sábado, 21 de janeiro de 2017

Guiné 61/74 - P16975: Agenda cultural (537): "Um mergulho no Muxito", primeiro romance de Jorge Paulino, médico cirurgião; prefácio e apresentação do jornalista Mário Crespo, dia 10 de março de 2017, 6ª feira, às 18h30, no Clube Literário Chiado, Fórum Tivoli, Av Liberdade, 180, Lisboa


"Um mergulho no Muxito", de Jorge Paulino, é editado sob a chancela da Chiado Editora


1. Mensagem do nosso leitor Jorge Paulino, cm data de 7 do corrente


Exmos. Senhores,

Chamo-me Jorge Paulino e sou o autor dum livro (romance) intitulado “Um mergulho no Muxito” cujo lançamento público terá lugar em Lisboa no Clube Literário Chiado, Forum Tivoli, Avenida da Liberdade nº 180, no próximo dia 10 de Março de 2017, sexta-feira, pelas 18.30.

A obra será apresentada pelo Sr. jornalista Mário Crespo, autor do prefácio.

Uma parte da história tem lugar na Guerra Colonial da Guiné pelo que teria imenso prazer em contar com a sua presença no referido evento, caso tenham disponibilidade.

Esperando ter a honra da vossa comparência, envio-vos os melhores cumprimentos, bem como a sinopse da obra e a biografia do autor.

Atentamente,

Jorge Paulino

2. UM MERGULHO NO MUXITO (Romance), de Jorge Paulino (Lisboa, Chiado Editora, 2016)


SINOPSE

Se Joe Polk não tivesse visitado o navio-escola “Sagres” da Marinha Portuguesa, naquela tarde soalheira de 25 de Abril de 2000 no porto de Norfolk, Virginia, E.U.A., nunca teria sido sacudido pelas recordações mais amargas da sua infância atribulada em que presenciou o bárbaro assassinato dos pais. O crime, nunca esclarecido, teve lugar no então Hotel do Muxito, perto de Lisboa, precisamente no dia da inauguração da Ponte que se viria a chamar “25 de Abril”.

Com um novo e intrigante argumento, Joe decide ir em busca do seu passado e das respostas às interrogações que o perseguiram toda a vida, regressando a Portugal 34 anos depois em licença sabática pela prestigiada Universidade de Yale, onde lecciona Arquitectura.

Durante o segundo semestre de 2000 Joe vai “mergulhar” nas suas próprias recordações, tentando saber como tudo se passou e porquê, ajudado por dois amigos portugueses, uma jurista e um agente da Polícia Judiciária.

Nessa corrida contra o tempo, irá encontrar um país muito diferente do que recordava e odiava, com as contradições da sua sociedade e das suas instituições, apercebendo-se de como as circunstâncias da procura o vão modelando e transformando como pessoa.

Os meses passados em Portugal permitir-lhe-ão um estudo da Arquitectura portuguesa, aliado a uma investigação que o vai levar aos meandros das memórias mais traumáticas da guerra colonial e das instituições militares, onde abundam os pormenores sombrios relacionados com a execução dos seus pais.

A par e passo com a sua demanda, Joe irá encontrar a frustração, o desespero e a angústia, mas também a aventura, o erotismo, o amor, e a esperança que julgava perdida.


BIOGRAFIA


Jorge Paulino nasceu em Lisboa a 26 de Abril de 1958.

Cresceu em Setúbal, onde viveu com os pais até completar o liceu.

Aos 18 anos mudou-se para Lisboa para estudar Medicina, licenciando-se em 1982. Em 1983 iniciou a carreira profissional como médico, nos então Hospitais Civis de Lisboa, especializando-se em Cirurgia Geral e, posteriormente, em Transplantação de Órgãos Abdominais, actividade que hoje exerce.

Viveu um ano nos Estados Unidos da América em 1985, onde trabalhou em Investigação Médica na Universidade de Louisville, Kentucky.

Cumpriu o Serviço Militar na Força Aérea Portuguesa nos anos 80.

Doutorou-se em 2015 pela Universidade NOVA de Lisboa em Transplantação Hepática, tornando-se Professor Convidado de Cirurgia na Faculdade de Ciências Médicas.

Sempre se interessou por temas e debates políticos nacionais e internacionais. Considera-se um apreciador de Cinema e de Música, sobretudo Jazz.

Trabalha no Centro Hospitalar de Lisboa Central, no Hospital CUF Descobertas e no Centro Clínico da Fundação Champalimaud.

Vive em Lisboa com a mulher e tem dois filhos.

“Um mergulho no Muxito”, baseado em factos verídicos e ainda por esclarecer, é o seu primeiro romance e também o primeiro livro.

___________

Nota do editor:

Sem comentários: