segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15693: Notas de leitura (804): “Trabalhos e Dias de Um Soldado do Império”, por Carlos de Azeredo, Livraria Civilização, 2004 (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 26 de Janeiro de 2016:

Queridos amigos,
Foi prisioneiro após a invasão do Estado português da Índia, seguir-se-ão três comissões, das duas na Guiné, por onde andou no Olossato, Aldeia Formosa e Bolama, regressará meses depois, a pedido de Spínola, para acompanhar os reordenamentos, envolveu-se no 25 de Abril, foi governante na Madeira, onde recebeu o Presidente da República e Presidente do Conselho depostos; será assessor militar de Sá Carneiro, Comandante da Região Militar Norte e Chefe da Casa Militar de Mário Soares.
É intenso livro de memórias, o General Carlos de Azeredo é conhecido pela resposta pronta, pela língua afiada e pelo destemor. Vale a pena lê-lo do princípio ao fim.

Um abraço do
Mário


Trabalhos e Dias de um Soldado do Império (1)

Beja Santos

“Trabalhos e Dias de Um Soldado do Império”, por Carlos de Azeredo, Livraria Civilização, 2004, é um livro de memórias de alguém que cumpriu 5 comissões na Índia, Angola e Guiné, dirigiu o planeamento e comandou a execução do movimento militar do 25 de Abril para o Norte de Portugal, foi o último Governador Civil do Funchal, Presidente da Junta Governativa da Madeira, Assessor Militar de Sá Carneiro e Chefe da Casa Militar de Mário Soares. Neste volume de quase 500 páginas, extraímos as considerações produzidas às suas duas comissões na Guiné.

Chegou à Guiné em finais de Agosto de 1967, vai comandar a CCAV 1616, no Olossato. Esta Companhia bem como a CCAV 1615 pertenciam ao BCAV 1897, sediado em Mansabá. Encontrou o pessoal moralizado. “A minha primeira preocupação foi a de incutir no espírito dos meus homens que não éramos terroristas mas militares e que o inimigo, uma vez vencido, seria respeitado como uma pessoa humana. Sevícias ou maus tratos seriam severamente punidos". O que nos relata sobre o assalto a Iracunda, no Oio, prende a atenção. Não era a primeira vez que se procurava assaltar esta base a cerca de mil metros a poente do Morés. Repetiam-se sempre os mesmos erros, aparecia sempre o DO cerca das 9h30, seguiam-se sempre os mesmos itinerários. Decidiu quebrar a rotina, deteve-se atentamente na carta militar e decidiu que ali chegariam por terra firme que percorria o Istmo a Sul. Mandou formar a tropa ao fim da tarde e saíram pelas 22 horas. Afastados da povoação, expôs a operação, definiu missões aos grupos de combate, determinou absoluto silêncio rádio. Perto das 5 horas atingiram o extremo sul do Istmo e no carreiro que vinha do Morés deixou um grupo de combate emboscado, bem como outro a umas centenas de metros à frente, de reserva nas imediações da base. Aproximaram-se do objetivo, uma sentinela inimiga detetou-os, lançaram-se ao assalto, ninguém reagiu, abandonaram precipitadamente a base. Nas moranças encontraram armas, munições e documentos. Após algumas buscas encontraram um depósito de material. Apanharam cerca de seis toneladas de armamento pesado e ligeiro. Da direção do Morés, começaram a ser alvejados com fogo morteiro, retiraram e é na retirada que lhes infligem uma emboscada, ripostaram e minutos depois o inimigo levantou emboscada. Carlos de Azeredo é bem conhecido por ser intempestivo e cortante nas suas respostas. Quando o Dornier apareceu pelas 9h30, respondeu que marchavam de regresso ao Olossato. O comandante quis saber o que se passava com o cumprimento da missão e ele respondeu: “A base de Iracunda foi tomada e destruída e deve estar ainda a arder”. Pediu ao comandante que chamasse helicópteros para levar os feridos e parte do material.

Como bom oficial de Cavalaria, detesta os burocratas e oficiais do Estado-Maior e conta-nos uma história macabra. Em resposta a um ataque noturno ao Olossato, uma granada de morteiro caíra numa posição dos atacantes. Feito o reconhecimento encontraram vários restos de corpos humanos (dedos de mãos, miolos, um maxilar inferior, etc) foi tudo guardado num grande frasco com álcool. Semanas depois, anunciou-se a visita, com almoço, do Brigadeiro Comandante-Militar ao Olossato, oficial que nas reuniões dava sempre conselho sobre o modo de fazer a guerra. Para esse dia, Carlos de Azeredo escolheu uma ementa com carne de vaca. “Chegado o dia da visita, mandei colocar num tabuleiro um frasco com os restos dos pobres guerrilheiros, nadando num álcool já acastanhado, e cobrir tudo com um pano. Ao almoço, falou-se das atividades operacionais e eu levantei a questão da feracidade dos dados incluídos nos relatórios sobre as baixas causadas ao inimigo e que, para evitar dúvidas sobre a sua veracidade, eu procurava sempre que possível testemunhos fotográficos ou provas das baixas do adversário. Perguntou-me o Comandante Militar que provas eram essas. Fiz o sinal combinado ao soldado impedido na messe que se aproximou com o tabuleiro e, retirado o pano, descobriu os frascos com as provas. O Brigadeiro perdeu a cor e o apetite e nós vimo-nos assim libertos de mais perorações eruditas sobre o modo de fazer a guerra”. Recorda com saudade gente do Olossato, caso do Balanta Nhinté, o Fula Fogá e o Mandinga Braima.

Chega Spínola à Guiné e nomeia-o para comandar um setor operacional com base em Aldeia Formosa. Logo descobriu que o moral dos homens era muito baixo, pôs em marcha um plano urgente em obras de defesa, fala detalhadamente dos Cherno Rachid Djaló, com quem estabeleceu uma excelente relação. Elaborou um plano de concentração das povoações dos povos do Forriá. Os ataques mais poderosos vinham da povoação de Kansembel, na Guiné Conacri, as unidades do PAIGC traziam o armamento e a cerca de 600 metros tinham Aldeia Formosa ao seu alcance. Como estes ataques se iam multiplicando, Carlos de Azeredo pediu ao oficial artilheiro que introduzisse nos obuses os elementos de tiro para bombardear Kansembel. Aldeia Formosa fora bombardeada pelas 20 horas, pelas 22 mandou fazer fogo com os três obuses de campanha, despachou para cima de Kansembel nove granadas de 14. Preveniram o Comandante-Chefe da ocorrência, Spínola apresentou-se pelas 8 horas, vinha de má catadura. Percorreu a povoação onde ainda fumegavam restos de algumas casas, visitaram um cemitério onde se enterravam os mortos deitados de lado e virados para Meca. À despedida, disse ao Comandante Azeredo: “Lixe-os!”. Três dias depois, novo ataque violento, mandou responder com os obuses, foram disparadas 60 granadas sobre Kansembel. Veio a ser informado que a população de Kansembel já ameaçava o PAIGC de os expulsar da área. Cerca de um mês depois, nova flagelação sobre Aldeia Formosa. Duas noites depois, os obuses funcionaram entre as 4 e as 8 horas, sobre Kansembel. Nunca mais houve flagelações, as autoridades de Kansembel tinham proibido aos guerrilheiros um novo ataque à Aldeia Formosa.

Refere-nos as colunas logísticas para Ponte Balana e Gandembel, um verdadeiro Inferno. Em Fevereiro de 1969 assumiu o comando do CIME em Bolama.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de fevereiro de 2016 Guiné 63/74 - P15692: Notas de leitura (803): "Cartas de Amor de Amílcar Cabral a Maria Helena: a outra face do Homem" (António Graça de Abreu / Márcia Souto, da editora Rosa de Porcelana)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Julgo que Carlos Azeredo, na altura capitão, era o responsável da instrução das
Companhias de Africanos que estavam em Contuboel. Ele apareceu por lá várias vezes.
Lembro-me que uma vez, na bolanha antes de chegar a Contuboel, houve uma instrução
de morteiro 60 em que apareceram Spínola, Almeida Bruno e Carlos Azeredo.
Por acaso, a atenção destes oficiais foi para a precisão de tiro do nosso bem conhecido e já falecido Umaru Baldé do meu pelotão e, depois, da CCaç. 12, de Bambadinca.
Mas o mais interessante desses tiros de morteiro foi um feito pelo Umaru, que talvez por ter sido demasiado vertical levou mais tempo a cair. Houve um certo nervosismo nos presentes e até alguns afastamentos do local, mas quer Spínola, Umaru, eu e mais uns poucos não arredamos pé. Evidentemente, que a granada lá
caiu e certeiramente perto do bidão objectivo.
Valdemar Queiroz