quinta-feira, 15 de junho de 2017

Guiné 61/74 - P17475: Efemérides (258): O 10 de Junho no Porto e em Leça da Palmeira (Carlos Vinhal / Núcleo de Matosinhos da LC)

Leça da Palmeira, 10 de Junho de 2017
Homenagem aos leceiros caídos em campanha


Dado que este ano as comemorações oficiais do Dia de Portugal, presididas pelo Sr. Presidente da República, decorreram no Largo do Molhe, no Porto, as nossas cerimónias realizaram-se em duas fases. 

Pelas 11h00, no Porto, realizou-se um desfile militar ao longo das avenidas do Brasil e de Montevideu em que participaram 100 Combatentes de várias associações de combatentes, onde se incluíram 30 sócios do nosso Núcleo. 

Posteriormente, em Leça da Palmeira, pelas 12H45, foi dada continuidade à comemoração deste dia no cemitério local - Talhão Militar da Liga. 
Promovida pelo Núcleo, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, cumpriu-se mais uma vez uma tradição de há muitos anos perante algumas dezenas de sócios, combatentes e famílias. 

Depois de posicionados o Guião do Núcleo, pelo Vogal da Direção, José Trindade, e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes enquadrada pelo Vogal da Direção José Neto, iniciou-se a cerimónia com a chamada dos nomes dos combatentes leceiros mortos na Guerra do Ultramar, pelo 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo, Carlos Vinhal. 
Seguidamente, procedeu-se à deposição de duas coroas de flores no Talhão, uma pelo Presidente da União de Freguesias, Dr. Pedro Sousa, e a outra pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo, Ribeiro Agostinho e pelo Presidente da Direção, Tenente Coronel Armando Costa. 
A cerimónia prosseguiu com um minuto de silêncio de Homenagem aos Mortos, seguindo-se uma evocação religiosa pelo Diácono Manuel Gonçalves e as alocuções alusivas ao ato pelo Presidente do Núcleo e pelo Presidente da União de Freguesias. 
As palavras ditas realçaram a importância de homenagear a memória de todos aqueles que, ao longo da nossa História, tombaram no campo da honra, nomeadamente na Guerra do Ultramar. 
Para terminar, todos os participantes cantaram o Hino da Liga dos Combatentes.


Porto, 10JUN2017 - Recepção ao senhor Presidente da Répública

Porto, 10JUN2017 - No momento da homenagem aos mortos

Porto, 10JUN2017 - Tenda/abrigo para os antigos Combatentes

Porto, 10 JUN2017 - Os antigos Combatentes do Núcleo de Matosinhos da LC com o senhor TGen Chito Rodrigues


Porto, 10JUN2017 - Cerca de uma centena de antigos Combatentes em desfile nas avenidas Brasil e Montevideu.

Após desfilarem, os antigos Combatentes na sua bancada assistindo ao resto do desfile.

Porto, 10JUN2017 - Findas as cerimónias, o Presidente da República cumprimentou os antigos Combatentes

Leça da Palmeira, 10JUN2017 - Cemitério n.º 1 - Deposição de coroas de flores no Talhão da LC

Leça da Palmeira, 10JUN2017 - Evocação religiosa pelo Diácono Manuel Gonçalves

Leça da Palmeira, 10JUN2017 - O TCor Armando Costa durante a sua alocução

Leça da Palmeira, 10JUN2017 - O Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Dr. Pedro Sousa, no uso da palavra.

Leça da Palmeira, 10JUN2017 - Os presentes entoam o Hino da Liga dos Combatentes

Texto e selecção de fotos: Núcleo de Matosinhos da LC
Fixação do texto, edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de junho de 2017 > Guiné 61/74 - P17458: Efemérides (257): A propósito do 10 de Junho, ainda os estranhos e excelentes portugueses no mundo... "Goa, um adeus no entardecer dos dias / e uma lágrima para sempre" (Poema e fotos de António Graça de Abreu)

3 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Há Núcleos que se distinguem pela forma como participam ou organizam os seus próprios eventos.
Um deles é Matosinhos.

Parabéns.

Carlos Vinhal disse...

Obrigado Zé Martins. Um comentário teu é um incentivo.
Quanto à romagem a Leça da Palmeira, já existia antes de se ter formado o Núcleo de Matosinhos da LC.
Abraço
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Gostei de ver estas fotos e apreciei o simbolismo da vossa participação. Mais devem ser incentivados a participar no Dia de Portugal e em tudo aquilo que dê visibilidade aos Combatentes da Guerra do Ultramar. A união faz a força, lá diz o ditado.
Abraço transatlântico.
José Câmara