domingo, 16 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16605: Blogpoesia (475): "Pelo céu cinzento..."; "Flor perfumada..." e "Poisei meus pés em África...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Pelo céu cinzento...

Voam alto pelo céu cinzento,
Três corvos negros, à minha frente.
Vão decididos.
Alheios ao silêncio dormente da cidade.

E eu, aqui, aconchegado,
Debito teclas pretas com letras brancas, indefinidas.

Minhas ideias quentes
Vêm dos ares, saltitam
E as tocam notas
Como as dum piano preto.

Minha pauta se enche e esborda
Numa alegre festança de versos livres.

E, no horizonte azul, cintilam as estrelas
Que, de luz de prata, me iluminam.

Que deliciosa sinfonia!...

ouvindo a sexta sinfonia de Beethoven

Berlim, 16 de Outubro de 2016
9h1m

************

Flor perfumada...

Quem não levanta do chão
Uma linda flor, esquecida?

A tomei na mão.
A levei para casa.
Ajeitei uma jarra
E a guardei para mim.

Seu perfume se espalhou
E inundou minha casa.

Ao cabo de dias, murchou.
Ficou a tristeza.

Voltei a sair pelo mesmo caminho
Decidido a comprar.

Qual não foi meu espanto,
Uma outra flor se encontrava caída,
No mesmo lugar.

Peguei-a.
Voltei para casa.
Arranjei-lhe a jarra.
Pu-la ao sol.
O perfume voltou.
Ficou a brilhar.

Berlim, 15 de Outubro de 2016
19h45m

JLMG

************

Poisei meus pés em África...

Foi há tanto,
Mas bem lembro.
Um Agosto quente. Era rapazote.
O futuro à frente
Que ficou travado.

Parti de Alcântara.
Larguei o Tejo.
Naveguei no mar.
Caravela em ferro.
Levava tanta tropa.
Marinheiro à força.
Cada vez mais longe.

Para lá do trópico.
Entrei no Geba.
Cinzento e largo.
Tempo sombrio.
Dum outro mundo.

Não se via a terra.
Só havia verde.
Apareceu sorrateira.
Aquele chão vermelho.
Num cais distante.

O casario chão.
Uma avenida longa.
A sair do cais.
Uma igreja branca.
Mesmo ali à direita.

O sinaleiro impante,
Num poleiro ao centro.
A limpar desordem.

Que formigueiro escuro.
Mais a tropa branca,
A correr pela rua.
Onde havia cafés,
Em convívio pleno.
Ali era Bissau.

Onde mora a guerra
De que falavam tanto?...

Se não fosse o cheiro,
Nem parecia África!

Berlim, 11 de Outubro de 2016
18h44m
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16581: Blogpoesia (474): "E do uníssono do piano e violino..."; "Semeio para colher..." e "Desço às minhas profundezas...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: