domingo, 3 de julho de 2016

Guiné 63/74 - P16263: Blogoterapia (278): A minha casa (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux. Enf.º da CCAÇ 2381)

1. Em mensagem do dia 26 de Junho de 2016 o nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux. Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), enviou-nos este texto.


Por mais que viaje pelo mundo, embalado no sonho que promete elevar-me à felicidade, ou buscando apenas aquilo que mais anseio para minha realização, volto sempre a casa despido e ansioso. É na sua paz e aconchego que consigo encontrar-me de novo. Janela de oportunidades sempre aberta, pela qual se projetam, de mãos dadas, as realidades e as utopias, que são a razão da minha forma de viver. O meu mundo.

Nada melhor que sair de casa por uns tempos. Vaguear pelos vales e montanhas da vida, para apreciar quanto vale o ninho construído com as penas encontradas no caminho, e encasteladas uma a uma, como quem edifica uma fortaleza. Não há chuva nem vento, tão pouco tempestades, que o derrubem.

Instalado na minha casa, dou alimento às folhas verdes que cobrem em abundância o tapete das recordações e nelas me alimento, caminhando sobre elas ao encontro do futuro. Sigo, expectante, os símbolos dos tempos que apontam para percursos de paz e de concórdia entre os homens. Local por excelência para acolher o mundo que me abraça e me seduz, nela celebro as vitórias que a vida me proporciona, e procuro o unguento para aliviar as dores provocadas com os desaires sofridos.

Como que se confunde comigo, cantando alegremente quando sente que estou a trilhar caminhos de felicidade. Acolhe-me de braços abertos nos momentos menos felizes. Sinto o seu silêncio, quando se deixa invadir pelos acontecimentos que me desinstalam da vida, por não conduzirem ao mundo com que sonhei: as guerras e as fomes que avassalam a orbe terrestre; as intempéries e as catástrofes naturais; as ações dos homens ambiciosos e sem escrúpulos que maltratam, das mais variadas formas, esta hospedaria global, que a todos pertence, mas de que alguns se assenhoraram. Minha casa, meu mundo…

José Teixeira
____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de março de 2016 > Guiné 63/74 - P15921: Blogoterapia (277): Velhos são os trapos (Mário Vitorino Gaspar, ex-Fur Mil Art MA da CART 1659)

Sem comentários: