domingo, 17 de abril de 2016

Guiné 63/74 - P15981: XI Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 16 de Abril de 2016 (7): as primeiras fotos do nosso convívio que juntou 200 pessoas (Luís Graça)



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real)  > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > Foto de família > Esgotámos, mais uma vez, a capacidade da sala Dom Dinis (que são 20 mesas, a  10 lugares, num total de 200)... Esta foi uma das fotos de família possíveis, tiradas antes do almoço, por volta das 13h...


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > Foto panorâmica de família



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) >  XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  A Tabanca de Matosinhos veio em força, em excursão, em minibus... Esteve representada por cerca de 25 camaradas, comandados pelo régulo Eduardo Moutinho Santos (que aparece aqui à direita, de óculos escuros).


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  O nosso chefe de orquestra, o incansável Carlos Vinhal, da comissão organizadora, aqui com a sua insaparável Dina.


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) >  XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  Para que tudo corra bem, há sempre uma equipa de trabalho na sombra: aqui o Joaquim Mexia Alves, o  Carlos Vinhal e a Rita, a "controlar a massa"...


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real)  > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  Três veteraníssimos destas lides: da esquerda para a direita, o Tó Zé (Pereira da Costa), o Paulo Santiago e o J. Casimiro Carvalho (o "herói de Gadamael" que a Nação nucna condecorou...).



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  Devido à instabilidade do tempo, os  aperitivos (que receberam rasgados elogiso), foram servidos no interior do hotel e não no exterior, como é habitual



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  Mais sum aspeto de serviço de aperitivos que antecedeu o almoço, na sala Dom Dinis (com capacidade para 200 pessoas sentadas, tantos quantos os inscritos).



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  Outro "vetaraníssimo", o nosso editor (jubilado) Virgínio Briote, e a seu lado a esposa, Maria Irene, e os primos de Vila Nova de Gaia (o nosso camarada Joel Silva e a esposa)


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  O nosso homem do PIFAS, o Garcez Costa...


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 >  Um "pira" (o J. Casimiro Carvalho, que é de 1972/74) e dois veteranos: o Carlos A. R. Cruz (à esquerda) e o Mário Fitas, atrás.


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da
Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > O Manuel Lema Santos e a esposa, Maria João... Recorde-se que o  Manuel Lema Santos foi  1º ten RN, imediato no NRP Orion (Guiné, 1966/68). Embora vá aos nossos encontros (incluindo os das Tabanca da Linha) não é, formalente membro da Tabanca Grande.


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > XI Encontro Nacional da
Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > Dois guineenses de coração:  (i) à esquerda, o cor inf ref, Rui Guerra Ribeiro, filho o intendente Guerra Ribeiro (no tempo de Spínola), e administrador de Bafatá (o homem que construiu a piscina de Bafatá, a "princesa do Geba"); (ii) e o António Estácio, escritor... [O seu livro mais recente é sobre Bolama, tem 500 páginas e já tem data de lançamenmto: 25 de maio próximo). O Estácio nasceu em Bissau, o Guerra Ribeiro foi para lá com um ano...



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > Um casal que veio dos EUA: o Zeca macedo e a esposa Goretti, aqui ladeados pelo Ilídio Reis, à esquerda, e o irmão do Zeca M;acedo, Agnelo Macedo (, capitão de mar e guerra, na reserva, Agnelo António Caldeira Marques Monteiro de Macedo, diretor do Centro de Apoio Social de Lisboa do Instituto de Ação Social das Forças Armadas).


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > Goretti Macedo, esposa do Zeca Macedo, e o capitão de mar e guerra Agnelo Macedo.



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > O Zeca Macedo e a esposa Goretti. Recorde-se que o Zeca Macedo, ex-2º tenente fuzileiro especial, DFE 21 (Cacheu e Bolama, 1973/74), nasceu na Praia, Santiago, Cabo Verde, em 1951; vive nos Estados Unidos, onde é advogado; é membro da nossa Tabanca Grande desde 13/2/2008). Foi uma alegria tê-lo connosco, a ele, á esposa e ao irmão, no nosso IX Encontro Nacional.



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) XI Encontro Nacional da Tabanca Grande > 16 de abril de 2016 > Idálio Reis e Zeca Macedo. Recorde-se que o Idálio Reis é o autor do livro de memórias "A CCAÇ 2317, na Guerra da Guiné: Gandembel/ Ponte Balana" (edição de autor, 2012).

Por outro lado, a prova de que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca...  é Grande, é o facto,  de repente lembrado por nós os dois, de que já nos conhecíamos de "outra incarnação": em, 1971, o Zeca Macedo, que tinha saído da Escola Naval e aguardava a entrada em outubro na Escola de Fuzileiros Navais, trabalhou nas férias grandes no parque de campismo da Praia da Areia Branca,  Lourinhã. Tinha na altura também uma prima na  Lourinhã. E penso que também foi nessa altura, tinha eu regressado da Guiné em março de 1971, que estivemos juntos ele, e outros cadetes da Escola Naval (Rafael Sardinha Mendes Calado, meu amigo, Agostinho Ramos da Silva, e outros)... Fez-se-me luz, ontem, ao revê-lo, ao fim destes anos todos...

Fotos: © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados
____________

Sem comentários: