segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15695: Estórias avulsas (84): A minha primeira missão (Abel Santos, ex-Soldado Atirador da CART 1742)

 

1. Em mensagem do dia 21 de Janeiro de 2016, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69) conta-nos a sua primeira acção na Guiné, a partir de Bissau.




A minha primeira missão 

A minha primeira missão no Comando Territorial Independente da Guiné Portuguesa aconteceu após a chegada da minha CART 1742 a Bissau, onde desembarcámos a 31 de Julho de 1967.

Após o desembarque, fomos colocados em Santa Luzia, no chamado 600, substituindo a CART 1646, onde ficamos integrados no dispositivo do BART 1904, com vista à segurança e proteção das instalações e das populações da área.

Mas falava eu na primeira missão, que foi atribuída ao meu grupo de combate, mais propriamente à minha secção, quando fomos escalados para fazer segurança a um barco civil de transporte de géneros, para distribuição aos nossos camaradas espalhados pelas várias guarnições da Guiné.

Zarpamos manhã cedo do Porto de Bissau para aproveitar a maré cheia, e navegámos ao encontro dos nossos camaradas que estavam precisando de reabastecimentos, já que por terra era bastante complicado.

Embarcações utilizadas nos reabastecimentos às guarnições.
© Com a devida vénia ao ex-Fur Mil Rodrigues Lopes do BCAÇ 2852

A primeira guarnição visitada foi Catió, onde aportámos seriam umas quatro horas da tarde, isto ao fim de quase dois dias a navegar, e de ficarmos imobilizados no leito do rio, devido à maré ter baixado, não permitindo a navegação.

Chegados a Catió, fomos recebidos pelo comandante da malta lá instalada que nos obsequiou com um bom jantar (esparguete com atum) o que para nós, que estávamos a ração de combate, caiu que nem mel na sopa.
Encontrei lá um camarada dos meus tempos de escola, e aproveitamos para pôr a conversa em dia, com as notícias da terra. Fui também esclarecido sobre o que era a guerra de guerrilha no território guineense.
Depois de bem alimentados e conversados, o comandante da guarnição escalou uma secção do seu grupo de combate que nos transportou ao cais onde se encontrava o barco atracado com os restantes camaradas, que foram surpreendidos com uma alimentação quentinha, esparguete com atum, oferecida pelo comandante militar de Catió, o que muito nos sensibilizou, e que mais uma vez demonstrou o altruísmo da malta castrense. A noite passada no barco foi agitada, já que os obuses sediados em Cufar não paravam de bombardear a zona, colocando os “periquitos” em alerta permanente.

Pela 6 horas da manhã, aproveitando a maré cheia, levantámos âncora e lá fomos a caminho de Gadamael, onde chegámos por volta das 4 horas da tarde. Desta vez não houve jantar, pois a malta da guarnição local estava a ser alimentada a ração de combate porque a despensa apresentava-se vazia e a ultima refeição quente tinha ocorrido ao almoço, arroz com um pouco de carne, do que ainda restava, daí a necessidade daquela malta ser reabastecida. Notei o incómodo daquele comandante, daquele homem que queria dar de comer aos seus soldados, e não tinha com quê, pedindo desculpa com a lágrima no canto do olho porque nada podia fazer. Fiquei sensibilizado com o comportamento daquele militar, que demonstrou possuir um grande altruísmo e carinho pelos seus semelhantes, grande lição de carácter me foi proporcionado, o que me serviu de guia pela vida fora. Obrigado camarada.

No regresso a Bissau, onde cheguei passados 10 dias, já não encontrei a minha Companhia no 600, pois tinha sido deslocada em 14Set67 para Nova Lamego, onde rendeu a CCAV 1963.

Foi assim o começo da minha prestação militar na Guiné Portuguesa.

Sem mais, recebam um forte alfa bravo, e até à próxima.
Abel Santos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 18 de setembro de 2015 Guiné 63/74 - P15126: Estórias avulsas (83): Um velório no início da Comissão (José Vargues, ex-1.º Cabo escriturário)

Sem comentários: