domingo, 2 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16548: Blogpoesia (472): "Segundo dia de Outubro"; "Me sinto um não pintor que quer escrever" e "Marés vivas", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Segundo dia de Outubro

Nasceu com sol
Este segundo dia de Outubro.
O mês das colheitas
E da abertura das escolas.

Quando a Natureza imponente
Se veste de tons,
Raiados de cores.

Do chão amarelo
Da palha cortada,
Saem as espigas
Para as eiras ao sol.

Das ramadas em pé,
Carregadas de uvas,
Saem os cestos
Que enchem as dornas
E regam de vinho
As canadas das mesas.

O mês da abundância
E da bênção gratuita,
Caída dos céus
Que abastecem de paz
As almas das gentes...

Berlim, 2 de Outubro de 2016
10h11m

jlmg

************

Me sinto um não pintor que quer escrever

Vejo os tons e as cores.
Sei das formas.
Me falta o elo à alma
Que me acenda a luz.

Passam ideias diante de mim.
Vão esbaforidas, em debandada.
Minhas mãos não as alcançam.
E elas se vão.

Mas espero bem.
Chegará a hora.
Serena e clara.
De, como andorinhas,
Voltarem a poisar
No meu beiral.

As receberei feliz.
Cuidarei delas.
Um bom pastor.
Ficarei a vê-las
Em combinações alegres,
Descrevendo ideias,
Com tão lindas formas,
Minhas horas breves
Em que sou senhor...

Berlim, 1 de Outubro de 2016
12h29m

jlmg

************

Marés vivas

A lei do pêndulo
que vai e vem.
Dum lado enche,
Do outro vaza.

Uma ilusão.
O mesmo mar,
A mesma água.

É um baloiço
Que sobe e que desce
Que vem e que vai,
Preso ao chão.

Uma sinfonia intensa,
Braseira de sons,
Quadro de cores,
Bailado de cisnes,
Grinaldas de vento,
Ondas de mar.

Compasso das horas
Que chegam e passam.
Medida da vida
Que nasce e que morre...

Berlim, 29 de Setembro de 2016 10h26m

jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16545: Blogpoesia (471): Promessas de paz (José Teixeira)

Sem comentários: