quarta-feira, 1 de março de 2017

Guiné 61/74 - P17093: Parabéns a você (1217): Vilma Kracun, esposa do nosso camarada da diáspora João Crisóstomo (Nova Iorque): Congratulations, happy birthday / Félicitations, joyeux anniversaire / Čestitke, vse najboljše

Vilma e João

1. Vilma (Kracun, de solteira) no dia do seu casamento com o nosso camarada João Crisóstomo, em Nova Iorque, em 21 de abril de 2013.  


Para ambos, é o segundo casamento. Vilma, de origem eslovena (, nascida na antiga Jugoslávia) vivia em França desde 1979. Profissão; enfermeira. O João, nascido em Portugal, Torres Vedras, vive em Nova Iorque desde 1975, exercendo a profissão de mordomo. Reformou-se há pouco tempo. Conheceu Vilma em Londres no início dos anos 70. O casamento, interreligioso, concelebrado com um rabino judeu e um padre católico, teve na altura o devido destaque na coluna social do New York Times e no LusoAmericano (*).

2. A Vilma, que é a simpatia em pessoa, faz hoje anos. O João Crisóstomo está felicíssimo com esta “prenda do céu” que lhe coube nesta fase da sua vida, agora menos ativa.

Ele tem uma grande ternura pela sua bela Vilma, que veio da Suíça dos Balcãs, a Eslovénia. Os amigos mais chegados dizem que eles foram feitos um para o outro. São um casal cativante, e cultivam, como  ninguém, a amizade... O João gosta de ir à Eslovénia tal como a Vilma gosta do nosso Portugal. Ela está a aprender português e depressa... Daqui a um mês eles cá estarão. 

O João é um dos organizadores do encontro do convívio do pessoal da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) bem como dos Pel Caç Nat 52 e 54 e ainda um Pel Mort 81 que com eles estiveram na Guiné, nos mesmos sítios (regulados do Enxalé e Cuor). 

O evento, já  anunciado por nós, vai realizar-se a 29 de abril de abril, nas Caldas da Rainha… Alguns dos camaradas já conhecem a Vilma.

O João tinha preparado, para hoje, dia de aniversário da "sua Vilma", "algo muito especial “ (...) "até o próprio Embaixador português nas Nações Unidas tinha aceitado o meu convite para aparecer”… mas teve de cancelar a festa por causa das agendas de outros convidados, e em especial de um dos filhos do João, do primeiro casamento.

3.  João e Vilma: todos os dias são bons para celebrar o milagre da vida e a alegria do amor. Mesmo à distância (mas ao alcance de um clique), aqui estamos nós, o pessoal da Tabanca Grande, com destaque para os camaradas e amigos do Oeste, para  mandar à Vilma a aquele xicoração (tem tradução em inglês ?), apertado e fraterno, que ela merece, que vocês merecem...

Como a gente gosta de dizer, em linguagem a tropa, boa continuação, para ti, Vilma, e para o teu João, da viagem pela “picada da vida fora”… O João, seguramente, vai-te ajudar a detetar e neutralizar as “minas e armadilhas” que nos vão pondo pelo caminho… Não só os nossos inimigos mas também alguns amigos da onça… Como diz o provérbio português, que “Deus me proteja dos meus inimigos, que dos meus amigos cuido eu”.

Parabéns, feliz aniversário / Congratulations, happy birthday /  Félicitations,  joyeux anniversaire / Čestitke, vse najboljše. (**)
___________

Sem comentários: