terça-feira, 18 de abril de 2017

Guiné 61/74 - P17254: Blogpoesia (506): "Mata da paz..."; "Deus é brincalhão..." e "De nada serve me armar até aos dentes", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Escola Prática de Infantaria de Mafra
Com a devida vénia a Unidades do Exército Português


1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Mata da paz…

Quando assomo à janela,
No abrir da alvorada,
É tamanha a paz.
Sereno o ar.
Nada bole.
Mata extensa e verde.
Cercada dum muro alto em pedra.
Onde dorme a caça
E a soldadesca infante
Aprende a arte de bem matar,
Só em defesa própria.
Ali dei, há dezenas de anos,
Era um jovem,
Os mesmos primeiros passos,
Rumo ao ultramar em chama.
Quis o destino eu fosse e voltasse bem.
Aqui estou, como vizinho,
Saboreando esta paz serena
Que a mata grande,
Agora me dá…

Ouvindo Lizt, concerto nº 2 para piano
Mafra, 10 de Abril de 2017
8h7m
Jlmg

************

Deus é brincalhão...

Sempre pronto e bem disposto.
Alinha na brincadeira, sem maldade.
O primeiro a rir.
Não regateia.
Gosta de nos fazer rir.
Préga partidas sem magoar.
Ao esconde-esconde.
Aparece logo se o chamar.
Um companheirão sem horas.
Nunca nos deixa ficar mal.
Compreensivo dos nossos erros.
Faz de conta sem se deixar levar.
Por isso, sem medo, eu brinco...
Sem abusar.

Bar "Castelão" 10 de Abril de 2017
10h7m
Jlmg

************

De nada serve me armar até aos dentes…

Se sou de barro,
Minh’alma é sopro
Que o vento, mesmo leve,
Desfaz em vento.

Que podem minhas forças
Se é a terra que mas dá
E, mesmo assim, só com meu labor.

Não quis a Natureza, em sua sabedoria,
Que tivéssemos asas para voar.
Bem ela sabia que,
Vaidoso como é,
O homem, para si,
Quereria conquistar o céu.

Seria o fim.

Por isso o fez rentinho ao chão
E nele, lento e passo a passo,
Caminhar…

Ouvindo o melhor de Pachelbel
Bar “Castelão” 17 de Abril de 2017
9h42m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de abril de 2017 > Guiné 61/74 - P17251: Blogpoesia (505): "Não Sei Quantas Almas Tenho", por Fernando Jesus Sousa (DFA), ex-1.º Cabo da CCAÇ 6

Sem comentários: