sábado, 7 de maio de 2016

Guiné 63/74 - P16060: Na festa dos 12 anos, "manga de tempo", do nosso blogue (9): De quantas tabancas é feita a Tabanca Grande ?... Relembrando o feliz acaso do reencontro, 40 anos depois, do Zé Manel Matos Dinis com "o senhor Rosales", na Quinta do Paul, Ortigosa, em 20 de junho de 2009, por ocasião do nosso IV Encontro Nacional, e que esteve na origem da criação da Magnífica Tabanca da Linha...


1. Comentário com quase 7 anos, do José Manuel Matos Dinis, participante do IV Encontro Nacional da Tabanca Grande, na Quinta do Paul, Ortigosa, freguesia de Monte Real, concelho de Leiria,  em 20 de junho de 2009...  (A partir do V Encontro Nacional, em 2010, e até hoje, os nossos encontros anuais passaram a ser no Palace Hotel Monte Real, ali ao lado, que a freguesia é a mesma, Monte Real).

Não é que colegas de colégio, que não se viam há muito, e para mais vizinhos, vão-se reencontrar mais de 40 anos depois, a 135 km a norte de Cascais ?... 

Falamos do Zé Manel Matos Dinis e do Jorge Rosales... Foi talvez nesse dia, já longínquo, de 20 de junho de 2009, num sábado, tórrido, que terá nascido a Tabanca da Linha... Pois que fique, para memória futura, e como documento para a nossa "pequeno história". este naco de prosa do Zé Dinis... Fomos recuperar este texto, servindo ao mesmo tempo para abrilhantar os festejos  dos 12 anos da Tabanca Grande (**), que é a mãe de todas as tabancas...  Curiosamente temos dificuldade em encontrar uma foto com eles dois juntos, o régulo da Tabanca da Linha, o 'comandante' Jorge Rosales e o seu 'adjunto' ou 'secretário' Zé Manel Matos Dinis... Pode ser qu o fotógrafo oficioso da Tabanca da Linha, o Manuel Resende, descubra uma, nos seus arquivos...

Recorde-se que o José Manuel Matos Dinis foi fur mil at inf, CCAÇ 2679 (Bajocunda, 1970/71). E que o Jorge Rosales Jorge Rosales,  membro da nossa Tabanca Grande, desde junho de 2009, foi alf mil da 1ª CCaç Indígena (Porto Gole1964/66).

E a propósito das tabancas da Tabanca Grande... Afinal, quantas são ? Ninguém sabe, ao certo. No nosso blogue, temos referida a existência de quase duas dezenas, a mais recente das quais a Tabanca do Algarve. Aqui vai uma lista dessas tabancas (umas mais efémeres, outras consolidadas, e outras até de um tabanqueiro só...):


Ainda recentemente surgiu mais uma tabanca, a do Algarve. Em boa hora.. Foi assim saudada pelo nosso editor LG (***):

Bolas, não é sem tempo que a Tabanca Grande se alarga para além do Tejo... e galga as praias algarvias!...  Já podemos, finalmente, acrescentar aos nossos reais títulos o de régulo mor da Tabanca Grande de Portugal e dos Algarves e da Além Mar na Guiné....

Ainda houve, em tempos, um tímido e inconsequente 'ameaço' de Tabanca de Setúbal, logo abortado á nascença... Afinal, o nosso camarada setubalense, candidato a régulo, não quis assumir o cargo (, que está historicamente conotado, é mal visto e pior remunerado,) de régulo... Bolas, 'régulo' cheira a império, ultramar, poligamia, Estado Novo, colonialismo!...

Valha-nos ao menos o José Viegas e o Henrique Matos que vêm dar a cara pela Tabanca do Algarve...Já o Estorninho, há anos, clamava pelo alargamento de fronteiras da Tabanca Grande!...

O nosso querido amigo e camarda Hélder Sousa vem a terreira defender os seus pergaminhos e, em última análsie, a honra da Tabanca de Setúbal (***)

O primeiro pela demora em saudar tal iniciativa. De facto esta 'coisa' das 'Tertúlias' ou 'Tabancas', podendo parecer que se trata de mais uma 'manifestação gastronómica', a verdade é que é algo mais profundo do que isso, é a manifestação prática da vontade de nos juntarmos (a 'manifestação gastronómica' é apenas o pretexto) e assim fazermos não só uma espécie de 'prova de vida' como também se aproveita para falar e relembrar assuntos que nos são comuns.

O segundo tem a ver com as 'explicações' para a (ainda) não desenvolvida 'Tabanca de Setúbal'... É que dá trabalho! É preciso tempo, é preciso disponibilidade para telefonemas, é preciso 'golpe de rins' para resolver as situações de 'última hora' quando os amigos os se 'esquecem' de marcar antecipadamente as suas decisões e/ou então alteram as já tomadas. Sem tempo e disponibilidade tudo se torna muito difícil. Mas a 'coisa' há-de singrar! (...).


Mas outras iniciativas estão em marcha: por exemplo, João Crisóstomo [, foto à direita,], futuro comendador (, que o palácio de Belém nos oiça!), quer organizar a Tabanca da Diáspora, a partir de Nova Iorque e do seu telemóvel.. 

Tem, desde já,  todo o nosso apoio: é preciso juntar os mil e um camaradas da Guiné espalhados pelos quatro cantos do mundo, do Brasil à Austrália, do Canadá à França, da Guiné à Holanda, da Suécia aos EUA, da Alemanha a Angola!...


Jorge Rosales.
Foto de Manuel Resende (2012)
2. Comentário de José Manuel Matos Dinis (*):

Camaradas, (de ambos os géneros, na medida em que já há muitas Senhoras a encostar as caras aos maridos em frente dos monitores).

Como refere o Luis, o blogue é grande!

Vejam só: frequentei um colégio [, os Salesianos,] que um camarada nosso, mais avançado que eu na idade, também
frequentou. Lembro-me dele, de casaco aperaltado e porte elegante.

O seu irmão Zé [ Rosales] era da minha turma. Depois, já eu era rapaz para 18/19 anos, ainda jogámos à bola. Ele era craque, tinha pontificado na mais simpática equipe daquele tempo, a Académica. Eu jogava a ponta, que era um sítio de que ninguém se lembrava. Se a bola passava por mim, chutava para onde estava virado. Se a parava e queria fazer um bonito, tropeçava, atrapalhava-me, e os companheiros tratavam-me do piorio.

O [Jorge] Rosales era um senhor. grande sentido estratégico, grandes aberturas, noção total do campo, era um doutor no E.P [Estoril Praia],  fino e muito respeitado, com um jogo tranquilo, de quem apreciava a bola e evitava pontapeá-la.

Moramos a dois passos, mas nunca mais o vi, julgo eu.

A Ortigosa proporcionou o encontro. Apesar de umas diferençazitas do ponto de vista estético, ficou combinado aparecermos a treino.(*).



Cascaios, Carcavelos> Hotel Riviera > Almoço-convívio da "Magnífica Tabanca da Linha" > 21/1/2016 > .Os manos Rosales, Jorge e José. Foto rara...

Foto (e legenda): © Manuel Resende (2016). Todos os direitos reservados. 

_____________


(**) Último poste da série > 4 de maio de 2016  > Guiné 63/74 - P16049: Na festa dos 12 anos, "manga de tempo", do nosso blogue (8): A bonita e original capelinha de Buruntuma, de estética modernista (José Mota Tavares, ex-alferes mil capelão, CCS/BCAÇ 1856, Nova Lamego, 1965/67)

(***) Vd. poste de 2 de maio de 2016 >  Guiné 63/74 - P16041: Convívios (737): Em 16 de abril útimo realizou-se o 1º encontro de ex-combatentes de Faro, que estiveram no TO da Guiné... Nasceu, finalmente, a tão desejada, e já aqui falada, Tabanca do Algarve, com próximo encontro já marcado para 14/4/2017 (José Viegas, ex-fur mil, Pel Caç Nat 54, Enxalé e Ilha das Galinhas, 1966/68)

Sem comentários: