de fundo a conturbada vida política da época, bem como a morbimortalidade que atingia as pessoas do seu círculo de relações (família, criados, amigos, colegas). 

Thomaz de Mello Breyner mostrava ser um homem de hábitos, disciplinado, obsessivo com as horas. Levantava-se cedo e, quando não dormia no Paço das Necessidades (então residência oficial da família real), saía da sua casa, na Junqueira, em Lisboa (sendo portanto vizinho dos seus sogros, que moravam no Palácio Burnay, sito no nº 86 da Rua da Junqueira, edifício hoje classificado como imóvel de interesse público, juntamente com os seus anexos e jardim), e ia directamente para o Hospital do Desterro, por volta das 7 horas, conduzindo ele próprio, muitas vezes, o seu automóvel, o que para os médicos da época era ainda um verdadeiro luxo!

No Hospital do Desterro, o nosso homem não deveria trabalhar mais do que duas a três horas. Vemo-lo a sair por volta das 10h. Almoçava em casa ou nalgum hotel da Baixa. Da 1 às 3h (ou das 2 às 4h) estava, habitualmente, no seu consultório, na Rua do Ouro, 292-1º, que partilhava com o seu colega e sócio Agostinho Tavares (20 de Maio de 1906).

(...) Médico hospitalar, especializado em França em doenças sexualmente transmissíveis, fazia medicina privada, como todos os médicos do seu tempo, para uma clientela rica (ou com posses). Mas o o seu consultório, situado na baixa lisboeta, então uma zona chique, também é usado na sua vida social. Tomás de Mello Breyner é fluente em inglês, além do francês, e amigo de escritores como John dos Passos (que está de passagem em Lisboa a 24 de Maio de 1905). Frequentemente é solicitado para servir de intérprete e até de fazer de relações públicas da corte.

(...) Nessa época já estava a funcionar o Hospital Colonial. A 11 de Janeiro de 1905, o autor acompanhou um colega inglês do cruzador Essex numa visita aos hospitais de Lisboa, "acabando pelo Hospital Colonial na Junqueira onde estava o António de Lancastre que mostrou a doença do sono em seis pretos" (Breyner, 2003.19). Este António de Lencastre, médico e aristocrata, é citado por Mira (1947. 475) como tendo sido enviado, pelo Governo, em 1899, "em comissão ao estrangeiro (...) para ali estudar os processos empregados no isolamento e hospitalização dos tísicos", iniciativa da qual iria nascer, nesse mesmo ano, a Assistência Nacional aos Tuberculosos. (...)
______________