sábado, 26 de março de 2016

Guiné 63/74 - P15904: História do BART 3873 [Bambadinca, Sector l1, 1972-1974]. Parte II – Os problemas no CTIG logo em 1963 (Jorge Alves Araújo)

1. O nosso Camarada Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CART 3494, (Xime-Mansambo, 1972/1974), enviou-nos a seguinte mensagem.



Caríssimos Camaradas,

Os meus melhores cumprimentos.

Independentemente de termos chegado ao CTIG nove anos após o início do conflito armado naquele território, constatámos a existência de problemas que já tinham sido identificados em 1963 pelo Coronel Louro de Sousa, então Comandante-Chefe militar.

Ainda assim, ousámos elaborar esta pequena narrativa relacionada com esse tema, divulgando algumas memórias gravadas pela experiência feita nos diferentes itinerários percorridos durante os anos de 1972 a 1974, mescladas com outros factos entre cá e lá.

OS PROBLEMAS NO CTIG LOGO EM 1963

- Memórias de cá e de lá -

1. – INTRODUÇÃO

As rotinas da minha continuada actividade operacional, constituídas por missões/ acções de obrigatória responsabilidade diária, têm-me impedido de dizer “presente no imediato” aos apelos do BTG, como eu gostaria que acontecesse. Mas, logo que a agenda o permite, lá vou ordenando algumas letras que funcionam, também, como “prova de vida”. Assim, o caso em apreço relacionado com o tema em título, ainda que com algum atraso, levou-me a optar por uma triangulação entre memórias pessoais de cá e de lá, contributos já divulgados no nosso Blogue e trabalhos de investigação que começam a surgir, com mais frequência, sobre esta problemática.

Dito isto, espero contar com a vossa benevolência pelo facto de repetir algumas ideias expressas anteriormente nos trabalhos citados, a começar pela investigação histórica elaborada pelo nosso amigo José Matos, também ele membro da Tabanca Grande, e que aqui foi reproduzida em duas partes [P15795 e P15796], e já publicada na Revista Militar n.º 2566 de Novembro p.p., com o título “O início da Guerra na Guiné (1961-1964)”. 

O artigo da autoria de José Matos acabou por suscitar o interesse e o elogio dos que sobre ele se manifestaram, levando cada qual a produzir o seu comentário de acordo com a sua perspectiva, sinal de que o tema [digo eu] continuará em aberto. 



Porém, o principal destaque recaiu na avaliação feita pelo Coronel Fernando Louro de Sousa, na qualidade de novo Comandante-Chefe da Guiné nomeado em finais de 1962 pelo Governo de Lisboa (Oliveira Salazar), mas que só em 20 de Março de 1963 chegaria a Bissau, dois meses depois do ataque ao Aquartelamento de Tite, em 23 de Janeiro, considerado por todos os intervenientes [incluindo a literatura] como a data do início do conflito armado naquele território ultramarino. 


Seis meses após ter iniciado as suas funções, exclusivamente como Comandante-Chefe, apresenta em Lisboa, em 4SET1963, uma exposição da situação ao Conselho Superior Militar, enumerando um conjunto de problemas que dificultavam a resposta das NT ao esforço de contra-subversão, a saber: 

1. - Deficiente instrução das tropas e quadros;

2. - Deficiente equipamento das unidades no terreno;

3. - Falta de pessoal / insuficiência de efectivos; 

4. - Abastecimento (material, munições, víveres e água); 

5. - Falta de enquadramento / aproveitamento militar dos guineenses; 

6. - Instalações inadequadas;

7. - Cansaço das NT, sempre ansiosas por acabar a comissão e voltar para a metrópole.

2. – ENTRE AS MEMÓRIAS DESSA ÉPOCA E AS MINHAS

A eclosão do conflito armado na Guiné que, mau grado, acabaria por ser o meu destino nove anos depois, na condição de combatente miliciano, tem lugar quando tinha somente doze, ou dez anos se considerar o início da insurreição armada em Angola, em 15MAR1961, realizada pela UPA [União dos Povos de Angola], desconhecendo por completo, na época, o que estava na génese de cada uma, apenas gravando o conceito “Guerra do Ultramar”, com que foi baptizado. Frequentava, então, o Liceu Camões, a segunda escola pública a ser construída em Lisboa, na Praça José Fontana, e inaugurada em 16OUT1909, sendo a primeira o Liceu Passos Manuel, em 1836, e que na sequência do «25 de Abril de 1974» passou a designar-se por Escola Secundária de Camões, mudança de nome verificada, aliás, em todos os Liceus existentes nessa época. 

Nesse período o que mais me marcou e que ainda hoje retenho daqueles ambientes carregados de emoção, muitas lágrimas e uma mancha humana acenando com lenços brancos, foram as imagens dos embarques, na Rocha Conde de Óbidos, dos diferentes contingentes de militares zarpando rumo a Luanda, Bissau ou Lourenço Marques, então mais velhos do que eu nove/dez anos.

Cais da Rocha (1963 / há mais de meio século) – Imagem (cinzenta como o ambiente) que se viria a tornar banal em Lisboa, uma vez que passou a ser repetida tantas vezes quantos os embarques dos contingentes com jovens milicianos (combatentes) realizados com destino a um dos três Teatros de Operações (Angola, Guiné ou Moçambique). E foram largas centenas. Era o momento da despedida reciproca e que para alguns foi para sempre… lamentavelmente. A partir de 1971, passou a ser utilizado, também, o transporte aéreo através da FAP, por ser mais rápido, cómodo e económico quando comparado com o marítimo (foto de autor desconhecido).

Entretanto, a avaliação provavelmente empírica de Louro de Sousa deveria ser reflexo daquele que terá sido o primeiro grande PROBLEMA que se colocou aos responsáveis políticos da época - os RECURSOS (quer os HUMANOS quer a competente LOGÍSTICA) - sempre imprescindíveis em qualquer organização, de que a MILITAR não é excepção, particularmente em contexto de guerra. E esses problemas não estavam resolvidos… nem nunca estiveram.

De referir que o conceito de logística, enquanto ramo autónomo da ciência militar, significa a arte do planeamento e da execução de movimentos e sustentação de forças. Nela se inclui um vasto conjunto de actividades complexas e interdisciplinares que vão desde a sua concepção e desenvolvimento; obtenção, recepção, armazenagem, movimentos, distribuição, manutenção, evacuação e alienação de materiais, equipamentos e abastecimentos e todas as actividades de apoio sanitário.


Por outro lado, as distâncias entre a Metrópole e cada um dos três TO, às quais se adicionam a inexperiência em relação ao modo como gerir, com sucesso, a natureza social e política do conflito e, ainda, à teimosia cega de não o resolver com bom senso, conduziram a uma maior exigência operacional dos efectivos aí destacados. Os recursos humanos e logísticos cresceram, por isso, ao longo dos anos, concomitante com as responsabilidades atribuídas aos jovens militares, fazendo recair sobre estes, desde o seu início, o ônus da manutenção de Portugal no continente africano em nome da Pátria, isto é, em nome da perpectuação do regime político vigente, se necessário com recurso da sua própria vida, como está plasmado na vasta bibliografia existente, quer seja nacional ou internacional.

Considerando que o conceito problema [contexto acima] faz parte, justamente, do nosso léxico do dia-a-dia [ex: tenho um problema; só temos problemas; arranjaste-me um problema; como resolver este problema; …] recupero aqui a definição do escultor e escritor italiano Bruno Munari (1907-1998) que nos diz: “todo o problema implica um certo saber do não saber, ou seja, antever, se terá ou não solução e para isso é preciso experiência” (in. Das Coisas Nascem Coisas, Lisboa. Edições 70, 1982, p. 39).

Durante a presença no CTIG (1972-1974), que decorreu entre os nove e os onze anos do conflito, reconheço a existência dos problemas caracterizados anteriormente por Louro de Sousa, por experiência feita da actividade operacional na minha Unidade Orgânica [CART 3494], ainda que admita serem de menor escala face ao esforço que naturalmente foi despendido para os minimizar ao longo do tempo uma vez que foram operacionalizadas diversas mudanças no terreno em função da reformulação das estratégias/tácticas propostas pelas sucessivas chefias militares nomeadas pelo Governo Central, mas sem grandes resultados.

Contudo, esse contacto directo com as várias realidades leva-me a ter uma percepção dualista, ou seja, NÃO e SIM, uma vez que eram distintos ou desiguais a natureza de cada um deles, bem como os contextos e locais onde se actuava, variando em função da geografia do terreno e da proximidade das linhas de fronteira, quer a norte quer a Sul, onde, nestas regiões, estavam sedeadas as principais bases do PAIGC. Esta localização facilitava-lhes a vida, e muito, pois ampliava o quadro de opções de mobilidade para realizarem as suas actividades de ataques e flagelações aos alvos seleccionados. Era também desigual a vida nas Cidades, nas sedes de Batalhão (CCS), nos Aquartelamentos e Destacamentos, e quanto mais no interior maior, levando-nos a (con)viver com o fenómeno da interioridade e com as situações adversas sem alternativas.

Outro problema, não menos importante, estava relacionado com o esforço que era necessário fazer para manter em funcionamento a rede da estrutura logística, sem a qual não teria sido possível suportar tanto tempo, por efeito dos insuficientes recursos locais e financeiros, ainda que uma parte dela estivesse a cargo de cada umas das Unidades por descentralização de competências.

Voltando ao ano de 1963, recordo que a principal actividade era a de estudante no Liceu Camões onde existiam na minha turma alguns colegas que, em função de interesses comuns, convivíamos grande parte do tempo escolar partilhando ideias e actividades (comportamento normal no processo de socialização). Um dos interesses em presença estava relacionado com a prática lúdica, vulgo futebol, à hora do almoço, com jogos no relvado central do Parque Eduardo VII ou na zona cimentada perto da Estufa-Fria, umas vezes competindo entre nós (estudantes), outras envolvendo elementos estranhos ao grupo, funcionários administrativos de empresas instaladas na zona.

De entre os vários elementos do nosso grupo, e pelas razões que seguidamente justificarei, quero recordar o nome do saudoso colega e amigo Artur José de Sousa Branco, meu companheiro de alguns anos, e que face ao seu entusiasmo pelas letras e pelo desporto, conseguiu conciliar ambas as actividades, ingressando nos escalões de formação do S.L. Benfica. Ao atingir o escalão de sénior e antes da sua incorporação obrigatória no serviço militar representou (creio) o Sport Benfica e Castelo Branco.

Quis o destino que cada um de nós, depois de nos separarmos por algum tempo, fazendo percursos distintos, acabaríamos por convergir para o mesmo itinerário ultramarino, rumando à Guiné, eu para CART 3494 (Xime/Mar’72) e ele, poucos meses mais tarde, para a CCAV 8350 (Gadamael). Em 4 de Junho de 1973, dez anos depois do início da Guerra e a um do seu epílogo, acabaria por tombar no “jogo dos operacionais” ou seja, no “jogo da superação permanente e da sobrevivência”. 

Recebi a notícia da sua morte ainda durante a “comissão” através da comunicação social da metrópole, que me era enviada pelo meu pai duas vezes por semana, na qual se faziam referências regularmente às principais ocorrências nos diferentes TO, em particular no que concerne às baixas das NT, desconhecendo, no entanto, os detalhes do sucedido com o meu/nosso camarada Sousa Branco, ex-Alf. Art., como era conhecido entre nós.

Porém, face à existência do nosso Blogue, descobri este episódio no P14325 narrado na primeira pessoa pelo nosso camarada José Casimiro Carvalho, ex-Fur Mil Op Esp, em sua memória, a quem envio um forte abraço de agradecimento, onde ele refere o seguinte: “sou (fui) um dos intervenientes desse triste e doloroso episódio na História da CCAV 8350”. Recorda que na tarde de 4JUN1973, em Gadamael, o Alf Mil Branco saiu com um reduzido grupo de combate (12 homens) para fazer um reconhecimento nas imediações do aquartelamento, na antiga pista, a cerca de 1 km do arame farpado. O grupo cai de imediato numa emboscada e só não foi totalmente aniquilado graças à pronta intervenção das tropas paraquedistas (CCAÇ 122/BCP 12, acabada de chegar a Gadamael, na manhã de 3JUN, sob o comando do cap. paraquedista Terras Marques). Este acontecimento está, também, publicado em “A última missão, de José Moura Calheiros, 1.ª ed., Caminhos Romanos, Lisboa, 2010, pp. 527/528”.

Nesse mesmo ano de 1973, quando estava já contabilizada uma década do conflito armado, o problema das instalações inadequadas mantinha-se, situação gravada nas imagens abaixo [para memória futura], de que é exemplo o Destacamento da Ponte do Rio Udunduma, sito na estrada Xime-Bambadinca. Este espaço fora ocupado a partir de 29MAI1969 pelo camarada Carlos Marques [ex-Fur.Mil da CART 2339], acompanhado por elementos do seu GComb, data em que a ponte aí existente [velha] foi danificada por elementos do PAIGC, história já narrada nos P12565, P12586 e P12734. Trata-se de um mero exemplo e não caso único, naturalmente, como se pode provar através do riquíssimo espólio existente no Blogue da Tabanca.

Recordo, nas fotos abaixo, esse tempo e esse espaço no cada vez mais distante ano de 1973. 


JUL’1973 - Estrada Xime-Bambadinca [Ponte do Rio Udunduma] imagem de um buraco aberto no chão, coberto de troncos de palmeira, terra e chapas de zinco a cobri-los, protegido no exterior com bidões de gasóleo cheios de terra, com uma pequena abertura, tendo no seu interior uma cama de ferro, com colchão, do mobiliário militar. Este buraco foi o meu “quarto” durante alguns meses… 

JUL’1973 – Destacamento da Ponte do Rio Udunduma, na Estrada Xime-Bambadinca. Imagem do condomínio fechado. 


AGO’1973 – Rio Udunduma, na Estrada Xime-Bambadinca. Plano de água incluído no Destacamento da Ponte… Creio que o canoísta é o camarada José Sebastião.

SET’1973 – Imagem de parte da parada do Aquartelamento de Bambadinca, onde estava sedeado o comando do BART 3873 e da sua CCS, e que distava 4 kms do Destacamento da Ponte do Rio Udunduma (contrastes da/na guerra).

3. – UMA VISÃO HISTÓRICA SOBRE A LOGÍSTICA DE PORTUGAL NA GUERRA DE ÁFRICA (1961-1974), POR PEDRO DA SILVA MONTEIRO (CAP.) 

Para concluir a presente narrativa, consideramos pertinente divulgar o que vem sendo feito a nível da investigação histórica relacionada com o fenómeno da “Guerra do Ultramar”, destacando o trabalho do Capitão Pedro da Silva Monteiro, elaborado certamente no âmbito da sua formação académica e destinado à Academia, publicado na Revista Militar n.º 2539/2540 de Agosto/Setembro de 2013, com o título “A Logística de Portugal na Guerra Subversiva de África (1961 a 1974)”, e que se enquadra na nossa temática. 

A investigação em referência identifica, como questão central, em que medida a manobra logística de Portugal influenciou as operações militares nos três TO e contribuiu para a sustentabilidade da Guerra Subversiva de África, de 1961 a 1974.

Desta questão de partida inicial a investigação derivou para mais seis subtemas, a saber: 

a) - Qual a estrutura logística de Portugal antes e durante da guerra? 

b) - Que dificuldades sentiram os serviços de apoio logístico de Portugal e quais os maiores problemas verificados? 

c) - O que esperava o governo português do sistema logístico? 

d) - Quais as necessidades sentidas pelas forças em operações, e que abastecimentos foram fornecidos? 

e) - Que apoios logísticos recebeu Portugal do exterior? 

f) - Como é que os serviços de apoio logístico se adaptaram às exigências operacionais e que implementações foram feitas? 



Eis uma parte do resumo elaborado pelo autor.

Neste sugestivo trabalho de investigação encontramos algumas análises de dimensão histórica e política que ajudam a situar a problemática identificada por Louro de Sousa, em 1963.

Obrigado pela vossa atenção.
Com um forte abraço de amizade e muita saúde.
Jorge Araújo.
Fur Mil Op Esp/RANGER da CART 3494 do BART 6523
___________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em: 

9 DE DEZEMBRO DE 2015 > Guiné 63/74 - P15470: História do BART 3873 [BAMBADINCA, SECTOR L1, 1972-1974]. Parte I (Jorge Alves Araújo)

4 comentários:

alma disse...

Passei uma temporada na Ponte do Rio Udunduma no inicio da minha comissão(Junho de 1969). Reparo pelas fotos, que as instalações melhoraram...No meu tempo existia apenas um barracão.Abraço. J.Cabral

Luís Graça disse...

Jorge, uma lista de nomes é uma lista... Uma lista de mortos, para mais numa guerra, todos jovens, é outra coisa, mexe connosco, com as nossas emoções e recordações... Mas, ao passar aos olhos por estas listas alfabéticas, de camaradas nossos que morreram, tentamos imaginar o seu rosto, o seu percurso, a sua história de vida, o seu contexto familiar, os seus amigos, os seus sonhos, as suas mullheres, noivas, namoradas... Cá está mais outro nome, o do teu colega liceu, o Artur José de Sousa Branco, que vai passar a figurar como "marcador" no nosso blogue!... É esse o mérito, em relação a outras redes sociais, do BTG (do blogue da Tabanca Grande)!... Relembro a lista, seguramente incompleta dos 75 alferes mortos (em grande maioria em combate)... Um abraço pascal para o Jorge e para o J. Casimiro Carvalho, "pirata de Guileje", e nosso grã-tabanqueiro de longa data, aqui evocado... LG


Lista dos 75 alferes que morrram no TO da Guiné


Nome (de A a Z ) / Data / Causa

1. Abílio Rodrigues Ferreira > 22/11/70 C
2. Adelino Costa Duarte > 23/11/65 C
3. Alberto Araújo Mota > 27/11/72 D
4. Álvaro Ferreira V. Leitão > 5/6/68 C
5. Álvaro Francisco M. Fernandes > 2/9/72 A
6. Américo Luís S. Henriques > 21/2/67 C
7. António Angelino T. Xavier > 30/1/65 C
8. António Aníbal M. C. Maldonado > 4/3/66 C
9. António Emílio P. S. Meneses > 17/6/65 A
10. António Fonseca Ambrósio > 21/12/70 C
11. António João C. Neves > 30/8/72 C
12. António Joaquim Alves Moura > 4/9/66 C
13. António Jorge C. Abrantes > 18/9/72 A
14. António José C. L. Barbosa > 30/1/68 C
15. António L. Freitas Brandão > 18/9/69 A
16. António Sérgio Preto > 29/6/72 C
17. Armandino Silva Ribeiro > 17/4/72 C
18. Armando Bastos Mendes > 4/7/63 C
19. Armindo Pereira Calado > 22/6/69 C
20. Artur José de Sousa Branco > 4/6/73 C
21. Augusto Manuel C. Gamboa > 14/12/67 C
22. Bubacar Jaló > 16/2/73 C
23. Carlos Alberto T. Peixoto > 8/9/68 C
24. Carlos Augusto S. Pacheco > 19/2/68 C
25. Carlos M. A. Figueiredo > 10/7/72 A
26. Carlos Manuel Sousa Linhares de Almeida > 1/4/67 C
27. Carlos Santos Dias 6/10/66 > C
28. Delfim Anjos Borges > 17/7/67 C
29. Domingos Joaquim C. Sá > 20/7/68 C
30. Duarte Francisco S. S. Lacerda > 2/7/73 A
31. Eduardo Guilherme T. Monteiro > 15/5/68 C
32. Feliciano Santos Paiva > 29/4/70 A
33. Fernando Pereira L. Raposo > 10/11/64 A
34. Francisco Lopes G. Barbosa > 25/11/71 C
35. Guido Ponte Brasão D. Silva > 22/10/70 A
36. Henrique Ferreira Almeida > 14/7/68 C
37. João Afonso Abreu (FAP) > 5/3/72 C
38. João Francisco S. S. Soares > 28/5/71 A
39. João Manuel C. Silva > 6/4/73 C
40. João Manuel Mendes Ribeiro > 4/10/71 C
41. Joaquim J. Palmeira Mosca > 20/4/70 C
42. José Alberto C. Pereira > 12/3/66 C
43. José Antunes Carvalho > 4/9/68 A
44. José Armando Santos Couto > 6/10/70 C
45. José Carlos E. Rodrigues > 12/12/66 A
46. José Fernando R. Félix > 2/4/72 A
47. José Joaquim Couto Sousa > 14/6/74 A
48. José Juvenal Ávila F. Araújo > 15/7/68 C
49. José Manuel Araújo Gonçalves > 14/2/69 C
50. José Manuel Brandão Queirós > 2/3/70 C

(continua)

Luís Graça disse...

Jorge, aqui vai o resto da lista:

51. José Manuel Godinho Pinto > 16/5/70 C
52. José Maria R. Vasques Flores > 23/5/71 C
53. José Pedro S. M. Sousa > 20/7/70 C
54. José Silva Oliveira > 30/10/68 C
55. Lino Sousa Leite > 7/7/66 C
56. Luís Gabriel Rego Aguiar > 20/5/74 C
57. Luís Mário Silva Sá > 24/9/70 C
58. Mama Samba Baldé > 19/5/73 C
59. Manuel Costa Bandeira > 29/4/70 A
60. Manuel Francisco A. Sampaio > 10/1/66 C
61. Manuel Jesus R. Sobreiro > 24/2/68 A
62. Manuel Maria Pires > 18/4/69 C
63. Manuel Tavares Costa > 27/1/64 C
64. Mário Henriques S. Sasso > 5/12/65 C
65. Mário Juvencio V. Camacho > 25/10/68 C
66. Mário Manuel L. Simões > 17/4/73 A
67. Martinho Gramunha Marques (**) > 30/1/65 C
68. Miguel J. S. Moreno (FAP) > 24/9/72 C
69. Nelson Joaquim A. P. Soares > 26/10/71 C
70. Nuno Costa Machado > 28/12/67 C
71. Nuno Gonçalves Costa > 16/7/73 A
72. Paraíso Manuel Almeida M. Gomes > 2/11/71 A
73. Pedro Melna >19/5/73 C
74. Rogério Nunes Carvalho > 17/4/68 C
75. Vitor Paulo Vasconcelos Lourenço > 5/3/73 A

alma disse...


A Ponte do Rio Udunduma,tem para mim um significado especial .Praticamente comecei lá a minha comissão, cinco dias depois de me ter apresentado em Bambadinca, mandaram-me para lá.Quando terminei o meu tempo, ainda fiquei em Missirá, mas o meu Pelotão, sob o comando do Furriel Branquinho, foi mais uma vez para lá. Por isso na véspera de ir para Bissau, com destino a Lisboa, passei lá a noite, despedindo-me dos Homens que me aturaram durante 27 meses, ABRAÇO. J.Cabral