quinta-feira, 26 de maio de 2016

Guiné 63/74 - P16136: Em busca de... (265): José Moreira, ex-fur mil enf, CCAÇ 1438 (Buba e Quinhamel, 1965/67), volta a fazer um apelo dramático aos seus camaradas tanto açorianos como continentais, "de muita luta e sofrimento" (Armando Gonçalves, professor de história, Torre de Moncorvo)


Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 1438 (Buba e Quinhamel, 1965/67) > Álbum fotográfico do "Manuel da Canada", o 1º cabo  Manuel das Neves, açoriano, no regresso de Cacine, depois de uma operação de seis dias na Mata do Cantanhez. Na mão direita, uma ração de combate (?). E apresenta-se descalço. Em primeiro plano, espingardas G-3 (julgamos tratar-se da versão original com punho e fuste de madeira, usadas ainda em 1965, no TO da Guiné). É o único camarada da CCAÇ 1438, infelizmente já falecido, de que temos fotografia.


Foto: © Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2007). Todos os direitos reservados.




Guião da CCAÇ 1438 / BII 17 (Cortesia do nosso camarada Carlos Coutinho)



1. Mensagem do Armando Gonçalves, o nosso amigo, professor de História da Escola Secundária de Moncorvo dr Ramiro Salgado  (pai do nosso camarada Paulo Salgado),    que está a organizar uma exposição de homenagem aos mortos do seu concelho, na guerra colonial / guerra do ultramar:


Data: 24 de maio de 2016 às 16:28

Assunto: O Blogue e a sua importância

Luís Graça,

Dos contactos que tenho vindo a estabelecer há um senhor, de nome José Moreira, que foi furriel miliciano na Guiné entre 1965/67, que não me pôde ajudar pois não esteve no Funchal como eu julgava (procurava informações sobre António dos Santos Mano) mas sim nos Açores.

Ele encontra-se doente, teve um AVC e gostaria de entrar em contacto com os seus camaradas. Prontifiquei-me a ajudá-lo e falei-lhe do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Fiquei de lhe enviar contacto.

Pertenceu a uma companhia açoriana, a CCAÇ 1438 / BCAÇ 1861. Especialidade: enfermeiro. A sua companhia teve 4 mortos.

Aqui fica o email do José Moreira: zemoreira.scp@gmail.com

Um cordial abraço,

Armando Gonçalves

2. Comentário dos editor LG:

Armando, ficamos mais uma vez em dívida para consigo.

Recebi o seu mail aceitando o nosso convite para passar a integrar, como amigo, a nossa Tabanca Grande.  Como eu lhe expliquei, cerca de 10% dos nossos membros são familiares de camaradas nossos (filhos, viúvas, etc.), ou guineenses, ou "amigos da Guiné", ou estudiosos da guerra colonial... 

E registo com muito apreço a sua  resposta: "Muito me honra o seu convite. Terei todo o gosto em pertencer à Tabanca Grande como amigo de todos vós. Tenho recebido provas de consideração e amizade impressionantes,  muito acima do trabalho realizado. Há um espírito de solidariedade entre os veteranos, muito genuína, admirável. Na medida das minhas capacidades e possibilidades darei o meu contributo."

Armando, você já deu provas suficientes de que será um amigo, digno da Tabanca Grande e de todos nós, ex-combatentes no TO da Guiné, na guerra que nos coube em sorte, e que tirou a vida a alguns filhos de Torre de Moncorvo e a muitos outros transmontanos. Falta-nos uma foto sua, atual, de tipo passe, para formalizar a sua entrada na Tabanca Grande.

Por outro lado, o Armando  acaba de dar outra prova de que é um digno grã-tabanqueiro, ao fazer-nos chegar este apelo de um camarada nosso, que está doente e que anseia muito por encontrar camaradas da sua companhia e do seu batalhão.

Do batalhão é mais fácil, da companhia é mais difícil. De facto, o batalhão era o mesmo, o BCAÇ 1861, a que pertencia a CCAÇ 1439, do fur mil António dos Santos Mano e do alf mil João Crisóstomo. A CCS do BCAÇ 1861 (Buba, 1965/67) tem-se reunido anualmente. A CCAÇ 1439 , madeirense, também, e já  já tem encontro marcado para o próximo ano, em abril de 2017, e tem inclusive uma página no Facebook.

Já da CCAÇ 1438, de maioria açoriana, não temos tido notícias de quaisquer convívios... e a escassas referências que há na Net são do nosso blogue, ou de colaboradores nossos como o Carlos Cordeiro.

Já há dois anos atrás publicámos, aparentemente em vão, um apelo do filho do José Moreira, o Luís Miguel Moreira,  para o  ajudarmos "a realizar um dos sonhos do meu pai, rever ou falar com os seus companheiros de muita luta e sofrimento no ultramar" (*)

Em tempos também publicámos fotos de um camarada do José Moreira, ex-1º cabo Manuel das Neves, o "Manuel da Canada", açoriano da ilha do Pico, que infelizmente já morreu (**).

Pode ser que desta vez tenhamos mais sorte, e que alguém da CCAÇ 1438 nos possa ler e responder. (***).


3. Sobre a CCAÇ 1438(Buba e Quinhamel, 1956/67)

- Formada no BII 17 - Angra do Heroísmo;
- Cmdt: Cap Inf Eugénio Batista Neves;
- Partida: 18AGO65;
- Regresso: 18ABR67;
- Ficou inicialmente colocada em Bissau na dependência do BCAÇ 1857, tendo participado em várias operações;
- Em 15OUT65 foi colocada em Buba como subunidade de intervenção e reserva do BCAÇ 1861;
- Em 06OUT66 assumiu a responsabilidade do subsector de Quinhamel;
- Em 31MAR67 foi rendida e seguiu para Bissau, onde se manteve até ao regresso.

_____________


(...) O meu pai esteve na Guiné entre 1965 e 1967 na Companhia 1438 (Furriel Miliciano José Moreira) em que surgem dois posts no vosso site sobre sendo uma companhia açoriana e está correcto mas faziam parte da mesma muitos continentais da metrópole.

O que me leva a enviar este email é que eu gostava que o meu pai, e visto ter perdido o contacto com praticamente todos os seus companheiros de armas, conseguisse rever ex-companheiros de tropa da Guiné. (...)

Sei que não será fácil [reatar os contactos] pois o grande contingente era dos Açores mas como têm muitos conhecimentos decidi escrever-vos no sentido de me tentarem ajudar a realizar um dos sonhos do meu pai, rever ou falar com os seus companheiros de muita luta e sofrimento no ultramar.

Obrigado. melhores cumprimentos.
Luís Miguel Moreira
luis.miguelscp@gmail.com
(913810322)


(**) Vd. poste de 5 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10482: Álbum fotográfico do ex-1º cabo Manuel das Neves, o "Manuel da Canada", açoriano da ilha do Pico (CCAÇ 1438, 1965/67): Guileje: "Foi aqui que eu rezava todos os dias 3 e 4 terços, o helicóptero é que nos deixava cair a ração de combate, ele não podia parar"


(***) Último poste da série > 22 de abril de 2016 > Guiné 63/74 -. P16002: Em busca de... (264): Memórias e fotos, nomeadamente, precisam-se dos camaradas de Torre de Moncorvo mortos no TO da Guiné, para homenagem que está a ser organizada pelo Agrupamento Escolar dr. Ramiro Salgado: António Augusto Gil, António dos Santos Mano, Francisco António Cordeiro, Luciano Augusto Paula, Manuel Joaquim Fernandes, Serafim Fernandes dos Santos e Victor Paulo Vasconcelos Lourenço (Armando Gonçalves, professor)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros camaradas,
Também no grupo FB "Antigos Combatentes Açorianos" não há qualquer participante da CCaç 1438. É das raras companhias mobilizadas nos Açores em que isto acontece.
Um abraço,
Carlos Cordeiro