sábado, 2 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15566: Memória dos lugares (329): Capelinha erguida em louvor a Nossa Senhora de Fátima, pelo 3.° GComb da CCaç 3327, em Calequisse (José da Câmara)

1. Mensagem do nosso camarada José da Câmara (ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), com data de 1 de Janeiro de 2016:


Surpresas do Pai Natal

Meus caros amigos e camaradas,
Nos anos anteriores tive a oportunidade de partilhar convosco algumas das minhas vivências de Natal durante o meu tempo de serviço militar. As experiências então vividas, pelas lições que aprendi, fizeram-me compreender melhor as comemorações do nascimento do Menino, no renovar da Vida, da Fé e da Esperança.

Num mundo cada vez mais materialista esquecemos muitas vezes a essência da Natalidade e damos as boas-vindas ao Pai Natal, aquele velho simpático de barbas brancas, que antes de entrar nas nossas casas passou pelas lojas da vizinhança. Na verdade ele faz os possíveis para alegrar as crianças cada vez mais exigentes, mas também não se esquece dos adultos que um dia no ano também gostam de ser crianças.

O velhote de barbas brancas tem por hábito chegar a tempo, mas é quando se atrasa que traz as grandes surpresas. Foi o que aconteceu ao findar o ano de 2015.
No dia 31 de Dezembro recebi a minha oferta de Natal, por carta electrónica do nosso amigo Henrique de Matos, com uma foto anexada da Capelinha erguida em louvor a Nossa Senhora de Fátima, pelo 3.° GComb da CCaç 3327, em Calequisse.
A comoção foi grande. Aquela foto…

Meus amigos,
Alguém, em Calequisse, está tomando conta daquela capelinha. Ela foi restaurada. Mas quem o fez?
Qualquer ajuda no sentido de encontrar quem está a tomar conta daquela capelinha será muito bem-vinda. É o desafio que vos deixo.


Fotos cedida pelo 1.° Cabo José M. Sousa, autor do projecto da capelinha, Calequisse, Guiné

Foto de 2010 - Cortesia do nosso tabanqueiro e amigo Carlos Silva

Foto de 2013 de Albano Barai, a quem presto a devida vénia. Esta foto foi-me enviada pelo nosso tabanqueiro e amigo Henrique de Matos.

São situações como esta que me permitem ser criança, aguardar com curiosidade a chegada do Pai Natal e agradecer ao Menino tudo aquilo que me tem permitido ter nesta passagem pelo mundo, a minha família e os meus amigos.

Para todos os meus votos de um Feliz e Santo Ano.
José Câmara
____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de dezembro de 2015 Guiné 63/74 - P15555: Memória dos lugares (328): Buruntuma, dezembro de 2015 (Patrício Ribeiro, o "pai dos tugas", Bissau)

Sem comentários: