quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15733: Memória dos lugares (333): Antigo Quartel do RAL 5 de Penafiel (Abel Santos, ex-Soldado Atirador)

 Antigo Quartel do RAL 5 - Penafiel
Foto retirada da internete, com a devida ao seu autor


 

1. Em mensagem do dia 22 de Janeiro de 2016, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69) fala-nos do antigo RAL 5, Unidade Mobilizadora da sua Companhia.


O antigo Quartel do RAL 5 de Penafiel

A cidade de Penafiel, detentora de uma unidade militar denominada Regimento de Artilharia Ligeira N.º 5 (RAL 5), onde deu formação correspondente àquilo a que se chamava Especialidade as vários Batalhões e Companhias, entre elas a minha CART 1742, local onde recebeu ordem de embarque após mobilização para a Província da Guiné Portuguesa, onde chega em 30 de Julho de 1967, conjuntamente com a CART 1743 do mesmo RAL 5.

O Regimento de que estou falando formava também militares com a Especialidade de Ajudante de Cozinheiro, alguns desses camaradas foram colocados nas companhias que dali partiam para o Ultramar Português, entre elas a CART 1742, onde o Albino, o Silva e o Guilherme, dentro dos condicionalismos de então, nos prepararam algumas deliciosas refeições.

Sem mais, um Alfa Bravo para todos.
Abel Santos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15672: Memória dos lugares (332): Camajabá do tempo da CART 1742 (Abel Santos, ex-Soldado Atirador)

2 comentários:

Abilio Duarte disse...

Também passei por Penafial - RAL 5.
Em Julho de 1968, depois de ter sido graduado em Vendas Novas E.P.A. fui colocado a mais de 35O Km de casa. Naquele Regimento, foi-me dada uma Escola de Quadros, em seguida fui para Tancos, E.P.Engª., onde tirei Minas e Armadilhas.
Após este Curso voltei novamente para Penafiel, onde se começou, a Criar um Batalhão que iria para a Guiné. E onde vim parar em Fev. de 1969 com C.ARTª. 2479, mais tarde alterada para C.ARTª.11.
Tudo isto para dizer que passei mais de 6 meses nessa boa Cidade. Gostei.

Carlos Vinhal disse...

Caro Abílio, o que é isso de ficar a 350 quilómetros de casa?
Quando acabei o curso em Vendas Novas, mandaram-nos escolher 3 quartéis. Eu, morador no grande Porto, e anjinho, escolhi: Penafiel, Gaia e Espinho. Quando veio a minha colocação pelo correio, estava eu de licença, dizia que tinha sido colocado no BAG2.
Primeiro foi uma carga de trabalhos para saber onde ficava, quando soube que era no Funchal caíram-me os (o coração) aos pés. Estava colocado na Ilha da Madeira, onde permaneci 4 meses antes de, de lá, embarcar para a Guiné.
Abraço
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira