sábado, 9 de julho de 2016

Guiné 63/74 - P16287: Memória dos lugares (340): Café Império, Praça dos Heróis Nacionais, Bissau, em novembro de 2000 (Albano Costa, ex-1.º cabo da CCAÇ 4150, Bigene e Guidaje, 1973/74, o fotógrafo de Guifões, Matosinhos)



Guiné-Bissau > Novembro de 2000 > Praça dos Heróis Nacionais > Café Império

Foto: © Albano Costa (2016). Todos os direitos reservados


1. Mensagem, com data de ontem, do Albano Costa ó, fotógrafo profissional, vivendo em Guifões, Matosinhos:

Olá, Luís Graça:
Aqui estou eu para informar do que tenho sobre o café Império em Bissau, [na Praça dos Heróis Nacionais] (*).

A quando da minha ida em novembro de  de 2000,  a foto que tirei ao café Império é esta, dá para ver que ainda tem uma pequena esplanada, mas nada do que era no nosso tempo. Estava bastante degradada e o café já não era nada igual, eu não cheguei a entrar lá dentro, mas tenho uma vaga ideia que era um café e também virado para pequena mercearia. (**)

Um abraço,
Albano Costa
________________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

6 de julho de 2016 > Guiné 63/74 - P16276: Em busca de... (266): Alferes mil Serra, do Quartel General (Santa Luzia), com quem eu e outros jovens guineenses fizemos amizade e convivemos em 1972/73 no Café Império... Também trabalhei com (e fui amigo de) o Pepito, no DEPA, Contuboel e Caboxanque, entre 1980 e 1991 (Camilo Camussa, consultor independente, Bissau)

4 de julho de 2016 > Guiné 63/74 - P16269: Em busca de... (266): Alferes mil Serra[s], que estava em Bissau em 17/2/1972, era meu amigo, e que me emprestava livros proibidos pela PIDE/DGS... Deu-me uma foto sua e escreveu no verso: "Mesmo que um dia odeies o Tuga, recorda sempre este teu grande amigo e logo te sentirás contente. A paz é feita de cores e a amizade é composta de amor" (Camilo Camussa, 62 anos, agroeconomista, Bissau) 

(**) Último poste da série > 6 de abril de 2016 > Guiné 63/74 - P15943: Memória dos lugares (339): Cuntima, no meu tempo (ex-1º cabo Vitor Silva, CART 3331, "Os Tigres de Cuntima", 1970/72) - Parte II

1 comentário:

Cherno AB disse...

Caros amigos Luis e Albano,

O sitio eh o mesmo, mas as arvores que decoravam o local desapareceram, o café foi ampliado e do lado direito foram construidos dois predios de 5/6 pisos e num deles funcionam os Servicos do Consulado da Espanha na Guine-Bissau.

Um abraco amigo,

Cherno Balde